sexta-feira, 25 de junho de 2010

Estações da CPTM são tombadas como Patrimônio Histórico pelo Condephaat

Rio Grande da Serra (Foto de Diego Silva)
Fonte: CPTM

As estações Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, da Linha 10-Turquesa [Luz-Rio Grande da Serra], e Caieiras, da Linha 7-Rubi [Luz-Jundiaí], da CPTM, foram tombadas pelo Condephaat [Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo]. A CPTM herdou o patrimônio da antiga SPR [São Paulo Railway] - primeira ferrovia paulista, aberta em 1867 - que impulsionou o desenvolvimento de São Paulo a partir da metade do século XIX, quando o café passou a ser o principal produto de exportação no Brasil e passou a ser escoado para o Porto de Santos pela ferrovia. Embora esteja em pleno processo de modernização, promovido pelo Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, a CPTM vem mantendo o compromisso de zelar pelo seu patrimônio histórico. Uma demonstração disso é que as três estações tombadas continuam prestando serviços, juntas, a cerca de 35.500 usuários todos os dias, tendo mantidas suas condições de uso por meio de manutenção periódica e sempre de acordo com as diretrizes dos órgãos de preservação. Outro exemplo são as estações Luz e Brás [que passaram por restauro], e Julio Prestes, já tombadas e que estão em plena operação.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Expresso Turístico para Paranapiacaba

Paranapiacaba
Por Diego Silva

Saudações seguidores! Ando um pouco sumido, mas não esqueci de vocês! (risos). Hoje eu venho noticiar para vocês uma informação bastante interessante. Na segunda-feira passada, eu fui informado que o trem do Expresso Turístico da CPTM passou aqui por Rio Grande da Serra, sentido Paranapiacaba. Ou seja, o novo trajeto do trem especial da CPTM está pronto, e faltam poucos detalhes para uma das mais importantes extensões voltarem a funcionar. Em 2002, partiu de Rio Grande da Serra a última composição regular para Paranapiacaba. Foi um trem série 2100, que estava explorando terras estranhas, uma vez que a frota que operava no trecho era de trens série 1400 (os budd). Desde então, o trecho é operado pela concessionária MRS, que o utiliza para transporte de cargas. Em finais de semana, é muito comum ver turistas em Rio Grande da Serra, procurando informações de como chegar na vila inglesa. Mas não se empolguem, seguidores... Se tudo acontecer como deve, o preço do Expresso Turístico para Paranapiacaba deverá ser igual aos outros trechos (Mogi das Cruzes e Jundiái), no valor de R$28 por pessoa. Com isso, ainda é mais viável a maneira de se viajar atualmente (trem mais ônibus). Mas aqueles que desejarem reviver anos de glória, em viagens nostálgicas, não passem vontade! Segundo informações, o Expresso deverá partir da Estação de Santo André, onde já existe uma placa com o nome do serviço. Segundo a CPTM, o trecho entra em operação no mês de julho. Tentarei estar presente na viagem de inauguração do serviço, e se tudo der certo, virei contar para vocês.
No mais, é isso! Aguardem novidades! Abraços Ferroviários!

Expresso Turístico

quarta-feira, 9 de junho de 2010

CPTM Instala detectores de metal nas estações



Saudações seguidores! Na semana passada, alguns usuários se surpreenderam com uma novidade da CPTM em algumas estações. Trata-se de detectores de metal, implantados para reduzir os índices de violência, e inibir potenciais criminosos que queiram adentrar os limites da companhia armados. Inicialmente, os detectores estarão instalados nas estações Luz (Linha 7-Rubi, Linha 10-Turquesa e Linha 11-Coral), Barueri (Linha 8- Diamante), Santo Amaro (Linha 9-Esmeralda), Mauá (Linha 10-Turquesa), Mogi das Cruzes (Linha 11-Coral) e Brás (Linha 10-Turquesa, Linha 11-Coral e Linha 12-Safira). Alguns usuários comentaram que trata-se de mais uma bobagem da CPTM, mas analisando por outro lado, é uma inovação, já que eventuais criminosos serão barrados na porta da estação. Algumas pessoas podem se incomodar com o fato da revista, mas será necessário compreenderem que isso é feito unicamente pensando na segurança dos mesmos, tornando a viagem mais segura e confortável.


Outra novidade é o Segway (Equipamento Individual de Mobilidade), um veículo que irá auxiliar na mobilidade dos Agentes de Segurança Operacional. A CPTM adquiriu 8 veículos, que serão utilizados em sistema de rodízio, nas estações de maior movimento da companhia (como as estações Luz, Brás, Palmeiras-Barra Funda). Com esse veículo, o campo de visão do Agente aumenta em cinco vezes, tornando o ambiente mais seguro e mais bem vigiado. Em casos de ocorrência, o agente consegue chegar muito mais rápido ao local, graças a esse equipamento. É a CPTM trabalhando cada vez mais para tornar o sistema de transporte sobre trilhos em padrão internacional!
Abraços ferroviários e até o próximo post!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Flagrante!!! Trem Série 1700 aparece na Linha 10 - Turquesa depois de mais de uma década



Saudações seguidores! Hoje eu tive um dos momentos mais emocionantes dessa vida ferroviária. Uma surpresa muito gratificante, que trouxe um filme de nostalgia. Um trem série 1700 estava parado na estação de Santo André (linha 10 - Turquesa), o que me fez voltar no tempo. Para quem não sabe, quando eu era criança, era esse trem que atendia a então linha D da CPTM, e desde 1996 eu não o via nessa linha. Foi um momento muito emocionante para mim, uma vez que 14 anos não são 14 dias, e pude reviver tempos já idos em questão de minutos. Por ventura, o trem não estava operando, mas só o fato dele estar presente na linha 10, tornou o meu dia mais especial. Em tese: eu estava voltando de mais um dia de aula na Uninove, e enquanto lia um documento, percebi que a estação de Santo André se aproximava, e olhei pela janela para confirmar. Eis que ao olhar a estação, me passa o trem série 1700 ao lado da composição #2129 que eu estava. Presenciei o Mafersa estacionado na plataforma 4 de Santo André, e comecei a fotografá-lo. Posso parecer louco, e até entendo o pensamento de vocês, mas quando gostamos de algo ou alguém, não medimos esforços... Um momento de criança que se repete na fase adulta. Fica aí para vocês a história, que fez de hoje, um dia mais feliz. 08 de Junho de 2010, o reencontro...
Abraços ferroviários, e até o próximo post.

Siga o blog por email

Seguidores