segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A eterna reclamação dos usuários - Parte 4 de 8

Novo CAF série 7000 na Linha 9: Trecho é a ´menina dos olhos` da CPTM

Texto: Diego Silva
Imagens: Diego Silva - Willian Molina

Caros seguidores, continuando nossa série de reportagens, hoje falaremos da Linha 9-Esmeralda, a preferida da CPTM. A linha é a melhor da companhia, já que é basicamente um metrô de superfície, atendendo a população da zona sul, partindo de Osasco e finalizando no Grajaú. O trecho foi construído pela Fepasa, sendo conhecido como ramal de Jurubatuba, já que na prestação de serviços, o trem seguia até lá, quando outrora fazia terminal em Pinheiros, ou mesmo em Santo Amaro. Digamos que essa seja a linha perfeita da CPTM, mas como usuário é sempre descontente e quer sempre mais, existem muitas reclamações dessa linha também...

Trem série 3000 com 4 carros: maior reclamação
A principal reclamação dos usuários dessa linha era a questão do tamanho dos trens. Até o final de dezembro de 2010, todos os trens circulavam nessa linha com apenas quatro carros (a exceção era o trem série 2100, que ajudava no pico com seis carros). Ou seja, a oferta de trens era excelente, pois contavam com doze unidades série 2000 fase II, dez unidades série 3000 e mais quatro unidades série 2100. Mas os CAF série 2100 causam um probleminha a parte: eram lentos demais para partir, e causavam atrasos nos demais. Com a retirada deles, houve a chegada dos novos CAF série 7000, que são semelhantes aos demais da linha, e com isso, houve-se a necessidade de acoplar os demais trens, para que todos tivessem oito carros. Feito isso, notou-se um detalhe bastante interessante: os trens não ´se entendiam`. Durante o processo de acoplagem, alguns trens não reconheciam que estavam com oito carros, e causava problemas para circulação. Com isso, a CPTM emprestou mais duas unidades série 7000 para a Linha 9, a fim de cobrir o buraco deixado pela falta de trens, que passavam por processo de atualização e acoplagem.

Trem série 2000 fase II: trens não se reconheceram

Feitas as acoplagens, feitos os testes, era hora de ver tudo funcionando... e eis que surge uma nova reclamação: intervalo dos trens. Supostamente com menos trens circulando, os intervalos na linha 9 cresceram um pouco, gerando insatisfação dos usuários. A lotação alcançou níveis jamais esperados, e com os trens acoplados, deu para ter uma noção de quantos usuários a linha tem. Mas nada que não possa ser resolvido, e os trens tem escoado bem a demanda. Os usuários já se acostumaram com os trens maiores, e são sempre beneficiados com melhorias. Trens novos costumam ser enviados para lá com frequencia, seja para teste, seja para uso definitivo, fazendo da Linha 9 o brilho da CPTM.

Trem série 3000 na estação Luz: Projeto Integração Centro foi a primeira experiencia dessa frota

Só um detalhe que não me agradou após a chegada dos trens em Grajaú foi a questão do vandalismo. Quando as unidades seguiam até Jurubatuba, todos os trens rodavam no mais perfeito estado. Com a extensão do serviço até Grajaú, notou-se aumento dos índices de vandalismo. Os trens série 3000 são os mais atacados, visto que são os mais rodados da linha. Mas não existe justificativa para vandalizar trens. Mas enfim... acerca disso, creio que as maiores reclamações da linha 9 sejam sobre intervalo e lotação. Mas todas as linhas estão lotadas, então... Intervalo é algo possível de se arrumar, já que não passa trem cargueiro por aquele trecho. Mas a linha 9 é a melhor da CPTM de fato.

Novos trens na estação de Jurubatuba: Linha 9 é a primeira em novidades da CPTM

10 comentários:

  1. A melhor de fato da CPTM, com intervalos de 6 min, todos os trens novos, num padrão alticimo de confoto e agilidade, quase todos as estações estão num padrão que superam as do METRÔ, mas o povo sempre reclama de tudo isso é um fato, o bom dessa linha é que ela não tem passagens de nível e é isolada totalmente, com isso não tem indices de apedrejamenos.

    Eu amo andar de trem da CPTM principalmente os trens novos. Nunca tia andado na linha 8 e na 9, tinha uma vantade doida de andar na linha 9 pois ela tinha trens lindicimos, até que em agosto de 2010 tive oportunidade de andar nela, tinha que ir no Shoping Morumbi para comprar ingressos pro shoe do Black Eyed Peas, não via a hora de conhecer tal linha!!!.

    Em Presidente Altino me aponta um 3000 fiquei com um soriso de ponta a ponta, qoando entrei nele estava vasio pois era umas 9 horas e eu estava indo sentido bairro(Grajaú), quanto entro e me sento no trem me espanto com os vandalismo, parecia um trem da série 2000 mal se cansiguia ver o lado de fora da janela, pois de tanto riscos.
    Quando voltei embora pegei um 2070 vermelho, tal trem já tinha riscos nas janelas não era tantos mais tinha umas marcas, quem sai perdendo com isso são os próprios usuaris, pois paga cara para andar num trem vandalisado!!!.

    A pintua vermelha da CPTM vai ser padrão? Os TUEs 1100, 1700, 2070, 3000, 5000, 5500 e 5550, vão receber tal pintura?
    Por que só algumas unidades 2000 da CPTM recebeu a pintura meio a meio (metada pra cima vermelho e metada pra baixo cisa na cor do aço inox)?

    ResponderExcluir
  2. A nova identificação visual da CPTM será padrão sim. Trens série 1100, 5000 e 5500 dificilmente receberão tal padrão, apesar de já ter um 5500 com as frentes vermelhas, mas as demais séries dificilmente receberão a nova cor da CPTM. Os trens série 1700 e 3000 devem passar por revisão em breve, e deverão receber o novo padrão, enquanto que 2070 e 5550 irão esperar um pouco mais.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza você anda um pouco desinformado, pois eu pego esse trem todos os dias e o que mais vejo e escuto e a reclamação em relação aos mal educados que empurram as pessoas. O pior é que os funcionários testemunham isso e não fazem nada. Já vi mulheres e crianças sendo imprensadas contra as paredes, porque a maioria dos homens que pegam esse trem são uns animais. Deveriam existir vagões somente para mulheres e crianças e para homens. O pior é o constrangimento de ter que pegar um trem rodeada e imprensada pelos homens que, muitas vezes, não devem considerar nem a própria mãe quanto mais o próximo.

    ResponderExcluir
  4. Bom, desinformado eu não ando, isso posso garantir a você. Tenho atualizações diárias sobre o que acontece nas linhas da CPTM, e sei dos problemas de todas as linhas. Quanto aos usuários saírem atropelando todo mundo, isso não é nada comparado ao embarque no trem da Linha 12 sentido Calmon Viana, na estação Brás, as 18h. Os funcionários não tem muito o que fazer numa situação dessas. São 10 funcionários numa plataforma, contra mil usuários. Fica complicado de agir de alguma forma.

    ResponderExcluir
  5. Porque na estação barra funda pela manhã o serviço de microfone não avisa que o trem que virá é o de 8 carros? Pois alem do intervalo de trens serem muito grande sentido julio prestes itapevi, em média 10 a 15 minutos, a plataforma fica cheia de usuários e quando vem o trem de 8 carros é aquela correria na plataforma para chegar no limite de embarque do trem

    ResponderExcluir
  6. Que os novos trens são confortáveis, isso eu concordo, mais para 20% dos usuários! pois os 80% vão em pé e apertados. O correto seria colocar esses trens em horários que não os de pico, ou se os colocarem que sejam em intervalos menores.

    ResponderExcluir
  7. Júlio, já tem algum tempo que não estou desembarcando na estação Palmeiras-Barra Funda. Até os últimos dias em que estive passando por esta estação, anunciavam que o próximo trem seria de oito carros. Acredito eu que os administradores responsáveis imaginam que a população usuária da Linha 8 já tenha se acostumado com a presença de trens de oito carros, dispensando o anúncio. Em todo caso, irei avisar o pessoal responsável.

    ResponderExcluir
  8. ME CHAMO MARCIO, E ESTOU TOTALMENTE INSATISFEITO COM O SISTEMA DA CPTM, NA VERDADE UM LIXO MOTORIZADO FRACO E FALHO, NÓS BRASILEIROS PAGAMOS A MAIOR TAXA DE CONDUÇÃO DO MUNDO, NA VERDADE UM ROUBO DO GOVERNO, VC PAGA TANTO IMPOSTO NESSE PAÍS DE QUINTA CATEGORIA E NÃO TEMOS UM TRANSPORTE PUBLICO DIGNO PRA PODEMOS IR TRABALHAR, EU ACHO É PQ EU MORO EM PERUS E TENHO QUE PEGA TRENS LOTADOS E ESPERANDO A BOA VONTADE DO SISTEMA DA CPTM PRA CHEGAR NA MINHA CASA,SE EU MORA-SE NUA REGIÃO NOBRE DE SÃO PAULO EU TERIA OS MELHORES TRANSPORTE PUBLICO DO PAIS.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores