terça-feira, 27 de julho de 2010

Visitas técnicas na CPTM e no Metrô


Saudações Seguidores! Dias agitados nessas últimas duas semanas, e venho contar para vocês as novidades ferroviárias. Fui convidado para participar de duas visitas técnicas, uma no Metrô e outra na CPTM. Contarei em detalhes para vocês o que aconteceu nessas visitas, onde estivemos e as impressões deixadas:

VISITA TÉCNICA NO METRÔ DE SÃO PAULO - 19.07.2010
Recebi o convite do amigo fotógrafo e ferroviário Willian Molina para participar de uma visita técnica no Metrô de São Paulo. Por ser um programa que nunca fiz sobre trilhos, aceitei de bom grado. Nos encontramos na estação Luz, juntamente com meu irmão ferroviário Derick, e demos início ao grande passeio. Começamos pelo CCO (Centro de Controle Operacional) do Vergueiro.

Fomos recebidos pela Graça e pela Suzana, que nos conduziram na visita técnica. De passagem, vale lembrar que foram muito atenciosas e gentis com nós três, respondendo todos os questionamentos. Começamos para valer conhecendo a sala do CCO, ou a ´´sala negra``, como ficou conhecido o Centro de Controle:


Após isso, conhecemos o CCS (Centro de Controle de Segurança), onde não foi permitido fotografar, por se tratar de um local restrito. Ao sair do CCS, nos dirigimos para a estação Paraíso, próxima do CCO, onde fizemos a visita á cabine do Metrô da Linha 1-Azul (Composição 134):

Apesar de eu ter feito um trecho curto (Liberdade - Sé), foi bastante gratificante poder viajar na cabine do Metrô mais antigo de São Paulo. Desembarcamos em Sé, e conhecemos uma salinha de supervisão, além de alguns procedimentos e locais fechados para funcionários... Fizemos a integração gratuita em Sé, e ascendemos para a Linha 3-Vermelha, para rumar até Itaquera. Em mais uma oportunidade, pudemos viajar em uma cabine, agora do Metrô #313 (Cobrasma) da linha 3.

Nessa oportunidade, pude desfrutar de uma viagem maior, entre Carrão e Itaquera. Nesse meio tempo, passamos pelo novo trem frota H, em Brás. Criamos uma expectativa em poder viajar na cabine desse novo trem da linha 3, mas não se concretizou. Mas voltando a viagem no #313, foi tudo bastante interessante, aprendi alguns conceitos sobre o trem, e claro, fotografei a viagem.

Desembarcamos em Itaquera, e nos dirigimos até o pátio de Itaquera (PIT), e logo na entrada do pátio, uma surpresa: o novo trem da linha 1-azul, recém chegado da fábrica da CAF em Hortolândia:

Visitamos o abrigo de Itaquera, e procuramos mais informações sobre os novos trens que estão por vir... Dentro do abrigo, mais uma nova composição, que deverá ir também para a Linha 1:

No final das contas, foi uma visita bastante rápida, porém muito proveitosa. Pude conhecer o Pátio de Itaquera, viajei em duas cabines, conheci o CCO e o CCS, e estou aqui compartilhando com vocês tudo o que aconteceu nessa visita técnica. Gostaria de agradecer publicamente ao amigo Willian Molina, pela oportunidade e pelo convite, ao amigo Derick, por estar presente mais uma vez, e as monitoras Graça e Suzana, pela contribuição grandiosa com informações sobre o Metrô;

VISITA TÉCNICA NA CPTM - 25.07.2010
(aguardem texto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores