domingo, 4 de julho de 2010

Expansão SP não será concluído dentro do prazo estipulado pelo Governo de SP.



Saudações seguidores! Tenho acompanhado certa insatisfação de algumas pessoas com o programa Expansão SP, do governo do estado. Venho aqui hoje, numa série de 3 Matérias, apresentar para vocês o que foi feito, e o que aconteceu com as obras que não foram entregues dentro do prazo estipulado pelo governo. Hoje, começaremos com a CPTM, que foi uma das mais beneficiadas nesse programa de modernização dos transportes.

EXPANSÃO SP
O Plano foi criado para revolucionar os transportes de SP, com intuito de modernizar as frotas e estações (falamos aqui somente dos trens e do metrô, mas o projeto também abrange a EMTU). O Plano em si considerava a construção de 28 estações, aquisição de 107 novos trens e reforma de 34 trens da frota da CPTM, e algumas unidades do Metrô. Algumas etapas foram, de fato, cumpridas. Mas de acordo com o que foi prometido, o plano inteiro deveria estar concluído até o final desse ano, o que não foi feito, já que muitas obras sequer começaram, e outras estão muito atrasadas.

O QUE A CPTM GANHOU COM ISSO
A CPTM foi muito beneficiada com o programa, uma vez que teve vários trens reformados, além de ganhar até o momento, 4 novas composições de última geração. Com isso, algumas estações foram reformadas, e outras reconstruídas. Um erro do Governo foi anunciar a construção das estações de Socorro e Jurubatuba (Linha 9 - Esmeralda) e incluir as duas no programa, visto que elas foram construídas em 2000, portanto, na administração de Geraldo Alckimin.

34º Trem Reformado da CPTM pelo Expansão SP


1º Novo trem da CPTM


Estação Grajaú (Linha 9 - Esmeralda), uma das últimas entregues para a CPTM.

Em tese, a CPTM ganhou:
08 Novos trens da Alstom (Série 2070, da Linha 9 - Esmeralda);
04 Novos trens da CAF (Série 7000, das linhas 7-Rubi, 11-Coral e 12-Safira);
05 Novas passarelas;
Isolamento total das vias, com construção de muros e grades;
34 Trens reformados (das séries 1100, 1400, 1600, 1700, 2000, 4400, 5000 e 5500);
05 Novas estações (Jardim Romano, Jardim Helena-Vila Mara na Linha 12 e Autódromo, Primavera-Interlagos e Grajaú na Linha 9)
02 Estações reconstruídas (Itaim Paulista e Comendador Ermelino, na Linha 12)


Nova estação Comendador Ermelino, na Linha 12-Safira. (estação reconstruída)

O QUE AINDA DEVE VIR ESSE ANO
- Nova estação Tamanduateí (Linha 10), integrada com o metrô (Linha 2);
- 16 Novos trens para a Linha 12 Safira (a serem entregues pela CAF);
- 20 Novos trens para a Linha 7 Rubi (a serem entregues pela CAF);
- 09 Novos trens para a Linha 11 Coral (a serem licitados);
- 12 Novos trens para a Linha 8 Diamante (a serem entregues pela CAF);


Canteiro de obras da nova estação Tamanduateí, da Linha 10-Turquesa, que terá integração gratuita com a Linha 2-Verde do Metrô.

O QUE NÃO VIRÁ MAIS NESSE ANO:
- Nova estação Vila Aurora, da Linha 7-Rubi; (obras paralisadas desde o mês de junho. Já foi realizado a colocação de novos trilhos e dormentes, bem como a abertura de espaço, nada além disso.)
- Nova estação Penha, da Linha 12-Safira; (sequer saiu do papel, não passa de um projeto, sem data a ser entregue)
- Linha 13 - Jade (Brás - Zezinho Magalhães) ´´Trem de Guarulhos`` (depende muito da evolução da linha 14, já que utilizarão o mesmo trajeto);
- Linha 14 - Ônix (Luz - Aeroporto de Guarulhos) (a licença ambiental já foi aprovada, e aguarda licitação);
- Reforma de 12 trens da Linha 8-Diamante (Série 5000) (foi licitada uma PPP, e a CAF ganhou essa licitação, e deve começar as reformas em 2011, bem como a entrega dos 24 novos trens para reforçar a frota).


Projeto da estação Vila Aurora, Linha 7-Rubi.

Numa análise final, a CPTM ganhou grandes obras e novos trens nessa história toda. Se o programa tiver continuidade, a empresa terá muitas novidades para apresentar em breve, o que tornará a sua imagem ainda mais consolidada. Há muito a se fazer, porém, se tudo andar bem, as obras sairão até 2012. Amanhã, trarei para vocês a análise do Metrô. O que o Expansão resultou para o Metrô, novas estações e novos trens. Abraços ferroviários!

10 comentários:

  1. Opa! Tem erros aí! (Se estou certo...)
    - Alstom entregou 12 TUE's de 4 carros cada, em breve, convertidos a composições de 8;
    - PPP da linha 8: a CAF achou melhor colocar uma frota nova de 36 composições de 8 carros;
    - Em opção de frota, a 12 receberá 20 trens;todo trem que pode vir a ser emprestado sairá da linha 7;
    - CAF entrega (conforme cronograma) também 8 composições de 8 carros a linha 9;
    - Os 9 trens da Linha 11 serão entregues a partir do 2o semestre de 2011(esse ano nem pensar, nem faz muito tempo a Alstom venceu a licitação);
    - Os trens da linha 7 não receberam nenhuma reforma de significância(no máximo, uma revisão geral, mas, nada licitado para troca e modernização de componentes e motorização)PS:Trens c/ adesivos 16o e 17o reformados (1100 e 1700).
    E o que a CPTM perdeu? Ganhou com visual, publicidade massiva que fez um aumento ainda desnecessário de usuários, criando mais usuários insatisfeitos. E é claro, a oportunidade de aumentar a velocidade comercial de suas linhas com a implantação/troca/readequação/modernização de alguns sistemas de sinalização (em meias palavras, aumentar a frota não deveria ser prioridade).

    ResponderExcluir
  2. Caros seguidores anônimos, gostaria que vocês fossem mais claros e objetivos nessa questão. De que bairro falam, próximo de qual linha, e o que realmente acontece? Aguardo novo comentário.

    ResponderExcluir
  3. olá amigo tudo bem? meu marido fez o ultimo concurso para maquinista!!! foi aprovado e aguarda ser chamado. Por um acaso vc sabe qntos maquinistas a CPTM vai contratar????

    ResponderExcluir
  4. Olá Seguidora. O ultimo concurso de maquinista da CPTM teve como objetivo reunir cerca de 400 novos profissionais. Estou informado que já foram chamados mais de 1000, por conta do não cumprimento dos requisitos. Ou seja, veja qual a posição de classificação do seu marido, e aguardem, porque ele logo poderá ser chamado. Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  5. ola boa noite ao presidente da cptm gostaria de saber o trem da linha 8 diamarte sera de 8 carros por causa do novo trem ??? pq nao 12 carro em vez de 8 ???

    ResponderExcluir
  6. Olá Rodrigo. Seu boa noite não poderá ser enviado ao presidente da CPTM, porque não mantenho contato com o mesmo. O trem da linha 8 será de oito carros, por conta da padronização de frota da CPTM, que pretende dispor de todos os trens, em todas as linhas, operando com oito carros.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia seguidores. Gostaria de saber se vai sair realmente ou quando o projeto linha 13 - jade sai do papel?

    ResponderExcluir
  8. Caro anonimo, esperamos que a linha 13-Jade saia realmente do papel. O Governo do estado prometeu para essa gestão a entrega da linha, e estamos aguardando novidades referentes a ela. Dizem que poderá ser construído pela iniciativa privada, mas vamos esperar para ver.

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde Sr Presitente da CPTM.
    como divulgado ontem no SPTV, nao haverá mais linha 14 - ONIX, porém a linha 13- JADE ainda existirá... gostaria de seber se os Senhores já tem alguma posicao quanto ao inicio de obras e planejamentos do novo linha 13 - JADE! será um grande avanco, tanto para cidade de Sao Paulo e como principalmente para nós, cidadoes da Cidade de Guarulhos, que trabalhos ai!

    Muito Agradecido,

    ResponderExcluir
  10. Prezado Paulinho;
    A começar, eu não sou presidente da CPTM, sou apenas usuário. Não tenho qualquer vínculo empregatício com a companhia.
    De fato, não teremos a Linha 14-Ônix por enquanto, já que o traçado seria dividido com o trem de alta velocidade, sendo que esse está muito atrasado; Com isso, o governo deixou em off.
    A Linha 13-Jade, provavelmente deverá ter início no começo do segundo semestre, mas não temos certeza de datas ainda, porque eu ouvi rumores da entrega em 2014 apenas. Precisamos receber mais notícias para saber. Então, para evitar de postar boatos sem fundamento, vou me manter em off sobre o assunto, sendo que, quando tiver alguma novidade eu postarei.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores