quinta-feira, 29 de abril de 2010

30 de Abril: Dia do Ferroviário



Por Diego Silva

Ser ferroviário não significa ser louco. Ser ferroviário é fazer parte da história de um lugar... Conhecemos trens e estações como a palma de nossa mão, o que nos faz pessoas diferentes. Existem casos e casos, mas o trem nasce com a pessoa, seja genético ou seja por pura admiração. Nascemos para o trem como o trem nasceu para nós, e nosso amor se traduz em ferrovias. Cada novo trem, cada nova estação, uma nova emoção e uma nova história para se contar. Quanto tempo passamos junto do trem, felizes por poder dizer que somos ferroviários de coração e de alma... Acidentes que acontecem são como morte de um parente para nós; cada perca de uma composição dói como se fosse a perda de um membro do corpo. O trem faz nosso coração bater mais forte, traz a energia e a emoção que poucas coisas no mundo conseguem trazer para nós. O trem corre em nossas veias, fazendo pulsar um coração apaixonado pelos trilhos. Fazemos da ferrovia a nossa casa, as estações são os pontos de nossa vida, as paradas onde histórias marcam e deixam lembranças de mais um dia junto dele. Somos muitos, anônimos para a sociedade, mas conhecidos entre nós mesmos, lutando todos os dias para preservar um sonho que todos fazem questão que se acabe. Durante os 12 meses do ano, estamos sobre trilhos, aprendendo novas características, conhecendo novos locais, acumulando quilômetros rodados dentro de composições... O sentimento pelo trem é intraduzível, faltam palavras para descrever o que nós temos dentro de nossos corações quando estamos junto deles, mas uma coisa é certa: é algo muito, muito forte. As pessoas dizem que somos bobos, nos acham idiotas por admirar um monte de ferro que só serve para transportar gente. Se não fosse por nós, admirando esse ´´monte de ferro``, se não fosse por tanta gente que no passado deu a vida para construir as estradas de ferro, nada disso existiria hoje, e vocês estariam se matando dentro de ônibus inteiramente lotados. E mais, não existe idade para admirar o trem! Podemos ter 12 anos, ou 80 anos, que é igual, o trem é especial para nós, independente de idade, raça, religião, país, idioma... Falem o que quiserem do trem, mas ele faz parte da vida de vocês, dia após dia da semana, e no dia de descanso de vocês, quem vocês utilizam para sair de casa com a família? Ele, o trem! Nós, ferroviários, temos a honra de todos os dias estarmos junto de nossos filhos, as composições e locomotivas, que tratamos com um amor fraternal, que cuidamos para que estejam sempre limpos e agradáveis de se viajar. Não existe hora nem data para estarmos juntos deles, e se surge uma notícia da chegada de mais um novo trem, começa uma operação de guerra para acompanhar desde o conceito até a entrega do trem. Fotografamos todos os trens, de todas as maneiras e ângulos possíveis, para um dia mostrarmos para as próximas gerações como eram os trens de hoje. Filmamos viagens, trens que chegam e que partem, para registrar momentos inesquecíveis, sons dos trens que se assemelham à música quando ouvimos, tudo registrado para lembrarmos sempre que nos for conveniente. Esses somos nós, os ferroviários. Cada vez mais estamos atentos aos trens, às ferrovias, a tudo que envolve esse carrossel ao qual admiramos tanto. Somos uma corrente no mundo, e hoje, é o nosso dia, o dia do ferroviário. Parabenizo à todos os meus amigos ferroviários pelo nosso tão importante dia, e comemoramos aqui em SP em um momento muito especial, com novos trens. Parabéns a todos nós, e que estejamos todos unidos em prol do nosso maior objetivo: o trem!

terça-feira, 27 de abril de 2010

O fim dos Toshibas em São Paulo: Boato ou Verdade???


Por Diego Silva

Saudações, seguidores! Um novo post sobre o trem da Toshiba se viu necessário de ser feito, devido a uma notícia que chegou para mim esses dias. Novamente alguém me informou que o trem encerrará suas atividades aqui em SP. Em outubro, fiz uma tour especial para Amador Bueno, porque vazou a notícia de que naquele dia seria a última chance para se andar em tais trens. Deu no que deu, e eles continuaram em atividade. Recentemente, a notícia veio à tona de novo, e não pude comparecer em Itapevi para presenciar a composição. Meu amigo Derick esteve no local, e coincidentemente encontrou as três composições na estação de Itapevi, ou seja, a notícia era verdadeira. Mas outra vez, foi um boato, porque eles continuam em atividade.
Novamente surgiu a notícia do fim da longa história deles em SP, mas não posso confirmar aqui se dessa vez é verdade, ou se é apenas mais um alarme falso. No mês passado, o então governador José Serra assinou uma PPP (Parceria Público-Privada) para a linha 8-Diamante, que compreende o trecho Júlio Prestes-Amador Bueno. Nessa PPP estão incluídas a compra de 36 novos trens, manutenção dos mesmos por 20 anos e troca de sinalização. A PPP foi vencida pela espanhola CAF, que recentemente entregou os dois primeiros novos trens da CPTM (série 7000) e o novo trem do Metrô (Frota H). Se o programa Expansão SP está com obras atrasadas, isso é outro assunto, mas pode ser que com essa PPP, a linha 8, além de ganhar nova frota, tenha mudanças brutais, uma vez que a estação de Itapevi já passa por obras de modernização desde outubro de 2009. Não fugindo muito disso, a notícia sobre o fim dos toshibas pode ser verdade dessa vez justamente por conta da PPP.
Lembrando que os toshibas são de bitola métrica, e a ideia da CPTM é unificar toda a malha em bitola larga (1,60m). Entrei em contato com algumas pessoas, e em breve trarei novidades sobre o toshiba, sobre sua continuidade ou sobre o seu fim nos trechos paulistas. Abraços Ferroviários e até a próxima!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Seguranças da CPTM impedem trabalho de fotografia de Diego Silva

Por Diego Silva

Seguidores, hoje venho mostrar para vocês o quanto é difícil trabalhar em prol da CPTM e desse blog. Na última quarta-feira, aconteceu a ´´Renegade Tour``, que tinha como objetivo a viagem até Amador Bueno, mas que foi forçada a parar em Itapevi. Estiveram presentes comigo nesse passeio: Derick Toshiba, Fábio, Luis Fernando e Felipe Navas. O fato que marcou esse passeio foi um segurança da CPTM (ASO = Agente de Segurança Operacional, ou simplesmente, PF), me retirar do trem Série 4800 (Toshiba da Linha 8 Diamante) em Itapevi, para me proibir de fotografar e filmar essa composição, que será extinta em breve, insinuando que meus amigos e eu seríamos terroristas e tal. É o cúmulo da falta de comunicação dentro da CPTM, uma vez que o regulamento de viagem permite fotografar e filmar os trens e estações, não sendo para fins lucrativos. Vocês conhecem o meu trabalho, não lucro nada por isso e faço por pura diversão, e vem um funcionário desinformado proibir um trabalho de memória ferroviária, incitando até que eu apagasse as fotos já clicadas?? O próprio presidente da CPTM, o senhor Sérgio Avelleda, conhece o meu trabalho, e me apoiou como admirador e fotógrafo da empresa, para um simples funcionário vir me coibir... Isso é no mínimo revoltante!!! Além de me tirar do trem (intervalos no feriado na extensão da linha 8: 1 hora), ainda tive que fornecer nome e RG, ficando numa situação constrangedora... Até quando vamos ter que sofrer com seguranças mal-preparados, que não conhecem as normas e regulamentos da empresa, que querem agir com a emoção em vez da razão, se passando por donos da CPTM? Se for para me proibir de fotografar trens, terão que proibir mais uma legião de fotógrafos existentes aqui em São Paulo, porque não sou o primeiro nem o último. Fica a revolta de ter perdido a oportunidade de fazer a viagem no trem toshiba, e a incapacidade de se trabalhar dignamente, conhecendo a forma de execução das leis da empresa. Revoltante!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Expresso Turístico da CPTM completa um ano e registra mais de 12 mil passageiros

Por Diego Silva

O Expresso Turístico, trem de passageiros da CPTM que funciona aos finais de semana completou seu primeiro ano no último dia 18. A composição completou seu primeiro ano de serviços com a marca de mais de 12 mil passageiros em suas 75 viagens realizadas até agora. A viagem mais procurada foi a Luz-Jundiaí-Luz, que conta com frequencia semanal (aos sábados). A outra opção, Luz-Mogi das Cruzes-Luz, que é quinzenal, contou com 2.800 passsageiros, diante de 9.400 viajantes no percurso de Jundiaí. No mês de julho, a CPTM pretende lançar a terceira rota: Paranapiacaba. A vila histórica já vem na pauta do Expresso há meses, e faltam detalhes básicos para a primeira viagem do trem até a vila.

O trem
As viagens acontecem em um trem de aço inox, construídos no Brasil na década de 1950. Os dois carros foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) à CPTM, que reformou os carros em sua oficina na Lapa. Os dois carros são tracionados pelas locomotivas ALCO RS3 #6001 e #6004, que pertencem à CPTM e são canadenses. Quando não estão à serviço do expresso turístico, as locomotivas prestam serviços de manutenção à empresa, como reboque de vagões ou de trens avariados.

O projeto foi desenvolvido pela STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos), por intermédio da CPTM, em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, apoio da ABPF, do IPHAN e das prefeituras de Jundiaí e Mogi das Cruzes.
Para obter informações sobre as viagens, valores, horários e dias disponíveis, acesse o site da CPTM (www.cptm.sp.gov.br/expressoturistico). No site, os viajantes poderão contar um pouco da viagem, compartilhando fotos e interagindo no Diário de Bordo.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Câmeras de vigilância trazem maior segurança aos usuários da Linha 10 - Turquesa

Câmeras de segurança no trem série 2100

Por Diego Silva

Seguidores, quem de vocês utiliza a linha 10 - Turquesa da CPTM (Luz - Rio Grande da Serra)? Creio que alguns. Eu utilizo todos os dias, e um fato curioso tem chamado muito a atenção dos usuários de umas semanas para ca. Trata-se de duas composições da série 2100 que possuem câmeras de vigilância nas cabines e nos carros. A CPTM têm feito o máximo para garantir a segurança de seu usuários, e agora inova trazendo câmeras em seus trens. As composições que possuem câmeras ainda sao poucas (2 trens serie 7000, um trem serie 2000 e dois trens serie 2100), mas a tendencia é que toda a frota receba esse novo item. As câmeras estão localizadas nas duas cabines das composições, onde estão posicionadas para filmar a viagem (caso ocorra algum atropelamento ou impedimento de via), e outras quatro câmeras estao dentro dos carros, monitorando os usuários (em casos de vandalismo, comércio ambulante, assaltos e etc.). Mais um novo item de segurança que fará suas viagens cada vez melhores.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Linha 7-Rubi recebe novo trem da CPTM


Por: Diego Silva

Saudações, seguidores! Espero que todos estejam bem! A novidade da vez foi a entrega do novo trem da linha 7-Rubi (Luz - Francisco Morato - Jundiaí), pela CPTM. A composição foi construída pela espanhola CAF, e chega para reforçar a frota da linha, que passa por uma reformulação. Esse é o segundo novo trem da companhia, semelhante ao trem entregue na linha 12 - Safira (Brás - Calmon Viana) no final de março, em evento que estivemos presentes e fizemos cobertura. A composição #7005/#7008 conta com ar-condicionado, câmeras de vigilância, assentos anatômicos e maior espaço interno. Ontem, tive a oportunidade de viajar no trecho Palmeiras-Barra Funda à Luz nessa composição, e o que se viu foi um conforto ímpar. A composição não ´´treme``, pouco se sente solavancos ou trancos de arranque, e o isolamento acústico também é um detalhe a ser notado. Os usuários da linha 7 têm muito a comemorar com a chegada dessa composição, pois o futuro da linha já chegou.


Em contrapartida, começou também a substituição de uma frota muito antiga (Série 1100), mas que é a história viva da ferrovia paulista. A cada novo trem que chegar para a linha 7, é um trem antigo que sai, e os guerreiros trens da série 1100 pouco a pouco irão finalizar o seu ciclo de mais de 50 anos prestando serviços de transportes. É uma pena, mas o futuro pede passagem nos trilhos paulistas... Em breve, novidades para vocês!

Siga o blog por email

Seguidores