terça-feira, 20 de abril de 2010

Expresso Turístico da CPTM completa um ano e registra mais de 12 mil passageiros

Por Diego Silva

O Expresso Turístico, trem de passageiros da CPTM que funciona aos finais de semana completou seu primeiro ano no último dia 18. A composição completou seu primeiro ano de serviços com a marca de mais de 12 mil passageiros em suas 75 viagens realizadas até agora. A viagem mais procurada foi a Luz-Jundiaí-Luz, que conta com frequencia semanal (aos sábados). A outra opção, Luz-Mogi das Cruzes-Luz, que é quinzenal, contou com 2.800 passsageiros, diante de 9.400 viajantes no percurso de Jundiaí. No mês de julho, a CPTM pretende lançar a terceira rota: Paranapiacaba. A vila histórica já vem na pauta do Expresso há meses, e faltam detalhes básicos para a primeira viagem do trem até a vila.

O trem
As viagens acontecem em um trem de aço inox, construídos no Brasil na década de 1950. Os dois carros foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) à CPTM, que reformou os carros em sua oficina na Lapa. Os dois carros são tracionados pelas locomotivas ALCO RS3 #6001 e #6004, que pertencem à CPTM e são canadenses. Quando não estão à serviço do expresso turístico, as locomotivas prestam serviços de manutenção à empresa, como reboque de vagões ou de trens avariados.

O projeto foi desenvolvido pela STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos), por intermédio da CPTM, em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, apoio da ABPF, do IPHAN e das prefeituras de Jundiaí e Mogi das Cruzes.
Para obter informações sobre as viagens, valores, horários e dias disponíveis, acesse o site da CPTM (www.cptm.sp.gov.br/expressoturistico). No site, os viajantes poderão contar um pouco da viagem, compartilhando fotos e interagindo no Diário de Bordo.

2 comentários:

  1. Oieee...visitei!!

    bjoO fuiiii

    (Rafaela)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita! Apareça sempre! Abraços ferroviários!

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores