quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Descaso na extensão da Linha 8-Diamante causa revolta em usuários

 Trem Série 4800, que prestava serviços na extensão da linha 8-Diamante
Caros seguidores, hoje vamos tratar de um assunto bastante delicado... Um usuário e seguidor do nosso blog fez uma denúncia bastante séria, que está ocorrendo na extensão da linha 8-Diamante (Itapevi - Amador Bueno). Segundo informações desse nosso seguidor, as obras da extensão, que deveriam estar em andamento, estão completamente paradas. Tudo o que aconteceu até agora foi a demolição das estações e a retirada de uma das vias. A via restante tem sido utilizada para passagem de trens de carga da ALL (América Latina Logística). Toda a extensão deveria ser revitalizada, com situações em que a via seria adaptada para 1,60m (atualmente é de 1m), as estações reconstruídas e novos trens a serem entregues devem circular.
Mas não é isso que vemos... O trecho compreendido entre as estações de Itapevi e Amador Bueno está sendo atendida provisoriamente por ônibus da empresa Benfica, no sistema PAESE. A reclamação maior desse serviço é a seguinte: No início da operação, os ônibus estavam em grandes quantidades, atendendo a população com intervalos curtos. Durante o período noturno, faltam ônibus para atender a população, que se queixou pela precariedade do serviço.
Banner informando sobre a paralisação do trem no trecho de extensão

De acordo com o depoimento de um usuário, as 00h12, não havia ônibus para integração, sendo que o mesmo apareceu por volta das 01h10. O motorista segurou o ônibus em Itapevi até 01h32, afirmando haver de aguardar o último trem vindo de Júlio Prestes. Mas todo o tempo de espera, consignava várias viagens até Amador Bueno, afirma o usuário. O serviço, segundo testemunhas, está piorando a cada dia, e já está se equivalendo ao precário trem que prestava serviços na linha da extensão. Nesse dia, houve discussão ríspida entre o usuário e os seguranças, que quase chegaram as vias de fato. A CPTM e o governo do estado devem entregar todo o trecho no dia 01/11/2011, de acordo com a data que foi paralisada a circulação. Estivemos lá dois dias antes da paralisação, e encontramos um total descaso, mas com um informe em Itapevi e em Amador Bueno.
Dizem já por aqueles lados, que a integração irá retornar, com trens usados, em número de 2 ou 3 unidades, basicamente como era antes. Fica aí a indignação dos usuários da extensão da linha 8-Diamante, que estão sofrendo com a paralisação das obras. Esperamos que as obras sejam retomadas o quanto antes, e que tudo seja entregue no prazo correto. Tornamos essa postagem pública a pedido dos próprios usuários, que acompanham nosso blog, e pedem providências para as autoridades responsáveis.

10 comentários:

  1. Engraçado como tudo na Linha 8 é mais embaçado ...

    ResponderExcluir
  2. Nós que aqui moramos em Itapevi e usamos essa porcaria de serviço estamos cada vez mais indignados com a falta de competência da má administração da CPTM junto a BENFICA BBTT. Durante o dia onde o numero de passageiros cai, o intervalo dos onibus é de apenas 15 minutos, e no horário de pico chega até de 5 ou 8 minutoss (sentido amador bueno das 16:45 até as 19:00) pelo que ando observando, e não coicidindo confiando nas planilhas do fiscal da BENFICA que fica na estação de Itapevi. Outro ponto crítico durante todos os dias é na viajem de Amador Bueno para os usuários que vão desembarcar em Ambuitá, Cimenrita, e Santa Rita, é que somos obrigados a ficar na parte dianteira do veículo (antes da catraca), e com isso crianças, idosos, jovens, e adultos, todos "amultuados" na parte da frente do veículo, quando o restante do ônibus permanece praticamente vazio. (Quer tirar a prova real disso? Vá a estação Ambuitá, ou Cimenrita e tente embarcar somente pra descer em Santa Rita que você verá pra crer!) As obras estão sim PARADAS! Só suprimiram uma via, rede aérea, demoliram estações, e tratores e caminhões retiraram toda a brita da antoga via 2. No dia 30/04/2010 o Senhor então Presidente da CPTM em Amador Bueno, informou que tudo seria entregue (Novas Estações, Novos Trens, e que os mesmos não teríam mais baldeação), e ao observar a cada dia que a reforma/modernização da estação de Itapevi foi acontecendo, fui vendo que a antiga plataforma onde embarcávamos no antigo trem que prosseguia até Amador Bueno também passou e ainda passa por reforma, e a mesma continua do mesmo tamanho... Até então, conversando com algumas pessoas também que fazem parte da CPTM, admiradores de Ferrovia em SP, e até repórteres regionais, ouvi (boatos) de que Trens antigos faríam o trajeto Itapevi-Amador Bueno ( Poderíam ser alguns destes Trens da frota 4400, 1400,ou 1600). A população aqui revoltada, a demora desse onibus durante a noite, o deescaso quando perguntamos qualquer informação à próprios funcionários da CPTM, ou da BENFICA aqui em Itapevi. É TRISTE, HUMILHANTE!!! Até quando nós usuários seremos enganados??? Senhor Avelleda que veio em Amador Bueno, que obras prontas serão emssas em 18 meses que você prometeu? E os Trens novos? Ainda nem estão sendo fabricados... Aqui está tudo parado, não tem obra nenhuma acontecendo, nenhum Trem novo na Linha 8 Diamante... E essa tal de PPP que fizeram na L8 minha gente? Terceirizar a manutenção dos Trens atuais, só está piorando a cada dia a manutenção dos Trens de Série 5000 que circulam por aqui desde a era FEPASA. Concordo na manutenção preventiva, mas os horáios de intervalo aumentaram, os trens agora avariam muito muito mais, e o índice de má satisfação na Linha 8 é muito fácil de perceber em todos nós usuários. Eu como usuário, admirador de Ferrovia em SP, me senti mais do que na obrigação de lutar pelo meu direito, afinal eu, e todos cidadãos de Itapevi pagamos a tão "suada passagem de R$ 2,65" Porque somente a Linha 7, 9, 11, e 12 receberam Trens novos? Na linha 9 quando os trens circulavam de 4 carros, era horrivel.. Só quem utilizava mesmo no dia-a-dia sabe o que estou falando.. Hoje melhorou muito, palmas pra vcs da CPTM. Mas com a chegada dos Trens 7000 da CAF na L9, foram remanejados os 2100 de volta pra L10 aumentando assim a frota daquela linha, com tudo melhoria. Na Linha 8, o que está melhor? Somente obras de acessibilidade em Estações é tudo que nós precisamos? Não! Melhorias nas estações, mautenção em Trens, redução dos intervalos, mais trens circulando, mais treinamento de funcionários ao solicitarmos informações que eles saibam explicar direito.

    ResponderExcluir
  3. André tem mais lugares onde tem obras paradas exemplo é a Estação Vila Aurora da Linha 7 muito se falou e agora o terreno está vazio sem nenhuma obra é lamentável que a Linha 8 não tenha trem novo. Até onde eu sei só no Segundo Semestre de 2010 vão começar a ser entregues os novos trens para a Linha 8 serão 36 novos trens Série 8000 que terá 8 carros cada composição.

    ResponderExcluir
  4. puxa, muito legal o post do Diego, e muito completo o relato do amigo André.

    Só pra deixar uma colaboração, pel oque eu sei o projeto deste trecho está em andamento sim, mas atrasado.
    Acontece que serão construídas estações inteiramente novas (acho que ainda haverá baldeação em Itapevi, mas não tenho certeza), por isso demoliram toda a via e vão fazer de novo.
    Veremos, estava previsto pra começar as obras agora no início do ano, aguardemos...

    ResponderExcluir
  5. Pelas notícias que tenho, e mesmo voz da CPTM, dizem que as obras serão entregues dentro do prazo previsto, bem como a não necessidade de integração em Itapevi. Vamos esperar para ver os resultados.

    ResponderExcluir
  6. POR ENQUANTOSO ESTOU VENDO A CPTM PUXAR O SACO DA ZONA LESTE E DO FIM DE MUNDO DE RIBEIRAO PIRES E FARNCISCO MORATO, CADE OS TRENS NOVOS DA LINHA 8 DIAMANTE QUE SEMPRE FOI A MELHOR LINHA DE TRENS DE SAO PAULO??????CADE??????? ME RECORDO BEM QUE A LINHA 8 SEMPRE FOI A MAIS CUIDADA, CLARO QUE SAUDADE DA FEPASA, DEPOIS QUE VIROU UM AMONTOADO JUNTANDO NOS COM AQUELAS LINHAS NOJENTAS LA DO OUTRO LADO, NOSSA LINHA VIROU UM LIXO, ESQUECERAM, DA GENTE, ATE TREM VELHO, RESTO DAUQELE FIM DE MUNDO DAQUELA LINHA DE CALMON VIANA ESTA FAZENDO NOSSA LINHA GENTE UNS TRENS VELHOS SUJOS, MAL CUIDADOS, COM O PISO DESMORONANDO, O SERVIÇO DA LINHA 8 ESTA PESSIMO, CPTM ACORDA NOS PAGAMOS, VCS ARRECADAM HORRORES E LEMBRES A LINHA 8 É UMA DAS LINHAS MELHORES EM NIVEL SOCIAL, LEMBRE-SE QUE SEUS TRENS PASSAM POR OSASCO CARAPICUIBA, BARUERI QUE POSSUI O ALPHAVILLE, JANDIRA E ITAPEVI, E TEM MAIS DISSERAM QUE OS TRENS TERAO 8 CARROS, SO UM LOUCO DA CABEÇA PENSARIA EM COLOCAR TREM DE 8 CARROS NUMA LINHA QUE OS TRENS POSSUEM 12 CARROS E JA SAEM COM SUPER LOTAÇÃO DE MANHA JA DE ITAPEVI QUE JA ESTA BEIRANDO 300.000 HABITANTES........ESPERO QUE O GOVERNO NAO ESUQEÇA DE QUE A POPULAÇÃO DA ZONA OESTE DA GRANDE SAO PAULO TAMBEM É GENTE, E MERECEMOS MAIS DO QUE O POVO DA ZONA LESTA E DOS CAFUNDOS DO JUDA PORQUE A FEPASA SEMPRE FOI INVEJADA PELAS OUTRAS LINHAS

    ResponderExcluir
  7. Caro visitante, primeiramente agradeço sua visita. Vamos por partes:

    A CPTM não está puxando saco de nenhuma linha. Sou morador da cidade vizinha de Ribeirão Pires, e aqui não chegou trem novo. Pelo contrário, os nossos estão sendo reformados, o que me contenta muito. A zona leste de São Paulo sempre foi a que menos recebeu investimentos, automaticamente, deve sim ser lembrada, porque a população é muito maior do que das outras regiões.

    A Linha 8-Diamante receberá trens novos até o final de 2012. Já foram encomendados 36 novos trens, todos de oito carros, com ar-condicionado, assentos anatomicos e muito mais confortáveis do que os atuais. A CPTM está padronizando toda a sua frota para oito carros, e ao contrário do que você disse, é sim possível conciliar a linha 8 com trens de oito carros. Basta reduzir o intervalo e colocar mais unidades à disposição, que é plenamente possível escoar a demanda.

    Sobre o trem série 5500, que você diz ser um trem velho e sujo, a título de curiosidade, esse trem foi comprado pela FEPASA, para circular onde hoje é a linha 9 da CPTM. Eles estão emprestados, porque grande parte da frota da linha 8 sofre constantes problemas, e não tem trem reserva. Por isso, foram deslocados.

    Uma questão de que todos vocês da Linha 8 tem que acordar: a FEPASA não existe mais! A CPTM está trabalhando para dispor do serviço para vocês, e usuários são todos iguais. A empresa não dá privilégios para linha A ou linha B, mas sim para todos. Os problemas devem ser resolvidos por ordem de prioridade. As linhas da zona leste sofrem de problemas constantes, por isso, receberam maior atenção nos últimos anos. Francisco Morato depende muito de trens novos, pois possui a frota mais antiga (trem série 1100 é de 1958). Tenha paciência, que em breve chegarão trens novos na sua linha, e as estações estão passando por um processo de modernização. E não esqueça: A FEPASA não existe mais! Acordem para o futuro e esqueçam o passado. Agradeço sua participação e seja sempre bem-vindo.

    ResponderExcluir
  8. O que vai acontecer com a frota de TUE 5000 com a chegadas dos CAF 8000???

    ResponderExcluir
  9. olá, gostei muito do blog,aqui em itapevi segundo as más linguas as estações de cemirita e ambuitá não existirão ,alguem tem alguma informação? obrigado

    ResponderExcluir
  10. Thiago, boa tarde.

    As estações Ambuitá e Cimenrita, de fato, não existirão mais. Segundo os planos da CPTM, apenas as estações Santa Rita e Amador Bueno farão parte da nova extensão da Linha 8-Diamante.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores