quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Trens série 1100 voltam a rodar na linha 10

Texto e Imagens: Diego Silva

Caros seguidores, de uns dias para cá, está sendo bastante comum encontrar trens série 1100 rodando na linha 10-turquesa (Luz x Rio Grande da Serra). Hoje mesmo, haviam 4 composições rodando na linha, algo que não acontecia há tempos. De acordo com informações apuradas com alguns maquinistas, a linha 7-Rubi está com excesso de trens, e com as recentes chegadas das novas unidades série 7000, alguns trens série 1100 podem rodar na linha 10, auxiliando os trens série 2100, e reduzindo o intervalo gradativamente. Hoje, aconteceu um fato curioso, que sempre tive vontade de presenciar: a unidade que eu estava (#1111) partiu da estação de Palmeiras-Barra Funda, e anunciou que seguiria até Rio Grande da Serra. Em meias palavras, partiu de Francisco Morato, e fez final em Rio Grande da Serra. Muito interessante! 
Segundo as palavras do supervisor da linha 10, quando todos os trens série 7000 encomendados para a linha 7 chegarem, é possível que todos os 1100 desçam novamente para a linha 10, para ficarem em definitivo. Porém, muitos trens série 2100 tem apresentado uma série de avarias, o que torna ainda mais necessário a presença de trens reservas rodando por aqui. Mas não deixa de ser uma boa notícia, ter novamente essa ótima frota rodando pelos trilhos do ABC. Quem puder viajar neles entre Luz e Rio Grande da Serra, aproveitem! Fica a dica! Abraços para todos.


7 comentários:

  1. Parabééns!!!

    Tomara que esses trens voltem para linha 10. Dão uma visão diferente aqui em ribeirão quando aparece um desses.

    Semana passada vi os dois parados..um sentido rio grande, outro sentido luz. muito tempo que nao via essa cena linda! hehehe

    ResponderExcluir
  2. Caro anonimo;
    Agradeço sua visita no blog! Pouco a pouco os trens série 1100 vem rodando novamente pela linha 10. Isso se deve a uma série de fatores, tais como a chegada dos novos série 7000 para a linha 7, uma série de avarias com trens série 2100, e a necessidade de diminuir o intervalo entre os trens na linha 10; Muitos gostam, mas a maioria detesta esse trem... Aqui em Rio Grande, quando ele dá entrada na plataforma, os usuários fazem pouco caso, e chegam a rejeitar o mesmo, aguardando pelo 2100. Houve um dia aí que estavam rodando quatro unidades série 1100. Cena que não acontecia há muito tempo... Mas vamos ver se eles voltaram para ficar, ou apenas para tapar buraco enquanto os espanhois saem da manutenção...
    Agradeço sua visita e comentário! Seja bem-vindo sempre!

    ResponderExcluir
  3. Ah não gostei da ideia... Sou usuário da linha 7 e gosto muito dessa série, principalmente por causa dos seus bancos da janela, rsrs.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, caro anônimo... Além de idade avançada, essa frota já não consegue acompanhar o ritmo das demais séries de trens. Mas vamos esperar para ver qual será o destino dessa frota. Eu acredito que, com uma boa reforma, ainda seja possível utilizar esses trens por mais uns 20 anos, no mínimo. Seria deveras interessante poder prestigiar o centenário dessa frota em circulação, já que são os primeiros trens de aço inox do Brasil. Mas aí já é sonhar demais. O centenário dessa frota se daria em 2057!

    ResponderExcluir
  5. Manda os 2100 de volta para a Linha 7 Rubi! Sinto saudades deles!

    ResponderExcluir
  6. Olá Rique. A frota 2100 não possui mais viabilidade técnica para circular na Linha 7, principalmente após a estação de Pirituba, onde começa a rampa. Esse trem não foi preparado para subir rampas do nível das mesmas da Linha 7, portanto, não conte com o retorno dele.

    ResponderExcluir
  7. 1100 firme e forte, com uma boa reforma poderia rodar pelo menos mais 10 anos, mas do jeito que a CPTM praticamente abandonou eles dou no máximo 3 anos até os 7000 chegarem (voltarem) para a linha 7... Esses 1100 só rodam na linha 7? faço a viagem diariamente Caieiras x Brás x Caieiras e não vejo esse modelo em nenhuma outra linha...

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores