sábado, 4 de dezembro de 2010

Linha 9 - Esmeralda já conta com 8 novos trens

A CPTM entregou todos os 8 trens a que a linha 9-Esmeralda esperava. A licitação, ganha pela espanhola CAF, apresentava a entrega de 8 unidades de 8 carros, que foram entregues em tempo recorde. Com isso, todos os trens dessa linha estão rodando com 8 carros, já que até tempos atrás, rodavam unicamente com 4 carros (a exceção dos trens série 2100, que rodavam com seis carros). O trem escolhido a ser entregue pela CAF foi o modelo série 7000, que já vem sendo entregue desde março. Com isso, a frota da empresa continua crescendo a níveis chineses, sendo que é a única companhia ferroviária do país que vem investindo forte em sua frota, além de reformar e construir estações, com padrão de metrô. Talvez alguns usuários fiquem revoltados a lerem essa matéria, principalmente os das linhas 7-Rubi e 12-Safira, que irão receber 20 unidades série 7000 cada. Mas a linha 9 necessitava urgentemente de mais trens, e acabou recebendo o lote primeiro. Vale ainda considerar que tem um trem a mais lá, emprestado para suprir as necessidades. Até metade de 2011 esperamos estar com todos os 48 trens série 7000 rodando pelos trilhos paulistas.
Trem série 7000 #7041, o décimo primeiro entregue.

9 comentários:

  1. Até metade de 2011 eu quero ver o Primeiro CAF da 8 Chapa rsrs

    ResponderExcluir
  2. Com a chegada dos novos trens a Linha 9 passa a ter composições formadas por 8 carros, mais conforto para os usuários.

    ResponderExcluir
  3. Acho difícil q esse trem vá para a linha 8, pois os trens atuais da linha 8 têm 12 carros 9se não me engano), e esse da caf, tem uma espécie de bico que ocupa muito espaço, e não permite ter os 12 carros que cabem justinhos nas estações da linha 8. Talvez eles devam pensar em outro modelo de trem, com uma frente parecida com os da Alston.

    ResponderExcluir
  4. Caro anonimo, segundo informações que temos, o trem serie 7000 não irá prestar serviços na linha 8-Diamante. Essa linha será atendida por outro modelo de trem, baseado no 7000, a ser entregue pela CAF a partir de junho de 2011. Com a padronização de frota, a CPTM pretende que todos os trens rodem com 8 carros, independente da linha de atuação.

    ResponderExcluir
  5. alguem me passou uma informação, que estes trens serie 7000 da CAF, são apenas temporários na linha na linha 9, eles futuramente serão retirados para outra linha, e virão outros trens de outra série e outra fabricação, você sabe algo a respeito?

    ResponderExcluir
  6. Caro anonimo;
    A CPTM licitou a compra de mais 8 novos trens para a linha 9-Esmeralda. Com essa licitação, os trens série 2100 que estavam emprestados. A principio, os CAF 7000 estavam emprestados tambem (eram duas unidades), mas como a CAF venceu a licitação, resolveu fornecer modelos semelhantes, o que faz com que sejam vistas as 8 unidades que devem ser mandadas a essa linha.

    ResponderExcluir
  7. Prezado amigo!

    Como que uma linha como a 8-diamante vai se manter no horario de pico com intervalo reduzido com 12 vagões ja está circulando no limite e mesmo trocar toda sinalização viaria não terá como manter a ideia de cair de 12 vagões para 8,como ocorreu na linha 12 da serie 5500,que piorou demais a prestação de serviços,só de um tempo pra cá que melhorou timidamente,mas dá um cáos entre TATUAPE E BRAS SENTIDO CALMON A TARDE E DE MANHÃ ENTRE ITAIM PAULISTA E COMENDADOR ERMELINO,SENTIDO BRAS!

    EU ACHO QUE A CPTM NÃO ESTÁ FAZENDO NENHUM ESTUDO REAL DA SITUAÇÃO DA LINHA 8,ONDE SE TIVER A TROCA TEM QUE TROCAR 12 VAGÕES POR 12 VAGÕES ZERO KM,AÍ VAI MELHORAR A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS OFERECENDO RAPIDEZ,CONFORTO E SEGURANÇA!

    EU MORO NA REGIÃO DA LINHA 8 SEI MUITO BEM DA REALIDADE DESTA LINHA MUITO ELOGIADA DESDE A FEPASA!

    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  8. Prezado Douglas;

    Fazendo uma análise com olhos de profissional de logística que sou, vejo uma grande alternativa utilizar trens de 8 carros na linha 8-diamante. Pense comigo: atualmente, a linha 8-diamante conta com 17 trens no horário de pico, todos de 12 carros. Num horizonte próximo, teremos 36 trens de 8 carros rodando, com uma provável redução na oferta de lugares, mas em contrapartida, teremos um intervalo muito menor, com viagens possivelmente mais rápidas.
    Um dos maiores problemas em todas as linhas é um hábito dos usuários, de pegar um trem no sentido contrário, para voltar no mesmo sentido, confortavelmente sentado. Tenho visto muito isso em várias linhas, o que torna a lotação ainda maior. A CPTM faz sim estudos de viabilidade em todas as linhas, e a padronização para 8 carros de toda a frota de todas as linhas vem com certeza no âmbito de melhorar cada vez mais a prestação do serviço.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores