quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Inaugurada Estação Tamanduateí


Nova estação Tamanduateí foi inaugurada
Por Diego Silva

Saudações seguidores! Hoje venho noticiar a vocês a inauguração da estação Tamanduateí! Totalmente integrada, com CPTM, Metrô e EMTU, a mais nova obra do Governo de SP foi entregue a população ontem, as 11h. Chegamos por volta das 10h30 nas imediações da estação, e o que se viu foi um movimento até considerável. Chegada a hora da entrega, o governador do estado, Alberto Goldman, juntamente com o secretário de transportes Jose Luiz Portella e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, chegaram a estação, em um ônibus da EMTU.



Grande movimentação dos veículos de mídia, até que consegui uma boa foto das autoridades do estado. Com um corre-corre generalizado, adentramos na estação, juntamente com as autoridades, e já tivemos as primeiras impressões. Trata-se de uma mega obra, espaçosa e ampla, pronta para receber um alto volume de passageiros. Nos posicionamos um pouco a esquerda de um palanque, de onde foram realizados os discursos e palavras sobre a entrega da obra.



Antes disso, visitamos a plataforma da estação da CPTM, que foi a obra mais demorada, já que a estação do Metrô ficou pronta com semanas de antecedencia. Com o padrão de metrô ao qual a CPTM implanta suas obras, a estação Tamanduateí foi uma obra prima, digna de estar na Linha 10, porque trata-se de uma estação suntuosa e imponente, integrada aos outros dois modais de transporte. Feito tudo isso, terminado os discursos, as autoridades então deixaram o local. Porém, o presidente da CPTM, senhor Sérgio Avelleda, não deixou a estação, e na plataforma, prestigiou o último trem a prestar serviço na antiga estação de Tamanduateí (trem série 2100 #2120-2140), e posteriormente, o primeiro trem a parar na nova estação de Tamanduateí (trem série 2100 #2138-2136).

Últimos trens a prestarem serviço na antiga estação de Tamanduateí
Trem 2136/2138: primeiro trem a prestar serviços na nova estação
Trocamos algumas palavras rápidas, alguns elogios ao trabalho prestado e embarcamos sentido Luz. O senhor presidente desembarcou na estação Ipiranga, de onde retornou até Tamanduatei. Já eu, acompanhado do meu amigo Luís Fernando, seguimos até o Brás, de onde retornamos posteriormente.



De volta a Tamanduateí, hora das fotos e cliques mais calmos, sem o corre-corre da imprensa. Seguimos até Vila Prudente, e retornamos para Tamanduateí, para sentir o gosto de parar nessa estação no seu primeiro dia de operação. Pois bem, seguidores, mais um evento que participamos nesse ano. Mais uma obra entregue, e mais uma que podemos dizer: é nossa! Agradecimentos especiais ao governador do estado, pelo discurso e pela polidez nas palavras; ao prefeito Gilberto Kassab, pela presença e pelo discurso também (seu celular tocou no meio das palavras, mas tudo bem...); ao prefeito de São Caetano Auricchio Jr.; Ao sr. Presidente da CPTM, Sérgio Avelleda, pela sinceridade, simpatia e atenção de sempre para conosco; Fagali, presidente do Metrô; José Luiz Portella, secretário de transportes metropolitanos, o homem que coordena todas essas magníficas obras do Expansão SP, e por fim, ao meu amigo Luís Fernando, pela companhia e presença nesse dia tão importante, em que nos despedimos da antiga estação Tamanduateí, que outrora foi a Parada Vemag, para de hoje em diante, contemplarmos a mais nova estação Tamanduateí. Abraços ferroviários para todos, e aguardem o próximo post! Falarei sobre o caos na linha 3 do Metrô, que ocorreu horas antes dessa inauguração.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Estação Tamanduateí será inaugurada nessa terça


Por Diego Silva

Seguidores, saudações! Venho informá-los que nessa terça, dia 21 de setembro, será finalmente inaugurada a estação Tamanduateí, das linhas 2-Verde do Metrô, e 10-Turquesa da CPTM. Depois de um senhor atraso na obra, que disseram ter sido embargada, outrora foi atraso de equipamentos, ambas as estações estão finalmente prontas para começarem a operar comercialmente. A construção faz parte do pacote de obras do Expansão SP, que investiu R$ 23 bilhões, para modernização da CPTM e do Metrô, envolvendo obras de novas estações, reformas de outras, aquisição de trens e modernização de frotas mais antigas. Todos estão convidados para participar da solenidade de inauguração da estação integrada, que ocorrerá as 11h. Sejam bem-vindos a nova CPTM!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

CPTM lança Expresso Turístico para Paranapiacaba


Fonte: CPTM

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos [CPTM] realizam nesta sexta-feira, 17, a viagem inaugural do Expresso Turístico para Paranapiacaba. A vila histórica é o terceiro destino a receber o serviço. A primeira viagem comercial acontece no domingo, dia 19/09. A partir dessa data, as partidas serão quinzenais, alterando com o roteiro para Mogi das Cruzes.

No início do mês, a Agência Nacional de Transportes Terrestres [ANTT] concedeu autorização para a CPTM iniciar os serviços. Uma viagem teste foi realizada com sucesso no dia 5/9, para que fossem feitos todos os ajustes necessários antes do início da operação.

As viagens partirão da Estação da Luz sempre às 8h30, retornando às 16h30. Haverá uma parada na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André de dez minutos, onde a população da região do ABC poderá embarcar até Paranapiacaba. O percurso tem duração aproximada de uma hora e meia. O valor do ingresso é de R$ 28,00, para quem embarcar em Luz, e de R$ 25,00 em Santo André, com descontos de 50% para até três passagens adicionais adquiridas.

A extensão do Expresso Turístico até Paranapiacaba integra o convênio existente entre a CPTM e a MRS Logística, uma vez que o trecho entre Rio Grande da Serra e Paranapiacaba faz parte da concessão da MRS. O novo destino contou também com o apoio da prefeitura de Santo André, que implantou a plataforma de embarque e desembarque em Paranapiacaba.

Será utilizada a mesma composição que já opera os roteiros de Jundiaí e Mogi das Cruzes: dois carros Budd-Mafersa da década de 60 cedidos pela ABPF [Associação Brasileira de Preservação Ferroviária] e totalmente recuperados pela CPTM, com capacidade total de 174 passageiros. Os carros são tracionados por locomotivas a diesel da CPTM [uma delas General-Electric U20C, fabricada na década de 60, e outras duas ALCO RS-3, fabricadas na década de 50].

História
A Vila Ferroviária de Paranapiacaba foi criada para abrigar operários da São Paulo Railway, responsáveis pela implantação do sistema ferroviário que atravessa a Serra do Mar e, posteriormente, por funcionários que cuidariam da manutenção do sistema.

A construção da ferrovia, em meados de 1860, foi determinante para a expansão do café no interior do Estado e para o escoamento da produção com maior facilidade para o porto de Santos, a partir de 1867, com a inauguração da via.

A implantação do serviço fortalece e dinamiza a atividade turística que vem sendo implementada em Paranapiacaba. Os moradores consideram a atração essencial para incrementar o turismo local que possui grande apelo histórico e cultural.

Turismo
Distrito do município de Santo André, a vila é, atualmente, roteiro de lazer, atividades de pesquisa, educação, entretenimento e ecoturismo, praticado nas várias trilhas que cortam a Serra do Mar. Paranapiacaba também é reconhecida pela arquitetura do século XIX, influenciada pelo estilo inglês.

O turista poderá conhecer o Museu do Castelinho, o Centro de Documentação em Arquitetura e Urbanismo, o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, a Casa Fox, a Casa da Memória, o Centro de Visitantes, o Clube União Lyra Serrano e o Antigo Mercado. Além disso, em datas especiais, é possível encontrar em operação a segunda locomotiva mais antiga do Brasil, que pertenceu à SPR e hoje integra o acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.

Expresso Turístico
Criado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos e pela CPTM em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Turismo, com o apoio da ABPF [Associação Brasileira de Preservação Ferroviária], IPHAN [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] e das prefeituras municipais de Jundiaí, Mogi das Cruzes e Santo André, o Expresso Turístico é capaz de agregar o passado, o presente e o futuro em um novo serviço ferroviário voltado para o turismo, através da história, da cultura, da arquitetura e do meio ambiente.

Atualmente, o serviço conta com viagens semanais para Jundiaí, com partidas aos sábados, e para Mogi das Cruzes, quinzenalmente aos domingos. As passagens podem ser adquiridas diretamente na bilheteria da Estação da Luz, entre 6h e 18h30, ou na bilheteria da Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, das 8h às 17h. A disponibilidade de lugares para os três destinos pode ser conferida no site da CPTM www.cptm.sp.gov.br/expressoturistico.

Serviço
Expresso Turístico para Paranapiacaba
Local: Estação da Luz e Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André da CPTM
Saídas: A partir do dia 19/9, quinzenalmente aos domingos
Horário: 8h30 [Luz] e 9h00 [Santo André]
Valores: R$ 28,00 - na compra de ingressos para até três acompanhantes, desconto de 50%
R$ 25,00 - para embarque em Santo André

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Linha 10-Turquesa recebe o segundo trem reformado e com nova identificação visual


Por Diego Silva

Seguidores, mais uma notícia desse dia! A CPTM colocou em atividade hoje o segundo trem Série 2100 para a Linha 10, totalmente reformado e com a nova identificação visual. Há semanas atrás, noticiei para vocês sobre o primeiro que havia sido entregue para os usuários da linha 10... Hoje, voltando da faculdade, passei por ele próximo do pátio da Luz, e não imaginava que ele viria operar hoje. Ao chegar em Rio Grande da Serra, desembarquei da composição #2120, e após esta sair, o segundo trem vermelho chegou. Está com os prefixos 2138-C138-D138-D136-C136-2136. Esse é o quarto trem da série que recebe reforma. Outros dois atualmente circulam na Linha 9-Esmeralda, e o quinto trem já está pronto, e atualmente passa pelos últimos retoques dentro do abrigo da Luz. Enquanto isso, o sexto está sendo finalizado nas oficinas de Roosevelt (no Brás), e um sexto está sendo desmontado também em Roosevelt. É a CPTM trabalhando forte pela renovação e modernização de sua frota. Em breve, receberemos a nova estação Tamanduateí! Aguardem!

Expresso Turístico para Paranapiacaba: Viagem Inaugural amanhã



Seguidores, saudações! Amanhã, depois de muita espera, finalmente o Expresso Turístico irá iniciar suas atividades para a Vila Histórica de Paranapiacaba. Segundo informações, a viagem de amanhã partirá da Estação Luz as 09h, e contará apenas com convidados. A primeira viagem comercial deve acontecer no próximo dia 19 (a confirmar). Não tenho muitas informações sobre o assunto, mas vale a pena noticiar isso para vocês, já que ninguém sabia se isso aconteceria ou não. Então, venho divulgar para vocês, em primeira mão. Detalhe: fui convidado para a viagem inaugural, mas por motivos acadêmicos, não poderei participar... Caso queiram saber mais notícias sobre o Expresso Turístico, seus horários e disponibilidades de lugares, existe um link aqui mesmo no blog, ou se preferirem, entrem pelo site da CPTM, e procurem o ícone do Expresso.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Problemas em trem revoltam usuários, que destroem estação Guaianazes


Fonte: Portal G1

O problema de tração que causou a parada de um trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na Estação José Bonifácio da Linha Coral, na Zona Leste de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (15) gerou um tumulto entre os passageiros da linha.

Por causa da falha, a circulação de trens na linha foi afetada e usuários que estavam na Estação Guaianazes, também na Zona Leste, se revoltaram com a demora no transporte. Algumas pessoas atiraram pedras e quebraram vidros da estação. Por volta das 8h, a estação estava menos cheia e aparentemente os trens já circulavam. Entretanto, havia muitas pessoas do lado de fora, assim como policiais militares e uma ambulância.

De acordo com a CPTM, o problema ocorreu às 6h30 no sentido Guaianazes. Enquanto o trem esteve parado no local, as composições se alternaram no outro sentido. Por volta das 7h40, o trem já havia sido retirado e a operação começava a ser normalizada. A assessoria de imprensa da CPTM não tinha informações sobre tumulto no local.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Eletrocarro volta a circular na Linha 8-Diamante



Por Diego Silva

Saudações seguidores! Ontem tivemos a informação que um trem Série 5500, conhecido como Eletrocarro, estaria rodando na linha 8-Diamante da CPTM. Pois tratou-se de uma notícia verdadeira! Eis que, de acordo com fontes, a Linha 8 está com poucos trens (atualmente, 17 trens série 5000 rodam na linha), e a CPTM decidiu realocar os Eletrocarros para a linha 8. Para quem é leigo no assunto, os trens do Consórcio Eletrocarro foram adquiridos pela Fepasa, para rodarem na atual Linha 9-Esmeralda. Tais trens rodaram por muitos anos, até que, com a privatização da Fepasa, os trens foram deslocados para o ramal da EFCB (atualmente linhas 11 e 12 da CPTM).

Existem rumores de que até mesmo trens série 5550 (Spectrocarros, versões modernizadas dos Eletrocarros) possam ser deslocados para a linha 8, para reforçar a frota. Quem não sabe, a Linha 8 receberá 36 novos trens da espanhola CAF, a serem entregues a partir de junho de 2011. Com a chegada dos 36 novos trens, a CAF também se responsabiliza por reformar outros 12 trens Série 5000, durante 20 anos da PPP que a mesma foi vencedora. Atualmente, segundo informações, apenas 1 composição série 5500 está rodando (está com 12 carros), já que rodava com 8 na linha 12. Espera-se que pelo menos mais uma vá para a linha 8, e em último caso, uma terceira unidade deverá ser recuperada (5525-5545), que está fora de operação no pátio de Engenheiro SP. Vamos esperar para ver... Assim que puder, irei para a linha 8, ter a sensação de andar de Eletrocarro lá. Aguardem!

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