quarta-feira, 9 de junho de 2010

CPTM Instala detectores de metal nas estações



Saudações seguidores! Na semana passada, alguns usuários se surpreenderam com uma novidade da CPTM em algumas estações. Trata-se de detectores de metal, implantados para reduzir os índices de violência, e inibir potenciais criminosos que queiram adentrar os limites da companhia armados. Inicialmente, os detectores estarão instalados nas estações Luz (Linha 7-Rubi, Linha 10-Turquesa e Linha 11-Coral), Barueri (Linha 8- Diamante), Santo Amaro (Linha 9-Esmeralda), Mauá (Linha 10-Turquesa), Mogi das Cruzes (Linha 11-Coral) e Brás (Linha 10-Turquesa, Linha 11-Coral e Linha 12-Safira). Alguns usuários comentaram que trata-se de mais uma bobagem da CPTM, mas analisando por outro lado, é uma inovação, já que eventuais criminosos serão barrados na porta da estação. Algumas pessoas podem se incomodar com o fato da revista, mas será necessário compreenderem que isso é feito unicamente pensando na segurança dos mesmos, tornando a viagem mais segura e confortável.


Outra novidade é o Segway (Equipamento Individual de Mobilidade), um veículo que irá auxiliar na mobilidade dos Agentes de Segurança Operacional. A CPTM adquiriu 8 veículos, que serão utilizados em sistema de rodízio, nas estações de maior movimento da companhia (como as estações Luz, Brás, Palmeiras-Barra Funda). Com esse veículo, o campo de visão do Agente aumenta em cinco vezes, tornando o ambiente mais seguro e mais bem vigiado. Em casos de ocorrência, o agente consegue chegar muito mais rápido ao local, graças a esse equipamento. É a CPTM trabalhando cada vez mais para tornar o sistema de transporte sobre trilhos em padrão internacional!
Abraços ferroviários e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Prezado Diego, bom dia! Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei (artigo 5, inciso II do CF). O detector de metais não visa segurança, muito pelo contrário, visa constrangimento e os torna obrigação (ato de fazer) aos usuários. É um direito do cidadão e um dever do estado, muito pelo contrário como faz a cptm, obriga-os, como se a cptm estivesse acima da lei e dos direitos do cidadão. Restringir alguém pelo uso dos seus direitos é crime, tirar ou privar da liberdade de escolha ou de ir e vir é crime, constranger, ameaçar, agredir, torturar, etc é crime e só a cptm não vê ou finge que não vê (agentes e seguranças contra pessoas no interior das estações. Não é admissivem a atitude e vou lutar contra essa proibição no ministério público, vou denunciar o abuso, e espero que a cptm invista na segurança sem restringir a liberdade de cada usuário. Problema com bandidos e infratores é a parte, nós cidadão de bem não temos nada a ver com isso.
    abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo, entendo seu ponto de vista, mas eu vejo essa questão como um meio de preservar a segurança dos usuários. A CPTM implantou esses detectores em locais estratégicos, e eles não estão todos os dias lá, apenas em dias de grande movimento, como dias de shows, jogos de futebol ou de eventos que atraem muitas pessoas. Nos primeiros dias de utilização desse equipamento, dois usuários foram descobertos armados, um com uma faca e outro com um revólver calibre 38, tentando adentrar na estação Brás. Ou seja, entendo que é constrangedor, que é incômodo, mas é pela segurança de todos. Agora, eu penso o seguinte: se algo tão comum como passar pelo detector de metal incomoda um usuário, é óbvio que ele pode optar por não utilizar. Mas se ele se recusar, é porque está com algum objeto perigoso em seu poder, concorda? A CPTM vem trabalhando firme nesses 18 anos para aplicar um sistema de transporte seguro e confortável para seus usuários, e acredito que atitudes como essas são bem vistar por grande parte dos usuários. Agradeço sua participação, e seja bem-vindo sempre ao blog! Abraços

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores