sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Visita técnica em Presidente Altino

Saudaçoes seguidores! Estou atrasado em algumas postagens, porque alguns fatos ocorreram por aqui, e depois de tudo explicado, volto a fazer as matérias. Voltando um pouquinho no tempo, venho contar para vocês como foi a visita técnica em Presidente Altino, no dia 17 de outubro. Essa visita foi meio que marcada ás pressas, porque só soube que aconteceria na antevéspera. Bom, começamos por Rio Grande da Serra, as 06h40 da manhã de um domingo frio. Embarcamos no trem série 2100, e chegamos na estação Brás por volta de 08h. Ali, encontrei os demais participantes da visita, bem como o orientador da visita, Paulo Vinícius.
Uma nova palestra foi acompanhada por todos nós, dessa vez dirigida pelo supervisor da Linha 10, o sr. Wagner Schneider. Após todo o processo, e também toda a palestra de segurança, novamente visitamos o Centro de Controle Operacional (CCO), onde todos os sinais e trens são controlados por sistemas computadorizados. Após rápidas perguntas, saímos do CCO, e embarcamos em um trem da linha 11 até Luz, onde posteriormente seguimos para Palmeiras-Barra Funda e, na linha 8, até Osasco. Ao sair do sistema, caminhamos até o pátio de Presidente Altino, acompanhados por um funcionário da CPTM. Ao chegar no pátio, entramos, e avistamos alguns vagões ainda com o logo da Fepasa, e caminhando mais a frente, chegamos enfim ao local onde ficam os trens. Inicialmente, encontramos um trem série 5500, que está prestando serviços provisoriamente na linha 8. Após rápidos cliques, seguimos em frente, onde estavam duas unidades de série 3000, durante o processo de higienização. Entramos na oficina, onde estavam estacionados alguns trens como série 5000, 2100, 3000 e 7000.

Como estávamos em um grupo muito grande de visitantes, não tivemos tempo suficiente para fotografar da maneira que realmente desejávamos, mas há de se entender que tudo estava sendo realizado de acordo com um cronograma de tempo, o que tornou tudo mais rápido. Seguindo em frente, saímos da oficina, e seguimos até o estoque de peças dos trens, onde havia de tudo um pouco. Mas antes de sair, cliquei uma imagem bastante legal, que gostei de ter feito: três unidades do trem série 2070 estacionados em fila:
Visitamos os estoques, e conhecemos vários locais de manutenção e armazenagem de peças, desde parafusos até pantógrafos. Um amplo espaço onde havia de tudo um pouco sobre os trens. Eu, como sou estudante de logística, achei bastante interessante, já que notei a forma como a CPTM costuma estocar suas peças de reposição. Mais adiante dos estoques, uma cena bastante inusitada de ver: uma automotriz Budd sendo reformada. Recentemente, li o livro ´´Carros Budd no Brasil``, e nessa publicação falava-se muito das automotrizes Budd, que fizeram bastante sucesso nos percursos de média distância no país. Mas enfim, segundo informações, a litorina estaria sendo reformada para prestar serviços como Expresso Turístico, sendo o provável trajeto compreendido entre Luz e Pindamonhagaba.
Ao deixarmos a litorina, saímos dessa parte do pátio, e nos deslocamos até onde estava mais uma unidade da série 7000, que acabara de chegar das fábricas de Hortolândia. Trata-se do décimo quinto trem entregue, de um total de quarenta unidades que foram adquiridas pelo governo do estado, no programa Expansão SP. Já bastante comuns em São Paulo, os trens série 7000 contam com diversas inovações tecnológicas, como câmeras de vigilância, sensores de incêndio, telas de LCD que informam as estações e diversos outros sistemas, que o fazem ser um trem de última geração.
Ao lado do trem série 7000, estavam os três sobreviventes da aquisição da EF Sorocabana: os trens série 4800, ou jotinhas. Também conhecidos por ´Toshibas`, tais trens deixaram de circular em meados de março, quando a CPTM resolveu reformar todo o trecho compreendido entre as estações de Itapevi e Amador Bueno. Com isso, a reforma incluiria a modificação da bitola, de um metro, para a bitola larga utilizada nas demais linhas, que é de um metro e sessenta centímetros. Por essa razão, os toshibas deixaram de operar comercialmente, e estão parados no pátio, fora de operação desde então. Disseram que essas três unidades poderiam se juntar às outras três que estão em Salvador (BA), mas por enquanto, nada foi acertado.
Ao terminar a visita pelo pátio, saímos do mesmo, e nos dividimos em vários grupos para a hora do almoço. Cada um escolheu o seu local para a refeição, e tivemos uma hora e quinze minutos para fazer isso. Fiquei na companhia do amigo Wesley, de Barueri (lembrando que também tem o Wesley de Pirituba). Após a hora do almoço, a parte mais interessante da brincadeira: a viagem na cabine de uma composição. Nos posicionamos na plataforma central da estação Osasco, e divididos em grupos de três pessoas, gradativamente fomos realizando as viagens. Meu grupo realizou a viagem na cabine, de Osasco até Grajaú, no trem série 2070 #2072, a primeira unidade que a CPTM apresentou com a nova identificação visual. Realizada totalmente a viagem, após muitas fotos e vídeos, desembarcamos em Grajaú, e retornamos até Osasco, onde a visita foi encerrada.
Mais uma vez, agradeço aos participantes da visita, pela simpatia e pelas informações concedidas. Esse foi mais um sonho que se realizou (viagem em mais uma cabine), e mais uma história que temos para contar a vocês, nos trilhos da CPTM. Particularmente, gostei muito dessa visita, pois ao contrário da primeira, tivemos a oportunidade de visitar um pátio, e desfrutar de um maior tempo na cabine de uma composição.
Abraços ferroviários a todos, e até o próximo post.

2 comentários:

  1. Oi cara!
    Então, eu sou um apaixonado por trens ( vai entender esse amor ).
    Sempre acompanho seu blog.
    Me diga, como eu faço pra participar dessas visitas tecnicas com vc?
    Qualquer coisa, oh:
    neo_santos@hotmail.com

    Abrass

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  2. Prezado Silas, para participar de visitas técnicas na CPTM ou no Metrô, você deve entrar em contato com uma das empresas, informando seu interesse em participar. Os links relativos às visitas estão nos blogs, identificados. Basta clicar na imagem que vc é direcionado até a página.

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