quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CPTM devolve 4 trens para a linha 10-Turquesa

Unidade 2102-2108, que rodava na linha 9, foi devolvida para a linha 10.

A CPTM realizou nas últimas semanas, uma movimentação logística de frota, entre as linhas 9-Esmeralda e 10-Turquesa. Na linha 9, haviam quatro trens série 2100, que auxiliavam nos horários de pico. Com a recente chegada de novos trens série 7000 para essa linha, os trens série 2100 foram devolvidos para a linha 10, que ganhou mais unidades para suprir sua demanda. Com isso, os intervalos da linha 10 estão sendo reduzidos gradativamente. Aproveitando a lacuna, a CPTM puxou mais duas unidades para reforma: 2121 e 2141 (as unidades acopladas á esses trens, 2126 e 2130 estão unidas), foram tirados de circulação essa semana, para serem desmontados e reformados por inteiro. Enquanto isso, as unidades 2102-2108, 2114-2137, 2104-2105 e 2148-2103 estão rodando nos trilhos da linha 10, voltando á suas origens. No pátio e oficina da Luz, a unidade 2112-2122 já está disponível para circular, recém saída da reforma. Faltam ainda alguns poucos testes para essa unidade retornar às suas atividades. Todos os trens devem passar por tal reforma, inclusive para modificação da identificação visual, que desde o ano passado passou a ser vermelha. Após a reforma, os trens estarão autorizados a circular por mais cerca de 20 anos. Existe a possibilidade de parte deles servirem como ´Expresso ABC`, plano que está em pauta no Governo do Estado, semelhante ao Expresso Leste, para escoar melhor a demanda dos usuários. O Expresso ABC sairia da estação Luz, ou de Palmeiras-Barra Funda, faria escala em Brás, Tamanduateí, São Caetano, Santo André e parada final em Mauá. Mas ainda não passa de projeto, e enquanto isso, a operação continua normal, sendo variável apenas em horários de pico, quando os trens operam no loop Mauá x Luz.
 Unidade 2136-2138, o quarto da série a sair da reforma e circular

2 comentários:

  1. Esse trem é horrível. O ar condicionado dele é péssimo, ele parece uma prisão com aquele teto rebaixado, e as 4 portas por carro são uma porcaria.

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo, sou completamente contra a sua opinião. Acho o trem série 2100 um dos melhores da frota da CPTM, sendo que é o mais confortável, o que tem o melhor sistema de ar condicionado e o menor nível de ruído interno. O conceito das portas é um projeto espanhol, visto que lá não existe tamanha demanda quanto aqui em São Paulo. Todos gostam desse trem em SP.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores