sábado, 29 de maio de 2010

Visions Tour: Uma tour para conhecer a Linha 4 - Amarela



Saudações, seguidores! Como prometido, fui conhecer a Linha 4 - Amarela. Se fez uma grande expectativa acerca do nos esperava, e às vésperas, eu me encontrava bastante ansioso, já que iria conhecer um metrô sem condutores. O dia começou ainda na faculdade, quando terminou a aula, e parti direto para a estação Palmeiras-Barra Funda (Linha 3 - Vermelha). Junto comigo, meu colega Adriano. Enfim, não vou contar a viagem passo a passo, até porque isso ficaria tedioso. Desembarquei na estação Consolação (Linha 2 - Verde), uma vez que o Adriano foi para casa devido a compromissos, e estava acompanhado do meu amigo Fábio. Descemos as rampas da estação, que nos levaram até a estação Paulista (Linha 4 - Amarela). Notou-se que é uma estãção bem funda, semelhante a estação Alto do Ipiranga (Linha 2 - Verde). Ao chegar no mezanino da plataforma, a composição #401 estava de partida, e esse foi meu primeiro contato com o trem. Desci para a plataforma juntamente com o Fabio, e o que se viu foi uma estação bastante semelhante com a estação Sacomã (Linha 2 - Verde).



as diferenças maiores foram as cores, e os logotipos da Via Quatro, que nem de longe lembrar o logo do Metrô. Pois bem, em questão de minutos, chegou a composição #405, que estava na outra via. Pude ouvir os sons do trem, até então desconhecidos. O que mais chamou a atenção foi o som do ar condicionado, que se equipara ao trem Série 2000 da CPTM (Linha 11 - Coral). Com pouco, o #405 saiu, e lá vem de volta o #401. É chegada a hora de conhecer o trem da Rotem, a mais nova tecnologia recém desembarcada em São Paulo.



Alguns pontos devem ser expostos: a partida do trem não é das mais fortes, e o motor já apresenta certo desgaste (também, foram meses de testes...). Mais se parece que tem defeito na arrancada, mas nada que assuste. O freio também é bastante forte, o que causa certo desconforto aos passageiros que viajam em pé. Mas tudo isso, obviamente lembrando, ocorre porque o trem ainda faz testes no trecho. Ainda existe muita coisa a ser regularizada. Mas numa visão geral, é bastante interessante.
Seguindo a viagem, conheci o gangway (salão único) do trem, e pude passar entre os seis carros sem maiores problemas. O interessante é ver o trem fazendo uma curva, onde se percebe todo o trem, de ponta a ponta, em perfeita sincronia. Em 3 minutos e meio, chegamos ao ponto final: estação Faria Lima.



Não muito diferente da Estação Paulista, conta com as mesmas portas de plataforma, existentes também em Sacomã. Fui ao mezanino conhecer o espaço físico da estação, e nota-se bastante espaço. Pela construção, espera-se uma grande demanda para aquela estação, já que o mezanino conta com um grande espaço, não visto em outras estações do Metrô. Outro fator determinante são os bloqueios de vidro, que substituem as antigas ´´catracas``, trazendo mais tecnologia no embarque dos passageiros.



Numa visão geral, apesar de ter somente duas estações em funcionamento e outras duas em fase de construção (Oscar Freire e Fradique Coutinho), já nota-se que será uma linha de grande importância para o sistema metropolitano de transportes. A linha, em sua total funcionalidade, abrigará 16 composições, estendendo seus trechos até a Estação Luz, no centro da cidade, se integrando com a linha 1 - Azul do Metrô, e as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM. No sentido contrário, irá até Vila Sônia, na zona sul. Foi uma experiência bastante construtiva, já que nunca imaginei estar em um trem automático, sem operador de vigilância. É algo realmente interessante, e recomendo a todos que puderem visitar. Lembrando que a linha encontra-se em operação assistida, e não é permitida a integração de volta (Linha 4 para Linha 2). Quem quiser visitar, deverá sair da estação Paulista, virar a esquina da rua Consolação, entrar na Avenida Paulista e entrar novamente na Estação Consolação. Até o próximo post! Abraços ferroviários!

2 comentários:

  1. Post legal
    Posso copiar essa fotos pro meu blog?
    http://cristalferroviario.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Pode copiar as fotos sem problemas, desde que fiquem os créditos. Agradeço a visita!

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores