quinta-feira, 6 de maio de 2010

Chega ao fim a era Toshiba em São Paulo


Por: Diego Silva

Saudações seguidores! Depois de um tempinho sumido, estou de volta trazendo uma notícia triste para vocês: o toshibinha se foi... Muitos rumores sobre o seu fim se fizeram de uns tempos para cá, e vários boatos correram entre os ferroviários sobre sua data de encerramento das atividades. Como vocês sabem, em outubro, chegou até mim a notícia de que eles estavam fazendo suas últimas viagens. Mas a CPTM desmentiu a história, mantendo os trens em circulação. Recentemente, alguém me mandou uma mensagem avisando sobre uma nova tentativa de parar os trens. E novamente fui confirmar junto a CPTM, que deu parecer positivo sobre a notícia. Mais que depressa, organizei uma expedição de emergência para Amador Bueno (algo decidido em dois dias), junto com três amigos, para a despedida de um dos marcos da ferrovia paulista. O clima em Amaduor Bueno não era dos melhores, uma vez que cidadãos locais nos olhavam com certa curiosidade, mostrando certo interesse em nos fazer algo. Mantemos certa cautela com as câmeras, mas não deixamos de realizar nosso costumeiro trabalho de fotografia. Feito o possível, nos despedimos da estação de Amador Bueno, deixando para trás uma longa história de incontáveis anos, onde o trem 4800 circulou, levando famílias e gerações que cresceram vendo o famoso trenzinho estacionado na estação.


A CPTM deu por encerrada a operação comercial do trecho Itapevi-Amador Bueno, para sua total modernização. Nesse trabalho, inclui-se obras de reconstrução das estações de Amador Bueno e Santa Rita (necessitamos saber se além dessas, alguma outra estação será modernizada), readaptação de bitola (da atual bitola métrica, para o sistema padrão da CPTM, de 1,60m), e aquisição de 36 novos trens, para reforço de frota. As obras tem previsão de terminarem em 01/11/2011, ocorrendo então, uma intervenção de 18 meses sem atividade de trens no trecho. O transporte de usuários está acontecendo no sistema PAESE, com ônibus gratuitos que levam os usuários da estação Itapevi à Amador Bueno, parando nas demais estações. Vamos esperar ansiosos pelas obras, e em 01/11/11, estaremos presentes na reinauguração do trecho.
Sobre os trens 4800, lamentamos perder um membro de uma frota tão rica como a da CPTM, mas foi algo necessário de se fazer. O nosso muito obrigado à você, guerreiro trem, pelos 53 anos de serviços prestados em SP. Até o próximo post! Abraços Ferroviários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores