terça-feira, 23 de março de 2010

O triste fim do guerreiro

Por Diego Silva

Hoje, eu venho falar um pouco sobre o fim da grande história do trem toshiba. Adquirido em 1957 pela então Estrada de Ferro Sorocabana, os trens foram construídos pelo consórcio Toshiba-Kawasaki-Nippon-Kinki, no Japão. Chegaram ao Brasil com grande status, recebidos pelo governador da época e os diretores da EF Sorocabana. Nos trechos desde então, foram repassados para a FEPASA (Ferrovias Paulista SA), onde tiveram o ínicio de sua decadência. Usuários não souberam como tratar o ´´jotinha``, e fizeram desse trem uma verdadeira tralha sobre trilhos.
 A Mafersa ainda recuperou algumas composições em meados dos anos 1980, mas foi o suficiente para eles aguentarem a surra até os dias atuais. Em 1996, a CPTM assumiu o controle desses, que tenderam a cair na eterna desgraça. Inicialmente, faziam o trecho Jurubatuba-Varginha, na zona sul, onde atualmente corre a linha 9. Mais tarde, foram deslocados para a extensão da linha 8, ligando Itapevi a Amador Bueno. Muitas histórias cercam esse trem, e a população local reagiu quando esse foi recolhido do trecho por motivos desconhecidos. Num retorno triunfal, o já senhor japonês foi lutando conforme podia, num esforço sem igual. Em outubro de 2009, surgiu a notícia da venda desses trens para a CBTU de Salvador (BA). Uma verdadeira legião de fãs e ferroviários se deslocou para a extensão da linha 8 da CPTM, e o que se viu foi uma verdadeira homenagem para o trem série 4800, conhecido simplesmente como ´´toshiba``. A notícia acabou sendo um boato, porque eles continuaram suas atividades no trecho.
Mas a CPTM, nesses dias atuais, assinou uma PPP (Parceria público-privada) para a linha 8, e o outrora boato virou uma notícia verdadeira. Chegou ao fim o martírio dos trens toshiba em SP, depois de 53 anos de serviços ininterruptos... Todos passarão por reformas, e voltarão aos trilhos, agora em Salvador. Fica a lembrança daquele que foi o marco de uma época de ouro da ferrovia, e a saudade de um dos trens mais interessantes vistos aqui em SP. Dedico esse artigo para o meu amigo Derick, franco admirador do trem toshiba, que está realmente muito triste com a partida de seus três filhos para Salvador, mas tranquilo por saber que mesmo longe, eles estarão nos trilhos, continuando a sua saga por nossas ferrovias. Um abraço a todos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores