sábado, 16 de outubro de 2010

Modernização da estação Calmon Viana garante total acessibilidade

Estação Calmon Viana, completamente reformada
Fonte: CPTM
Fotos: Diego Silva

As obras de modernização da Estação Calmon Viana, que faz a integração entre as linhas 11-Coral [Luz-Estudantes] e 12-Safira [Brás-Calmon Viana], foram entregues pela CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] nesta sexta - feira [15/10]. O local, antes acanhado e desprovido de facilidades de acesso, deu lugar a uma estação mais moderna, ampla e totalmente acessível, especialmente para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Uma das melhorias mais significativas são os três elevadores localizados na nova passarela metálica totalmente coberta, na cor vermelha, revestida de piso antiderrapante. A CPTM também construiu nova plataforma, a de número 4, no lado norte, que se somará às outras três em operação. Em breve, ela permitirá à estação acomodar dois trens da Linha 12-Safira ao mesmo tempo. A novidade agilizará a chegada e partida dos trens e vai melhorar os fluxos de embarque e desembarque da estação.

Na ocasião, também foi entregue a quinta nova composição, de um total de 20 que atenderão a Linha 12-Safira, e assinado convênio entre CPTM e MRS para segregação do transporte de passageiros e de carga, em um trecho de 12 quilômetros, entre as estações Manoel Feio e Suzano.

O evento contou com a presença do governador, Alberto Goldman, do secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, da secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, do presidente da CPTM, Sérgio Avelleda, e do prefeito de Poá, Francisco Pereira de Sousa.

Detalhes que fazem diferença
Antes inexistentes, banheiros públicos e sanitários exclusivos para pessoas com deficiência foram construídos. A estação terá um bicicletário anexo, totalmente coberto e com 84 vagas gratuitas, com possibilidade de ampliação, dando mais comodidade e facilidade para os usuários chegarem ao local. Pessoas com deficiência poderão utilizar nova rampa de acesso, que vai da calçada ao nível da plataforma.

Usuário dos trens há mais de meio século, Abel Gomes, 71 anos, aprovou as obras em Calmon Viana. "A estação não ficou dez, mas umas 100 vezes melhor, uma coisa maravilhosa. Para quem conhecia aqui é a até difícil descrever como era. A empresa está de parabéns", disse.

As plataformas foram ajustadas, com regularização e elevação do seu nível em concreto. Novos pisos de porcelanato antiderrapante para alto tráfego substituíram os antigos, de cimento, oferecendo mais conforto para o deslocamento dos usuários. Piso e rotas táteis [direcionais e de alerta], atendendo as normas brasileiras de acessibilidade, foram colocados em toda área útil da estação. A CPTM também instalou novas coberturas metálicas nas plataformas, protegendo as pessoas de intempéries como sol forte ou chuva. A estação ganhou nova iluminação, mais abrangente e clara.

Outra novidade é a comunicação visual atualizada [mapas, placas indicativas e totem], mais moderna e com o mesmo padrão que está sendo adotado nas estações recém-inauguradas e trens [novos e reformados]. A fachada da estação foi revitalizada, com pastilhas cerâmicas na cor vermelha, e a bilheteria agora possui vidro blindado com intercomunicadores para facilitar o atendimento aos usuários no momento da compra de bilhetes.

Novas salas técnicas, com gerador de energia que permitirá manter os principais equipamentos em operação mesmo em casos de blecaute, e um reservatório de água, com 80 mil litros, também foram incorporadas à estação. A nova caixa d’água permitiu a instalação de sistema de combate a incêndio por meio de hidrantes.

Onde tudo começou



Caros seguidores, muito de vocês que me acompanham talvez não saibam onde comecei a fotografar e filmar trens, nem tampouco quando. Pois vamos lembrar aqui, aproveitando que estamos tratando do local onde tudo começou realmente: Calmon Viana. Em 04 de fevereiro de 2009, véspera do meu aniversário de 18 anos, quis conhecer uma nova linha, que ainda não havia explorado: a linha F da CPTM (atual linha 12-Safira). Estava com um celular que havia acabado de ganhar, e como ele é dotado de câmera, resolvi partir de Rio Grande da Serra até Calmon Viana, para conhecer a linha e dar início as minhas fotografias. Durante a viagem, nada de anormal, visto que a imagem da linha F era péssima. Muito ouvi falar sobre essa linha durante pesquisas, e tive certo receio de visitar essa linha sozinho. Mas fui. Chegando em Calmon Viana, tratava-se de uma estação bastante pacata, sem muito padrão de acessibilidade... A plataforma, em sua grande extensão, era de madeira, assim como a passarela. A estação não era totalmente coberta, e haviam poucos assentos para aguardar o trem. A estação marcou o início de minhas aventuras fotográficas na CPTM, e fico realmente muito feliz que a empresa tenha feito uma obra de modernização completa na estação.

 Estação Calmon Viana - 04 de Fevereiro de 2010

Em 04 de fevereiro desse ano, em comemoração ao primeiro aniversário das fotografias ferroviárias, novamente me desloquei até Calmon Viana, e encontrei o início das obras. Pela foto, vemos as bases da nova plataforma já prontas, e a estrutura da nova passarela ao fundo (ainda em azul). Além disso, a estação já estava coberta por inteiro, e com mais assentos. No dia da entrega do novo trem da linha 12 (Trem série 7000), não pudemos ver direito como tudo estava, por que já estava bastante escuro (já era noite), e não demoramos muito por lá. Mas em outras idas, notamos que as obras avançaram rápido.
Estação Calmon Viana - 01 de Outubro de 2010

Estivemos conferindo as obras no último dia 1º de outubro, e de fato, é uma obra muito importante. Foi construída uma nova plataforma, uma nova passarela, elevadores, troca de todo o piso, novas placas de sinalização, novo sistema de som... enfim, foi uma reforma estrutural completa. Parabéns a CPTM e ao Governo do Estado de São Paulo, por mais uma importante obra na ferrovia! Sejam bem-vindos a nova CPTM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores