quinta-feira, 22 de julho de 2010

Expansão SP não será concluído dentro do prazo estipulado pelo Governo de SP



Saudações seguidores! Hoje vamos encerrar a série de três matérias sobre o expansão SP, que venho apresentando para vocês... Hoje, finalizo a matéria para vocês com um retrato do Expansão, o que foi mudado e o que ainda deve vir para nós, cidadãos paulistanos que utilizamos os transportes sobre trilhos todos os dias...

CPTM
O programa Expansão SP representou uma perceptível evolução para a CPTM. Novas estações construídas, novos trens, reforma de 34 unidades... Com tudo isso, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos pode comemorar essa ação do governo do estado, já que os benefícios vieram realmente. Podemos citar como melhorias na CPTM a remobilização de uma frota abandonada (Série 5500), que foi totalmente modernizada e hoje está em circulação como a Série 5550; Reconstrução da estação Comendador Ermelino; Readaptação da estação Calmon Viana; Construção das estações USP Leste, Jardim Romano e Jardim Helena-Vila Mara na Linha 12; Readaptação da estação Pinheiros, na Linha 9; Aquisição de 12 novos trens para a Linha 9; Aquisição de 20 novos trens para Linha 12 (apenas 3 foram entregues); Aquisição de 20 novos trens para a Linha 7 (Apenas 1 entregue); Construção de passarela em Rio Grande da Serra; Construção de muros e gradeamento dos arredores de toda a rede... Como se vê, a CPTM foi bastante beneficiada, e foi um investimento necessário, visto o tamanho do sistema. E até o final de 2010, esperamos ainda pela entrega da estação Tamanduateí, e pela chegada de mais 36 novos trens a serem entregues pela CAF.


Nova estação Comendador Ermelino


Trem Série 5550, frota remobilizada de trens série 5500


Novo trem Série 7000


Dois dos 34 trens reformados


CMSP - Metrô
Seguindo na mesma linha, mas com menos investimentos, o Metrô recebeu melhorias objetivas. Por se tratar de um sistema de primeiro mundo, mas ainda atrasado em alguns conceitos, a companhia recebeu do Expansão SP investimentos para expandir a Linha 2 até Vila Prudente, compra de 16 novos trens para a Linha 2, compra de 10 novos trens para a Linha 3, e outros 8 novos trens para a Linha 1. Estuda-se também a expansão da Linha 5 até Chácara Klabin.


Novo trem da Linha 2 - Verde


Novo trem das Linhas 1-Azul e 3-Vermelha


Trem da Linha 5-Lilás, que deve chegar em Chácara Klabin


VIA QUATRO
No caso da Via Quatro, como vocês já sabem, é uma PPP, e não faz parte do Metrô de SP. Recebemos 16 novos trens, juntamente com a inauguração da Linha 4-Amarela, porém, apenas duas estações estão em funcionamento, sendo Faria Lima e Paulista. Espera-se até o meio de 2011 a inauguração de mais duas estações, e da entrega de todo o sistema até 2014.


Trens da Linha 4-Amarela, do Consórcio CCR


Numa análise final, concluímos que a ideia do Expansão foi muito boa, visto que os transportes metropolitanos necessitavam urgentemente de investimentos, já que circulavam no limite extremo. Mas eu imagino que você, seguidor, se pergunta: ´´mas porque não conseguiram concluir tudo no prazo?``. Há de se entender o seguinte: construir novas linhas gera uma série de processos, como licenças ambientais, certidões negativas, investimentos, desapropriações, licitações, concorrências e diversos outros fatores. Comprar trens é algo necessário, mas SP não contava com nenhum fornecedor de peso. A francesa Alstom não conta com um grande parque industrial na Lapa, visto que recebe diversos pedidos de vários locais (recentemente entregou metrô para Santiago e Brasília), e com isso, não pode concorrer em grandes licitações. Vendo essa dificuldade, a espanhola CAF chegou no Brasil, e logo levantou um gigantesco parque industrial em Hortolândia, ou seja, SP conta agora com duas fábricas de trens, reconhecidas mundialmente. Com tudo isso, trens não vão faltar em SP, visto que as carteiras de ambas as indústrias estão recheadas até o final do ano.
O caso da Via Quatro é diferente, já que o consórcio está importando trens da Coreia do Sul (Hyunday - Rotem), e utiliza mão de obra terceirizada.
Esperamos ainda pela conclusão da Linha 2-Verde do Metrô, a construção do VLT ou do Monotrilho até Cidade Tiradentes (extensão da Linha 2), os novos trens da Linha 3 e da Linha 1, bem como as unidades reformadas de ambas as linhas que ainda não voltaram... Esperamos pela expansão da Linha 5 até Chácara Klabin... Isso por parte do Metrô, sem contar a construção da nova linha 6 - Laranja.
Da CPTM, esperamos pela Linha 13-Jade, que sairá do Brás e seguirá até Guarulhos, juntamente com a Linha 14-Ônix, o famoso Expresso Aeroporto... Esperamos pela estação Vila Aurora, na Linha 7; Expresso ABC, na Linha 10; As unidades série 7000 restantes, e novos investimentos em reformas de trens. As eleições estão aí, caros seguidores, e analisem bem as propostas dos próximos governantes do estado e da nação, para que possamos continuar com o crescimento dos transportes! Agradeço a atenção e o acompanhamento de todos nessas matérias, e em breve, mais novidades para vocês aqui no blog, porque somos iguais os transportes: não paramos nunca!

6 comentários:

  1. No dia em que alguma obra, plano, ou que quer que seja for concluido no prazo estipulado pelo governo brasileiro, estadual ou municipal o mundo finalmente estara chegando ao fim, porque tudo que seja planeja aqui netse pais tem inumeras mudanças, ideias que se perdem no meio do caminho, dinheiro que e jogado ralo abaixo, em obras sem necessidade, obras que terminam e logo dias depois aparecem problemas que nao existiam anteriormente; enfim , nao espero nada da cptm que seja para melhorar, pois ate agora nada melhorou, e ate ficou pior, trens novos super lentos, com menos carros, e ainda carros menores que os anteriores, bancos minusculos, que mal cabem um adulto e uma criança. A onde esta a melhoria?

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  2. Caro anônimo, obras ferroviárias demandam tempo, não tem jeito. O Expansão SP tem sim necessidade, pois quanto mais transporte sobre trilhos em SP, melhor! CPTM está num processo lento de melhoria, e isso é notável em seus quase 20 anos de vida. Trens novos não são lentos, eles operam de acordo com a velocidade codificada de vida. Menos carros? (você deve ser usuário da Linha 8), mas é justamente essa a ideia: colocar trens mais curtos para acostumar a população com os novos trens que virão por aí. Carros menores não são, todos tem tamanhos padrão. Assentos são desenhados de acordo com o padrão de ergonomia da população. A melhoria está na redução do intervalo, do trem chegando mais longe, sendo acessível para todos!

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  3. Deculpe, mas não entendi esse negocio de acostumar com os trens de oito carros, pode ter um carro dois ou tres, nao importa, o que todo mundo quer e regularidade dos trens, um conforto minimo, se mudar tem que ser para melhor, o que nao vem acontecendo com a lina 8 , caro Diego, tambem sou fã dos trens da cptm, mas não estou vendo melhorias na linha, tanto é que muitos usuarios ao verem os 7000 deixam ele passar e esperam o os 5000 pois o novotrem e muito lotado, e digo a voce que ja ate ouvi fortes ameaças de usuario de uma possivel quebradeira destes novos trens se nao melhorar. enquanto a ergonomias, voce esta enganado, os bancos sao menores sim, cerca de 12 cm a menos que os da serie 5000, e todos os que sentam nele rclamam de ficar com metade do corpo para fora do lado do corredor. quanto ao tamanho dos carros, não sei dizer precisamente a diferença de tamanho, mas percebi isso quando em determinada vez os trens da serie 5000 e 7000 estavam alinhados, paralelamente, e notei uma diferenca significativa entre o final do oitavo carro da serie 5000 e o final da serie 7000 e era CERCA DE 5 METROS MENOR. QUE DEVE DAR CERCA DE 62 CM A MENOS POR CADAS VAGAO.Caro diego para que esses trens atendam a demanda de uma maneira regular, e necesario que os intervalos seja de no maximo 5 minutos, no maximo, ou seja nao pode falhar,POIS VIVARIA CAOSpelo que a cptm propoe, hoje os trens da serie 5000 representam cerca de 204 carros. e os novos 36 trens da seire 8000 sepresentaram 288 carros. Isso significa uma aumento de cerca de 40% no numero de carros. levando em consideraxcao tudo isso o tempo estimado de intervalos entre trens deveria ser de cerca de 4 minutos e meio para que haja uma melhoria de cerca de 25% na lotacao dos trens, que acho ainda muito pouco, mas aceitavel, embora nao acredite nisso e que no maximo chegara aos 5 minutos. Ja fui ao japao e la fiquei por seis meses, e digo que os trens sao um orulho do povo japones. Meu caro Diego, la os trens funcionam melhor que um relogio,e sao trens belissimos, e de uma varidade incrivel, cheguei a contar pelo menos 35 modelos diferentes as estacoes sao um luxo ate demasiado. Ja aqui por exemplo na linha rubi as estacoes sao um lixo, e mesmo as novas estacoes,eu considero bonitas parecem barracos comparado com as estacoes japonesas.Nos perdemos do metro para a cidade do mexico, ex:la a cerca de 200 km de ferrovias e aqui em sao paulo apenas 70 km. e por tudo isso que eu digo; Mais de trinta anos de engessamento dos nossos governantes, e esta mais que na hora de melhorias serias, e não meras maquiagens que e feito normalmente aqui no Brasil. EXEPLODISSO A COLOCACAO DA SUCATA DA SERIE 5500 QUE A CPTM COLOCOU AQUI NA LINHA 8 E QUE SE QUER OS INCOMPETENTES DA CPTM CONSEGUIRAM POR 12 CARROS.

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  4. Caro anônimo, entendo sua indignação quanto à modernização da Linha 8, todavia, amanhã haverá aqui uma postagem resultando em uma explicação mais breve sobre o que está acontecendo.
    Conheço o sistema japonês, mas há de se considerar o tamanho dos investimentos realizados naquele país, contra o engessamento brasileiro.

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  5. Caro Diego, estou aguardado o post que voce prometeu com detalhes sobre o planos da cptm.

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  6. Caro anônimo, a postagem já foi ao ar, dias atrás. Procure no histórico abaixo a matéria do dia 03/04;

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