segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Visita técnica na CPTM


Por Diego Silva

Seguidores, hoje venho contar para vocês sobre a visita técnica ocorrida na CPTM, no domingo (25/07). Fui convidado pela empresa dessa vez, e fui autorizado a levar uma pessoa comigo. Escolhi meu sempre parceiro de viagem Derick Toshiba, para agradecer o tanto de coisas que ele já fez por mim na ferrovia. Começamos no Brás as 08h, num dia aparentemente frio.


Cheguei na estação por volta das 07h40, e enquanto não dava o horário da visita, fui tirar algumas fotos na estação. A foto acima foi uma delas, e por alguns motivos de força maior, minha camera não estava lá muito disposta. Tive problemas com a lente...


Depois de mais de uma hora de palestra, descemos para conhecer o CCO (Centro de Controle Operacional). Fomos orientados pelos funcionários, e nos explicaram algumas operações e estratégias de operação. Deslumbramos os paineis de controle, e tudo o que acontecia naquele momento nas linhas 8/9/11/12.



Depois do CCO, visitamos o CCS (Centro de Controle de Segurança), que assim como o CCS do Metrô, não nos permitiu fotografar dentro da sala de controle. Conhecemos o sistema de SMS denúncia, as câmeras de vigilância de todo o sistema... foi bem legal, e além disso, vimos alguns vídeos de acidentes ocorridos recentemente. Inacreditável como alguns usuários quase perdem a vida por nada nos trens! Só vendo para acreditar o que ocorre nessas estações...
Depois das visitas, a parte boa da visita: andar de trem! Nos deixaram a linha 11-Coral, para andarmos na cabine do trem. E ficou a dúvida: será que conseguiriamos viajar na cabine do 7000?? Pena que não. Veio até nós o trem K15 (#2029 - #2060)



Estavamos num grupo relativamente pequeno, mas fizemos um rodízio e todos puderam viajar na cabine do trem. Derick e eu pegamos o trecho Tatuapé-Brás, na cabine #2029. Por acaso não tenho fotos, porque estava filmando a viagem, então, fico devendo para vocês... Fim da viagem, fim da visita. Ainda fiquei pelo Brás tirando algumas fotos, para o meu acervo. Pude ver os novos trens da série 7000, um budd 1400, os er 4400... E uma surpresinha que apareceu de repente: O budd 1600 reformado!




E essa foi mais uma aventura na CPTM... Mais um sonho que se realiza, e mais um capítulo dessa história que eu espero não ter fim tão cedo. Ainda essa semana, venho trazer novidades para vocês, seguidores. Hoje retornei às aulas na universidade, então, estamos de volta na ferrovia, todos os dias! Hoje mesmo voltei de 1100 para casa (risos)... Agradeço a todos pelas visitas! Tenho acompanhado a evolução no contador, e cada semana mais pessoas tem surgido para conhecer meu trabalho, a todos vocês, meu mto obrigado! Até breve!

5 comentários:

  1. Foi show essa visita eu fui, quando sera a proxima?

    ResponderExcluir
  2. caramba, eles mostraram cenas fortes^qdo eu fui eles não passaram acidentes nem nada, só videos de operaão de jogos e de carnaval... keria ter ido nessa xD!

    ResponderExcluir
  3. Me mostraram apenas uma cena forte, de um usuário esperto que quis brincar no 5000...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou me fala essa cena? Fiquei curioso

      Excluir
    2. Foi só um espertinho que quis fazer gracinha e 'surfou' no estribo do trem. Perdeu o equilibrio, foi jogado contra um pilar da estação... Na batida, rodou e caiu no vão com o trem ainda passando. Sem mais.

      Excluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores