terça-feira, 11 de maio de 2010

Transporte de Cargas em Malha de Passageiros: Ferroanel é a solução?



Seguidores, é muito comum durante alguns horários específicos pararmos nossas viagens de trem por conta de locomotivas que estão à nossa frente. Muitos usuários se irritam com o fato de ter que esperar alguns minutos enquanto a locomotiva e seus incontáveis vagões estão manobrando, e pensando nisso, surgiu a questão-tema desse post. O governo do estado sugeriu há algum tempo a construção do Ferroanel, um projeto similar ao Rodoanel, que seria construído exclusivamente para cargas. Sabe-se que esse projeto ainda não saiu do papel, e não se imagina o quanto poderá demorar para ser construído, nem por onde nem quando. Construir uma ferrovia depende muito mais do que a boa vontade dos governantes. Poucos sabem que depende de uma aprovação da Assembleia Legislativa, de uma licença ambiental, de um alvará de construção, desapropriações nos locais de construção, preparação do terreno, compra de materiais, licitação de empresa construtora (pode levar ainda mais tempo...), e mais outros fatores, o que torna o projeto muito lento. Mas a ideia em si não é de todo mal, uma vez que o planejamento da CPTM, de reduzir os seus intervalos para no mínimo 3 minutos, dependerá exclusivamente desse projeto. Para aqueles que desconhecem, a CPTM não permite a passagem de trens cargueiros das 04h ás 09h (horário de pico da manhã), e das 18h às 20h (pico da noite). Das 00h às 04h, o movimento nos trilhos é exclusivo das locomotivas, uma vez que é o único tempo livre de circulação entre elas. Com o Ferroanel, cada qual terá o seu espaço demarcado, tornando a logística muito melhor distribuída. Trata-se de algo inovador, já que o país conta com poucos quilômetros de ferrovia, em vista de outros países menores que o Brasil. Outro fator determinante seria a melhor condição das vias permanentes da CPTM, que não receberiam mais as pesadas locomotivas das empresas concessionárias de cargas MRS e ALL. O Ferroanel poderá ser a solução, mas em quanto tempo? E depois de pronto, realmente estaremos livres dos trens de carga? É esperar para ver... Até o próximo post! Abraços Ferroviários.

2 comentários:

  1. http://i241.photobucket.com/albums/ff307/souzadfs2000/06-05-10_083237.jpg

    esta loco tb atrapalhou mt em carapicuiba via 3 sentido itapevi
    dia do acidente 06/05

    ResponderExcluir
  2. Normalmente, as locomotivas em trechos particulares somente atrapalham a circulação dos trens de passageiros. A ideia do Ferroanel não é de todo mal, mas é um projeto a ser executado o mais rápido possível. O modal ferroviário está esquecido há muito tempo, e os erros do passado continuam sendo cometidos.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores