terça-feira, 27 de abril de 2010

O fim dos Toshibas em São Paulo: Boato ou Verdade???


Por Diego Silva

Saudações, seguidores! Um novo post sobre o trem da Toshiba se viu necessário de ser feito, devido a uma notícia que chegou para mim esses dias. Novamente alguém me informou que o trem encerrará suas atividades aqui em SP. Em outubro, fiz uma tour especial para Amador Bueno, porque vazou a notícia de que naquele dia seria a última chance para se andar em tais trens. Deu no que deu, e eles continuaram em atividade. Recentemente, a notícia veio à tona de novo, e não pude comparecer em Itapevi para presenciar a composição. Meu amigo Derick esteve no local, e coincidentemente encontrou as três composições na estação de Itapevi, ou seja, a notícia era verdadeira. Mas outra vez, foi um boato, porque eles continuam em atividade.
Novamente surgiu a notícia do fim da longa história deles em SP, mas não posso confirmar aqui se dessa vez é verdade, ou se é apenas mais um alarme falso. No mês passado, o então governador José Serra assinou uma PPP (Parceria Público-Privada) para a linha 8-Diamante, que compreende o trecho Júlio Prestes-Amador Bueno. Nessa PPP estão incluídas a compra de 36 novos trens, manutenção dos mesmos por 20 anos e troca de sinalização. A PPP foi vencida pela espanhola CAF, que recentemente entregou os dois primeiros novos trens da CPTM (série 7000) e o novo trem do Metrô (Frota H). Se o programa Expansão SP está com obras atrasadas, isso é outro assunto, mas pode ser que com essa PPP, a linha 8, além de ganhar nova frota, tenha mudanças brutais, uma vez que a estação de Itapevi já passa por obras de modernização desde outubro de 2009. Não fugindo muito disso, a notícia sobre o fim dos toshibas pode ser verdade dessa vez justamente por conta da PPP.
Lembrando que os toshibas são de bitola métrica, e a ideia da CPTM é unificar toda a malha em bitola larga (1,60m). Entrei em contato com algumas pessoas, e em breve trarei novidades sobre o toshiba, sobre sua continuidade ou sobre o seu fim nos trechos paulistas. Abraços Ferroviários e até a próxima!

5 comentários:

  1. Não Acreditava no fim dos Toshiba, mas depois de me falarem que a linha amador bueno- itapevi estaria em reforma na linha para aumentar a bitola ou coisa parecida fico me perguntando se nao vao retirar os toshiba da linha e no lugar colocar os fepasão(ja que ate o final do ano que vem vao renovar a frota da linha 8)e os fepasoes ainda nao tem, destino deixo esta duvida pra vc.

    ResponderExcluir
  2. Caro Wesley, agradeço o seu comentário. A extensão da linha 8-Diamante passa por reformas justamente para adaptação de bitola, como você citou no seu comentário. Com isso, torna-se inútil a manutenção dos trens toshiba no trecho, uma vez que eles são de bitola métrica. Com o programa Expansão SP, a ideia seria unificar as bitolas que hoje se encontram diferentes (a extensão é o único caso). Não é de hoje que também ouço falar sobre a descida do trem série 5000 ´fepasão` até Amador Bueno, então, podemos esperar, porque é algo que provavelmente irá acontecer. E não será surpresa se encontrarmos junto deles alguns novos trens da CAF, que recentemente ganhou uma licitação de reforma e entrega de 36 novas composições para a linha aqui tratada. Sobre a frota de 5000, por enquanto, continuarão nos trechos. Surge a expectativa de vê-los circulando com 8 carros (padrão CPTM), mas ainda não vimos nada. Fala-se muito na substituição dessa frota, mas é algo de longo prazo. Agradeço a visita, e volte sempre! Abraços Ferroviários

    ResponderExcluir
  3. Vocês poderiam vender esse trem para super via para a rota Saracuruna Vila Inhomirim que também é bitola métrica para não ter que utilizar locomotiva a dizel elétrica que faz muito barulho

    ResponderExcluir
  4. e usar a dizel que pucha os vagões para reboca as Toshibas caso um dia elas quebrem

    ResponderExcluir
  5. Matheus, os trens da série 4800 não podem sair de São Paulo, por questões de patrimônio público. Pode ser que tenham algum destino, mas será um processo bastante delicado e burocrático.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores