quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Expresso Turístico está entre as melhores práticas indutoras de turismo regional


Fonte: CPTM

Sucesso entre o público pela grande procura e pelos altos índices de aprovação [mais de 90% dos usuários avaliam positivamente o serviço], o "Expresso Turístico" também foi reconhecido em prêmio nacional voltado ao desenvolvimento do turismo regional, promovido pelo Ministério do Turismo.

Iniciativa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos [STM] e CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] , em parceira com a Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Turismo [SELT], o projeto está entre os 26 escolhidos na I Chamada para a Premiação das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional - Estudo de Competitividade 2010.

As melhores práticas voltadas ao fomento do turismo regional escolhidas foram distribuídas em 13 dimensões e variáveis consideradas no Estudo de Competitividade, realizado pela FGV, em parceria com o Ministério do Turismo e Sebrae. Foram selecionadas 13 iniciativas em capitais brasileiras e 13 em não capitais. O Expresso Turístico se destacou na dimensão "Acesso" [no caso ferroviário] entre as melhores práticas nas capitais.

A cerimônia de premiação será realizada em Brasília, em dezembro. Na ocasião, o Expresso Turístico receberá o troféu "Roteiros do Brasil". Mais informações: www.turismo.gov.br.
Segundo o secretário-adjunto de Estado dos Transportes Metropolitanos e coordenador do projeto, João Paulo de Jesus Lopes, a premiação atesta o acerto da Secretaria em atender a mais a essa demanda da população pelo transporte ferroviário para fins turísticos. "O grande sucesso dos serviços junto aos usuários e, agora, esta importante premiação nos incentivam a expandir o Expresso Turístico, aumentando a frota e implantando novos roteiros. Em breve teremos novidades", revela.

Expresso Turístico
Inaugurado em abril de 2009, o Expresso Turístico tem como objetivo integrar pontos de interesse turístico localizados ao longo da malha ferroviária. A viagem é feita a bordo de uma composição formada por dois carros de aço inoxidável, fabricados no Brasil na década de 50 e tracionados por uma locomotiva a diesel, da CPTM. Ao longo do percurso sobre os trilhos, monitores dão informações históricas sobre a ferrovia paulista e as estações da CPTM. Atualmente, há três opções de trajeto: Luz-Paranapiacaba [quinzenal, aos domingos], Luz-Jundiaí [semanal, aos sábados] e Luz-Mogi das Cruzes [quinzenal, aos domingos].

Viagem Extra nesse feriado
Devido ao grande sucesso do Expresso Turístico Luz-Jundiaí, da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], o trem fará uma viagem extra em 15 de novembro, feriado da Proclamação da República. Quem quiser fazer o passeio precisa aproveitar esta oportunidade, pois as vagas até o início de dezembro já estão praticamente esgotadas.

O trajeto é feito a bordo de dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 1950, conduzidos por uma charmosa locomotiva a diesel. Em cada vagão há um agente de trem e monitores que transmitem informações turísticas ao longo do trajeto, que dura cerca de 1h30.

O trem parte da Estação da Luz e, chegando à Estação de Jundiaí, o passageiro pode escolher entre os diferentes roteiros turísticos oferecidos pela agência de turismo local. Entre as atrações está Museu Ferroviário, da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, as belezas naturais da Serra do Japi com suas trilhas e caminhadas e o Circuito das Frutas.

As passagens podem ser adquiridas diretamente na bilheteria da Estação da Luz, entre 6h e 18h30, ou da Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, das 8h às 17h. O valor do integral do bilhete é de R$ 28. A primeira tarifa é cobrada na íntegra, mas a segunda, terceira e quarta saem com desconto de 50%.
A disponibilidade de lugares para os três destinos disponíveis do serviço [Mogi das Cruzes, Jundiaí e Paranapiacaba] pode ser conferida no site http://www.cptm.sp.gov.br/expressoturistico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores