sábado, 10 de julho de 2010

Expansão SP não será concluído dentro do prazo estipulado pelo Governo de SP.

Seguidores, com certo atraso, venho trazer a segunda parte da matéria para vocês. Resolvi demorar um pouco para todos poderem visualizar a reportagem com calma, já que essa página está sendo bem visitada.



Hoje, falaremos sobre o Metrô de São Paulo. O que o Expansão SP ofereceu para o Metrô, desde o início do programa...

O QUE O METRÔ GANHOU COM ISSO
A Companhia do Metropolitano, conhecida somente como Metrô, foi bastante beneficiada com o programa Expansão SP, do governo do estado. A extensão da Linha 2 - Verde até Cidade Tiradentes, a compra de 16 novos trens para a mesma linha, modernização dos sistemas e agora a recente compra de mais trens para a linha 3 - Vermelha são algumas das realizações que podemos frisar nessa reportagem.


Primeiro novo trem da Linha 2 - Verde.


Entrega do Primeiro novo trem do Metrô.


Primeiro novo trem da Linha 3 - Vermelha

Em tese, o METRO ganhou:
16 Novos trens para a Linha 2 - Verde;
02 Novos trens para a Linha 3 - Vermelha;
04 Novas estações (Chácara Klabin, Santos-Imigrantes, Alto do Ipiranga e Sacomã);
01 Estação com o sistema de portas de plataforma (Sacomã), inédito na América Latina;


Sistema de portas de plataforma na Estação Sacomã

O que deve vir ainda esse ano:
- Primeiro trem reformado da Linha 1 - Azul
- Primeiro novo trem da Linha 1 - Azul
- Portas de plataforma da Estação Vila Matilde (Linha 3)
- Portas de plataforma da estação Penha (Linha 3)
- Novos trens da Linha 3 - Vermelha (Quantidade não divulgada)


Trem da Linha 1. Uma composição destas está para voltar da reforma.

O CASO DA LINHA 4 - AMARELA
A Linha 4 - Amarela não pertence ao Metrô. Como experiência do governo, é a primeira linha em PPP (Parceria Público Privada), operada por um consórcio independente, denominado VIA QUATRO. A Via Quatro é responsável pela operação e administração da linha, bem como a compra de trens. Atualmente, a linha 4 opera com duas estações (Paulista e Faria Lima), com trens coreanos do Consórcio ROTEM. Em uma tecnologia exclusiva na América Latina, os trens operam em sistema Driverless (não possuem operadores). Com isso, a linha 4 também está incluída no pacote de obras do Expansão SP.


Trem coreano da Linha 4 - Amarela


Portas de plataforma da Linha 4

O QUE DEVE VIR PARA A LINHA 4
04 Novas estações (Oscar Freire, Fradique Coutinho, República e Luz);
16 Trens (todos já entregues, mas grande parte ainda está em testes).

O QUE NÃO VEM MAIS NESSE ANO PARA O METRÔ
- Extensão da Linha 5 até Chácara Klabin;
- 26 Novos trens para a Linha 5.

ANÁLISE GERAL
Assim como na CPTM, o Metrô foi bastante favorecido no Expansão SP. Com a chegada dos trens da Linha 2, a frota ganhou 16 novos trens de última geração, excelentes, com ar-condicionado, detector de incêndio, câmeras de vigilância e maior espaço interno. Para a Linha 3, até o momento entregaram dois trens da Frota H, sendo que o primeiro foi entregue junto com o primeiro novo trem da CPTM. com a chegada desses trens, e a reforma gradativa da frota existente, a linha 3 ganhará mais conforto. Na Linha 1, o primeiro trem partiu para reforma já há algum tempo, e está prestes a voltar. Além disso, espera-se novas composições. Para a Linha 5, acontecem as obras para a extensão até Chácara Klabin. Atualmente, as obras estão na estação Adolfo Pinheiro.
Já para a linha 4, não há muito o que se esperar, já que surgiu a notícia que metade da obra deverá ser licitada novamente. Com isso, a obra que já está atrasada, deverá ser entregue totalmente em meados de 2014. Para esse ano, espera-se ao menos a conclusão de mais duas estações (Oscar Freire e Fradique Coutinho). Os trens para a operação dessa primeira fase já foram entregues: 16 composições de 6 carros cada.
Num geral, o Metrô será bastante beneficiado, apesar de não sofrer com problemas de estrutura e frota. A Linha 4 que será um problema nessa história. Mas vamos esperar para ver.

Em breve, a conclusão dessa matéria com a terceira e última parte. O que o Expansão representou para os trilhos paulistas desde o seu princípio: um retrato das mudanças, como era e como ficou tudo que foi mudado. Aguardem!! Abraços ferroviários!

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