domingo, 12 de dezembro de 2010

Governador realiza vistoria na Estação USP Leste, candidata a primeira estação de trem sustentável do mundo

A estação USP-Leste da CPTM, na Linha 12-Safira, que busca o registro como a primeira estação de trem do mundo sustentável, recebeu o governador de São Paulo, Alberto Goldman, e o Secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, nesta quinta-feira [dia 9] para uma visita técnica. O selo internacional LEED [Liderança em Energia e Design Ambiental, do inglês Leadership in Energy and Environmental Design] é concedido por uma ONG norte-americana, a USGBC [United States Green Building Council], que certifica construções sustentáveis em todo o mundo.
Para atingir esse objetivo, a CPTM está realizando obras necessárias em para a obtenção da certificação LEED. Essas intervenções foram avaliadas por especialistas em sustentabilidade, contratados pela CPTM. Entre as ações, serão adotadas iniciativas que reduzam o consumo de energia em até 40%, a pintura do telhado da estação será substituída por uma que evita o aquecimento do ambiente interno e a implantação de um novo paisagismo que diminua os custos com irrigação.
Durante um ano, essas obras serão acompanhadas e monitoras pela organização internacional. Ao final deste período, atingida a pontuação necessária, a certificação será concedida à Companhia, que é responsável pela estação.

Estação USP-Leste
A estação USP-Leste, inaugurada em 2008, é uma das mais modernas das CPTM. Conta com conceitos de arquitetura inovadores e acessibilidade. A estação já adota medidas como a racionalização do uso de energia elétrica e reuso da água e paisagismo eficiente com baixa necessidade de irrigação e seus usuários já contam com bicicletário [270 vagas]. Com as adaptações previstas amplia-se o grau de sustentabilidade do edifício, qualificando-o pretendida certificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores