terça-feira, 7 de setembro de 2010

Eletrocarro volta a circular na Linha 8-Diamante



Por Diego Silva

Saudações seguidores! Ontem tivemos a informação que um trem Série 5500, conhecido como Eletrocarro, estaria rodando na linha 8-Diamante da CPTM. Pois tratou-se de uma notícia verdadeira! Eis que, de acordo com fontes, a Linha 8 está com poucos trens (atualmente, 17 trens série 5000 rodam na linha), e a CPTM decidiu realocar os Eletrocarros para a linha 8. Para quem é leigo no assunto, os trens do Consórcio Eletrocarro foram adquiridos pela Fepasa, para rodarem na atual Linha 9-Esmeralda. Tais trens rodaram por muitos anos, até que, com a privatização da Fepasa, os trens foram deslocados para o ramal da EFCB (atualmente linhas 11 e 12 da CPTM).

Existem rumores de que até mesmo trens série 5550 (Spectrocarros, versões modernizadas dos Eletrocarros) possam ser deslocados para a linha 8, para reforçar a frota. Quem não sabe, a Linha 8 receberá 36 novos trens da espanhola CAF, a serem entregues a partir de junho de 2011. Com a chegada dos 36 novos trens, a CAF também se responsabiliza por reformar outros 12 trens Série 5000, durante 20 anos da PPP que a mesma foi vencedora. Atualmente, segundo informações, apenas 1 composição série 5500 está rodando (está com 12 carros), já que rodava com 8 na linha 12. Espera-se que pelo menos mais uma vá para a linha 8, e em último caso, uma terceira unidade deverá ser recuperada (5525-5545), que está fora de operação no pátio de Engenheiro SP. Vamos esperar para ver... Assim que puder, irei para a linha 8, ter a sensação de andar de Eletrocarro lá. Aguardem!

26 comentários:

  1. Olá Diego!
    Parabéns pela sua atitude de denunciar o vandalismo! Eu faria a mesma coisa no seu ligar, sempre que possível eu denuncio tambem, acho a maior sem vergonhice essa gente que fuma no trem, usa drogas e pratica vandalismo, e o que mais incomoda, os malditos radios com o volume no maximo obrigando todos a ouvir as musicas de bandidos. Voce disse que enquanto todos estiverem calados nada vai mudar, concordo, mas se voce pega trem assim como eu, voce sabe que o povo que anda de trem, 80% são esses que fazem coisa errada, 15% não estão nem aí para reclamar, justamente porque são iguais e nao se incomodam, e 5% são como nós que queremos as coisas certas, então acho que mesmo sendo poucos, podemos ja fazer a diferença, mesmo que nao seja para desfazer os problemas, que seja para que esses nao nos incomodem com seus jeitos ignorantes de viajar nos trens. O SMS denúncia eu me descepcionei, mais de 15 vezes eu mandei sms com todas as informações possiveis, o tipo de ocorrencia, para onde o trem estava indo, qual seria a proxima estação e até a roupa do usuário e em que lugar do vagão ele estava, e tambem o número do vagão...e nada aconteceu, só gastei meus créditos...isso ja aconteceu mais de 15 vezes e nunca deu certo, mas pelo menos tentei. O jeito é continuar fazendo nossa parte. Outra coisa que precisa, seguranças em todas as viagens.
    Sobre o Sorefame na 8, achei bem interessante, eu não sabia que ele estava la, eu lembro de ter lido algo sobre ele ser da linha 9 antigamente, e principalmente, quando ele circulava com 12 carros na 12, eu adorava.
    Parabéns pelas fotos e por estar sempre postando coisas novas.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Caro Lucas, agradeço pelo comentário e pelas visitas ao blog. Como fã da CPTM que sou, não poderia deixar de denunciar um ato de vandalismo, principalmente por se tratar de um trem que acabou de sair da reforma. Eu poderia muito bem deixar tudo isso passar, já que o trem vandalizado possui cameras a bordo, mas meu lado ferroviario sempre fala mais alto, e não hesitei em entregar o agressor para a segurança. Acontece, que como vc citou, apenas nos que somos fãs de trens e da CPTM que denunciamos, tornando os acusados sempre impunes... O SMS denúncia eu nunca usei, sempre vou direto ao assunto, pelo 0800. Sobre o Eletrocarro, ele foi adquirido pela FEPASA para rodar na linha 9 (ex ramal Jurubatuba), e depois da privatização da FEPASA, os trens foram realocados para as linhas E e F (atuais 11 e 12). Muita gente tem adorado o Eletro de volta para a linha 8... Bem, é o começo de novas eras na CPTM. Agradeço pelo comentário e continue visitando! É sempre gratificante receber novas ideias e visitas! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Diego!

    Muito interessante saber que este trem da série 5500 está rodando na linha 8.
    Embora eu não seja um conhecedor do mundo dos trens como você é, eu imagino a sua emoção e vontade de sentir "a sensação de andar de Eletrocarro lá",pois eu, como busólogo, tenho a mesma reação quando vejo um veículo que não é comum em determinada linha, ficando curioso para saber qual será a sensação de andar naquele veículo, na linha em que o colocaram, ou mesmo que eu não faça isso, fico admirando, ou mesmo surpreso com a novidade em si! rsrs.

    Parabéns pela qualidade do blog e das informações nele contidas!!!

    Um forte abraço meu grande amigo!!!
    GERSON RIGRAS,
    CARRO 390 - CAIO APACHE VIP, VW 17-210, 2003/2003!!! hehe

    ResponderExcluir
  4. Por nada Diego! Entendo, fez bem em denunciar mesmo, eu amo trens desde criança, eu cresci brincando na linha e minha diversão nos finais de semana era andar de trem...rs
    Dá uma olhada no meu blog tbm,
    http://lucasfracalossilfr.blogspot.com
    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Gerson! Agradeço muito pela visita e pelo comentário! Nos dois somos muito semelhantes, e por isso, entendemos basicamente o que sentimos em relação aos transportes. A questão do Eletrocarro voltar a sua linha de origem remete praticamente o retorno do Apache Vip 388 da Rigras na linha 041, no qual aprendi a gostar desse carro. Agradeço mto pelo comentário e pela participação no blog, e estamos sempre aguardando uma nova visita sua! Abraços do sempre amigo Diego Silva
    CPTM Mafersa Série 1700 #1742
    1987/1987 (Ex CBTU - RFFSA) ;)

    ResponderExcluir
  6. Lucas;

    Desde criança tb amo os trens da CPTM, o que me faz sempre sorrir quando vejo um deles. Eu não cresci basicamente brincando na linha, era um pouco mais aficcionado por onibus. Mas depois voltei para a ferrovia, e hoje não saio dela. O que mais me alegra é saber que não estou sozinho nessa, que tem varias pessoas que tb curtem o mesmo que eu. Agradeço pelas visitas, e o blog está a sua disposição! Abraços

    ResponderExcluir
  7. emerson (emerson605@hotmail.com
    Ola meu amigo Diego, quero deixar aqui minha opinião da serie 5500 na linha 8.
    Ontem tive oportunidade de andar em uma dessas composições, que viram como reforço, mas na minha opinião e acho que tambem da maioria dos usuarios da linha 8 que são acostumados com a serie 5000, notaram a grande diferença, sua aceleração parece bastante lenta demora muito para embalar, acho que isso pode gerar atrasos na linha, e outro fato é o conforto ele chaqualha muito, já to com saudades do 5000, afinal na minha opiniao o fepasão da cobrasma ganha de 10 X 0 do eletrocarro, ele deveria fica na linha 12, mas já que nao tem outra alternativa vai tu mesmo. Qualquer novidade poste para gente heim
    Parabens pelo seu trabalho!!!!

    ResponderExcluir
  8. Caro Emerson, agradeço pela sua visita e pelo comentário. De fato, a aceleração do trem série 5500 é bem mais lenta do que o série 5000 por um motivo especial: o eletrocarro está rodando com três unidades acopladas, o que faz com que ele tenha 12 motores. De acordo com informações que eu tenho, a CPTM restringiu o uso para 8 motores, porque uma força maior de tração pode descarrilar a composição. O fato de estar acoplado em três unidades também prejudica a questão dos engates. Perceba que o 5000 roda com duas unidades de seis carros acopladas, utilizando 8 motores. O sistema de ambos os trens são semelhantes, mas o 5000 foi adquirido para rodar unicamente na então Linha Oeste da Fepasa. O Eletrocarro não passou por uma bateria de estudos e análises, daí a principal diferença entre esses trens. Já sobre chacoalhar, ainda não sei se isso de fato acontece, porque não tive a oportunidade de viajar no eletrocarro na linha 8. Talvez isso ocorra pela diferença de via (na linha 12-Safira, existem muitos altos e baixos, o que faz com que o trem balance muito), posteriormente, a suspensão do trem ficou um pouco solta, o que faz com que o trem balance demasiadamente. Sobre o eletrocarro ficar na 12, como eu citei na matéria, eles estão retornando as origens por conta da retirada de 12 unidades da série 5000 para reforma e modernização, além da chegada de 36 novos trens a serem entregues pela CAF. Qualquer novidade será postada aqui no blog, conforme solicitado! Obrigado pelos elogios, e seja sempre bem-vindo!

    ResponderExcluir
  9. Emerson
    Na sua opinião Diego o 5000, nao ganha de
    10 X 0, em alguns aspectos referentes ao 5500

    ResponderExcluir
  10. Caro Emerson, não tenho certeza quanto a vantagem do trem série 5000 contra o eletrocarro 5500. Dentre os trens da CPTM, o eletrocarro é o que menos andei, então, não tenho como compara-lo com o Francorail 5000, que sempre esteve na linha 8. De duas viagens que realizei no eletrocarro, pude perceber que é um trem que desenvolve boa velocidade, mas que balança um pouco. O trem série 5000, de tantas viagens que fiz, é uma unidade bastante confortável, veloz, que não balança tanto (quase nada)... Claro, são duas construçoes e duas épocas diferentes, mas não tenho como esboçar maiores diferenças entre ambos, por conta justamente de ter viajado muito pouco de eletrocarro nessas aventuras ferroviárias que realizo.

    ResponderExcluir
  11. Emerson
    Segundo informações da propria CPTM, o eletrocarro circulará de modo provisório, atualmente somente um, para substituir o trem que se envolveu no acidente no cruzamento na chegada da estação Engenheiro Cardoso, por isso foi necessário remaneja-lo para a linha 8

    ResponderExcluir
  12. Caro seguidor anônimo, estive vasculhando meus arquivos, e me parece que o eletrocarro chegou a circular alguns dias antes do acidente de Engenheiro Cardoso. Visualize em minhas postagens, que anunciei a chegada do Eletro bem antes do acidente, o que pode fazer do seu comentário um pouco equivocado. A notícia que eu tenho é que seria para reforço da frota, mas o Eletro será devolvido para a linha 12.

    ResponderExcluir
  13. Meu comentario sobre a substituição do trem evolvido no acidente no dia 11/09 pelo eletrocarro, essa informação é da propria CPTM, ou seja então a CPTM deve estar enquivocada.

    ResponderExcluir
  14. Seguidor anônimo, talvez a CPTM tenha, de fato, se equivocado. Mas soube que hoje chegou o segundo eletrocarro para rodar na linha 8. Está mais com cara de reforço de frota, do que substituição de acidente... Vou apurar mais algumas notícias... Desde já, agradeço a participação.

    ResponderExcluir
  15. Diego, achei esse blog muito bom, porém carente de informações verídicas.

    Trabalho na CPTM e tudo o que está escrito aki sobre os eletrocarros está relativamente errado:

    - Os trens 5500 vieram para a linha 8 pelo motivo de que os trens série 5000 foi privatizado, ou seja, toda a manutenção foi passada para uma empresa privada, no caso a CAF. Foram trocados anos de experiência dos funcionário que trabalhavam nesse trem por mão de obra escassa e desqualificada.

    - Antes mesmo de acontecer o acidente de Engº Cardoso já haviam 2 composições do 5500 na linha 8, e está previsto para chegar mais 2.

    Infelizmente a situação da CPTM é muito triste, pois a mão de obra está sendo privatizada, mas todos sabemos que privatização acaba saindo muito mais caro para a empresa do que investir em mão de obra interna.

    ResponderExcluir
  16. Emerson
    A questão de privatização, é uma pratica atual e utilizada por muitas empresas, ou seja a tendencia é que mais privatizações venham por ai, mas a questão de mão de obra desqualificada tenho que desconcordar, acho que você está um pouco desatualizado em relação ao mercado, a privatização é feita para aumentar a eficiencia da empresa, ou seja entregar serviços para uma empresa especializada no assunto, e é claro que entra a questão de reduzir gastos, mas a verdadeira razão de privatização é para aumentar a qualidade de serviço, ou seja a forma de administrar é melhor, pois a empresa "deixa" de se preocupar com certas tarefas e sua administração fica melhor focando em outras áreas que podem ser consideradas mais importantes, mas para se ter um bom resultado é necessario uma boa fiscalização para o serviço privatizado
    Mas acho que nessa questão a Cptm não vai ter problema pois a CAF é uma empresa muito competente no assunto.

    ResponderExcluir
  17. Caro funcionário anônimo, primeiramente a sua visita. Eu estive apurando as noticias, e antes de tudo, estava ciente de que a linha 8 havia sido privatizada pela CAF, sendo que essa empresa irá se encarregar de reformar 12 trens série 5000, e entregar 36 novas composições a partir do primeiro semestre do ano que vem. Acredito que posso ter me equivocado em algumas respostas, mas sempre estou apurando as notícias a fundo, inclusive com funcionários da CPTM, para poder postar sempre a verdade. Agradeço muito as suas críticas, pois são sinais que demonstram que ainda tenho muito o que melhorar por aqui! Fico chateado com toda essa situação de privatização, até porque sempre quis fazer parte da CPTM, como exponho para todos aqui. Mas de uns meses para cá, varios funcionarios tem informado que a CPTM inteira será privatizada, sendo que cada linha deverá ser administrada por uma companhia diferente. Será baseada no sistema da linha 4... Bem, agradeço os comentários, e seja sempre bem-vindo. Fique a vontade para criticar e elogiar também! O blog é de participação popular, e nossa melhoria tende a ser contínua se todos participarem!

    ResponderExcluir
  18. Anônimo da CPTM o que tem aver o S COM O Z? você falou falou e não falou absolutamente nada Funcionario da CPTM pelo que eu saiba muitos lá estão por estar e trabalhão por trabalhar não sabem da Historia nem da EFSJ e muito mEnos da EFS ai vem aqui postar um monde de historia que até quem não se importa pela ferrovia sabe da privatização da linha 8 da CPTM sendo que a mesma antes da CPTM era uma de uma empreza privatizada FEPASA Os eletrocarros Estão na linha 8 para evazar o sistema aonde que a Caf esta em projetos de Readequação e nova layout e nova sinalização aos Francorail Mte fato.. aonde que a Demanda dos mesmos não esta suprindo mais a grande demanda!! Pois a FEPASA entregou inumeros Francorail Mte em perfeitas condições e a CPTM foi lá e baixou algumas das mesmas.....

    ResponderExcluir
  19. caraca, andei nele hoje, ele tem os AP1s sonoros da linha 11 .... ele tem bancos bonitos com qualidade de metrô e os vidros das portas pequenos ... tive a sorte de pegar ele ... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  20. Caro Luis Gustavo, agradeço sua visita e participação no blog. O trem série 5500 está emprestado na linha 8-diamante, como disse na matéria, e fico contente que tenha gostado de viajar nele. Tais trens devem sair de circulação em breve, portanto, aproveite.

    ResponderExcluir
  21. Acho o trem da serie 5500uma porcaria. os trens da serie 5000 sao os melhores em todos aspectos: conforto dos bancos, espaco, ergonomia, enfim, hoje a cptm esta fazendo trens da serie 7000 que sao uma grande porcaria, bancos estreitos, lentidao e freadas bruscas, coisa que nos serie 5000 nao acontece. Resumindo os series 7000 sao apenas bonitos, e nada mais.

    ResponderExcluir
  22. São opiniões... Os trens série 5000 tem um problema grave de ventilação, ao contrário dos 7000 (que não são feitos pela CPTM, mas sim pela CAF!) que contam com um ótimo sistema de ar-condicionado. Bancos estreitos? Ergonomia! Lentidão? Sistemas de segurança ativados! Freadas bruscas? (codificação de sinal). Os trens série 7000 são infinitamente melhores que o 5000. Não tem qualquer comparação.

    ResponderExcluir
  23. Melhor em que? ergonomia? aonde? Infinitamente melhor? caro Diego estou vendo que voce nao entende nada de ergonomia,como pode voce dizer isso? entenda uma coisa, design e uma coisa e ergonomia e outra. Se for possivel aliar as duas coisas, otimo.vamos aos fatos: bancos com 80 cm de largura igual a menos espaço para duas pessoas. apoio de braço super alto, igual a doresno ombro, espaco limitado para pernas, igual a dores nas pernas e joelhos. a unica vantagen do serie 7000 e apena so ar condicionado. Nao e opiniao, e fato, o trem por enquanto e lento sim. balanca mais que os da serie 5000, e sim as freadas sao mais bruscas, fato, nao opiniao. Sou designer da empresa etna de moveis e sei do que estou falando com relacao a ergonomia, e sobre os outros assuntos relacionados ao trem, posso falar com conhecimento de causa pois sou usuario a 19 anos, e uso trem desdeos 15 anos. com ele fui a faculdade, fui ao trabalho, a passeios etc. Conheco todos os trens da cptm, e digo a voce, esse trem da serie 7000 e disparado o pior projeto que a cptm aprovou. como Disse e bonito, e nada mais.

    ResponderExcluir
  24. Prezado anônimo, assim como foi citado, eu também sou profundo conhecedor dos trens da CPTM. Sei dos problemas de todas as linhas, bem como de todos os trens que compõem a frota. Não imagino quanto o senhor tenha de altura, mas eu tenho quase dois metros, e não encontrei qualquer problema com os assentos do trem série 7000. Claro que os assentos do 5000 são maiores e mais adaptáveis, mas temos que ver que isso também é uma questão de espaço interno. Durante o projeto, um trem é estudado nos mínimos detalhes, e a fornecedora dos assentos do CAF 7000 é uma das líderes de mercado, possuem competência para isso... Estive à bordo do 7000 no último sábado entre Carapicuíba e Itapevi, e a unidade não balança da forma que o senhor comentou; acredito que haja um exagero de sua parte.
    A lentidão do trem se dá pela sinalização, uma vez que está havendo a troca de todos os blocos (estou preparando uma matéria sobre a nova sinalização da Linha 8, e espero postar em breve). Com isso, o CAF 7000 apresenta freadas bruscas, bem como certa lerdeza. Mas pense comigo outra situação: os trens série 5000 demoram para dar saída, uma vez que são maiores e mais pesados. Existe a questão do espaço de segurança entre um trem e outro, e o CAF, por ser mais rápido e leve, acaba tendo sua velocidade restrita por conta de um MTE a frente.
    Por acaso minha amiga de faculdade trabalha como estagiária na ETNA, e não quis por em xeque a questão da ergonomia. Apenas quis expor que em questão de ergonomia postural, os assentos dos novos trens são melhores que os antigos; Sou usuário da CPTM desde meu primeiro ano de vida, sendo que atualmente estou com 20 anos. Também uso para faculdade, passeios, para saídas e reportagens que venho trazer a vocês. Não creio que o CAF seja o pior projeto, já que o Eletrocarro é disparado o pior trem da frota (consome alta energia, não tem muito desempenho). Esse novo trem tem trazido muitas polêmicas, mas é o que temos.
    Fico muito agradecido por expor toda a sua opinião no blog, bem como seus comentários. A opinião de vocês que lêem o blog é muito importante para o crescimento e desenvolvimento da página. Muito obrigado e seja sempre bem-vindo.

    ResponderExcluir
  25. Caro Diego, tambem tenho quase 2, metros, exatamente 1,98 metro, se voce estiver em bancos laterais, nao ha problema algum com espaco para pernas, pois e voce que determina o espaco, mas no bancos de de janela nao e possivel ficar com o minimo de conforto, e os calculos que fiz levando em consideracao a envergadura de um homem, que em relacao a mulher, tem pernas mais curtas se ambos medem a mesma altura. os bancos sao comodos para uma pessoa que tenha no maximo 1,80m, não sei ao certo quanto o prezado bloguerio mede, mas não creio que voce fique tao a vontade assim, a nao ser que sente nos bancos laterais. tenho um amigo que mede 1,87 m e ele nao senta nos bancos de janela, pois sua pernas ficam super apertadas.espero que continue a postar noticias, e novidades no blog. realmente e o que temos, o trem e um meio de tramporte muito bom, mas pena que nao recebe a devida atenco pelos governantes,e digo uma coisa, que e fato: se tudo que fosse feito neste pais, tivesse, a consulta popular, e estudos bem detalhados dos projetos a realizar, tudo seria melhor, os gastos seriam menores e consequentemente, haveria sobraria dinherio para mais investimentos em outras areas.

    ResponderExcluir
  26. Bom, você é mais alto do que eu (tenho 1,90m), e como foi dito, os assentos laterais não causam qualquer incomodo. Hoje fiz uma viagem entre Luz e Francisco Morato no trem série 7000 #7135, e de fato, é incomodo os assentos de janela. Claro, isso eu já havia notado bem antes, com meu sacrifício para encontrar conforto nos trens do Metrô. Entendo perfeitamente o que quis esplanar para mim e todos os que leem o CPTM em foco.

    Sobre a continuidade do blog, as vezes tenho dúvidas sobre seguir com esse trabalho, já que não é sempre que tenho novidades, e não tenho muito tempo para digitar matérias técnicas, de interesse popular. Mas dentro do que é possível, estarei trazendo novidades para todos vocês.

    Compartilho de sua visão sobre consultas populares. De fato, tudo seria muito melhor planejado com a opinião dos usuários. Mas o governo faz as coisas por si só, então, temos que acatar da maneira que é.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores