quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Linha 8-Diamante recebe novos trens

 Trem série 7000 saindo de Osasco, rumo a Itapevi: Trens novos na linha 8

Texto e imagens: Diego Silva

Assim como as demais linhas da CPTM que estão necessitadas de trens, a Linha 8-Diamante recebeu essa semana três unidades novas, da série 7000, para auxiliar na operação. Os trens fazem parte do pacote de 48 unidades encomendadas à construtora CAF. As unidades contam com ar-condicionado, assentos anatômicos, detectores de incêndio e maior conforto em relação aos demais trens da linha. Só um detalhe que por hora poderá causar transtornos: o série 7000 conta com oito carros, contra 12 dos demais. Mas por hora, a operação tem sido bem sucedida.
Realizei uma viagem de inspeção hoje na unidade 7110, até Osasco. Embarquei em Palmeiras-Barra Funda, e as impressões foram interessantes. Os usuários se mostraram bastante surpresos e admirados com a chegada de um novo trem para sua linha, depois de mais de 30 anos utilizando apenas o série 5000. Nas estações seguintes, olhares espantados, e sorrisos de satisfação eram cenas comuns dos usuários. A linha 8-diamante deverá receber 36 novos trens da série 8000, também da fabricante CAF, que devem chegar a partir do segundo semestre de 2011. Com isso, as três unidades da série 7000 rodarão emprestadas até a chegada dos novos trens encomendados. Durante o dia de hoje, circulavam duas unidades, sendo que a terceira estava estacionada no pátio de Presidente Altino. Uma boa notícia para os usuários da Linha 8-Diamante, que sofrem com constantes problemas.
Trem série 7000, unidade 7110 estacionada em Osasco



SPR completa 144 anos do início de operação
Caros seguidores, hoje também comemoramos o aniversário do início de operação da SPR (São Paulo Railway). A ferrovia, conhecida como ´Santos a Jundiaí`, começava suas operações em 16 de fevereiro de 1867, ligando Santos a São Paulo, e posteriormente a Jundiaí, com ênfase principal no escoamento de café das lavouras. Hoje, o trecho compreendido da antiga SPR se divide em três: Linhas 7 e 10 da CPTM, no transporte de passageiros, e um trecho dedicado unicamente a cargas, pela MRS logística. Parabéns a todos que fizeram parte da história da SPR! 

25 comentários:

  1. Bom dia,

    Muito Bom o Post,
    vc sabe me dizer se os trens da série 8000 tem 12 carros? Tem fotos?

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  2. Olá Guilherme! Agradeço o elogio pela postagem. Os trens da série 8000 serão de 8 carros, semelhante aos trens da série 7000. Ainda não tenho fotos, mas assim que conseguir, irei disponibilizar para vocês.

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  3. Realmente os novos trens apresentam maior conforto aos usuários, mas no meu caso que pego o trem no horário da manhã por volta das 6h:20 sentido Barra Funda acho que não convém o novo trem, exatamente pelo fato de apresentarem apenas 8 vagões e assim eles lotam mais rápido e não suportam todas as pessoas que precisam. É muito difícil de embarcar a essa hora.
    Muito bom o post e adorei o blog

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  4. Olá Letícia! Obrigado pela visita e pelo comentário! De fato, esses novos trens deram um fôlego na Linha 8, mas ainda não é o suficiente. Durante o pico da manhã, algumas pessoas conhecidas me dizem que ele faz o loop Barueri x Barra Funda, para tentar desafogar a lotação das composições provenientes de Itapevi, mas não tem adiantado muito... A CPTM tem feito algumas melhorias na linha 8, e até o final de 2012, espera-se a chegada de 36 novos trens para essa linha, bem como a redução de intervalos. Ouço muitas reclamações dessa linha, principalmente de amigos da faculdade que moram nas cidades atendidas pela Linha 8. Mas tudo irá melhorar... Seja sempre bem-vinda!

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  5. BOM DIA. CARO DIEGO, CONCORDO QUE AS MELHORIAS DA CPTM SE FAZEM NECESSARIAS, MAS NÃO ACHEI OS NOVOS TRENS MUITO CONFORTAVEIS, OS BANCOS SAO MENORES QUE OS DA SERIE 5000, E HA SOLAVANCOS QUE NO ANTIGO TREM NAO TEM. QUERIA PERGUNTAR SE ESSES TRENS DA SERIE 7000 SERAO RETIRADOS POSTERIORMENTE, POIS SEGUNDO SEI ELES SAO APENAS EMPRESTADOS, PARA QUE POSSA CHEGAR OS DA SERIE 8000? MUITO OBRIGADO

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  6. Caro anônimo, agradeço sua visita ao blog. Os solavancos que você citou provavelmente sejam da aplicação brusca dos freios. Isso ocorre pela rápida resposta do trem quando o ATC determina uma velocidade menor. De fato, esses trens serão retirados posteriormente, já que virão 36 novos trens da série 8000 em breve.

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  7. Boa noite. voce disse que de fato esse trens sa serie 7000 serao retirados d linha 8, mas estranhamente uma atendente me informou que esse trens vao ficar, embora eu não tenha sentido uma certeza nas palavras dela.Voce tem certeza que esta INFORMACAO DO QUAL VOCE TEM E UM FATO OU APENAS UMA SUPOSICAO.EMBORA EU ACREDITE MAIS NA SUA FONTE. OBRIGADO

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  8. Caro anônimo, a informação que eu tenho é que esses trens da série 7000 que prestam serviços na Linha 8-Diamante são emprestados. A CPTM licitou a compra de 36 novos trens para essa linha, que serão a série 8000, similares aos trens da série 7000, ou seja, as minhas fontes dizem que esses trens são emprestados, assim como estão também emprestados na Linha 11-Coral e 9-Esmeralda.

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  9. ENTAO PARA ONDE VAI ESSES TRENS DA SERIE 7000?

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  10. Caro anônimo, esses trens da série 7000 serão distribuídos entre as linhas 7 e 12 (20 unidades para cada linha). Ainda sobrarão oito unidades, que eu suspeito que seja para o Expresso ABC, na Linha 10.

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  11. E o que acontecera com os trens da serie 5000?

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  12. Provavelmente serão inutilizados ou vendidos

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  13. UMA pena, pois acho o melhor dos trens da cptm, sendo em conforto o mais satisfatorio, o que menos balança, talvez o unico problema seja mesmo as constantes quebras, mais isso so reflete a falta de cuidado da cptm, e desse jeito o mesmo acontecera com os novos trens. Obrigado pela reposta.

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  14. Nao sei se voce tem essa informacao, mas eu gostaria de saber o que esta acontecendo com a estacaso de francisco morato, que desde novembro de 2010, oa estacao esta fechada para ser demolida,e la construida uma nova estacao, mas ate agora a estacao continua de pe. Estranho ja que a cptm nao tinha intencao de comeco de construcao por que desativar a estacao sendo que ela sofreu algumas melhorias entre 2009 e 2010 e estava ate boa, acho isso um descaso com o usuario que agora seta usando uma estacao provisoria sem acessibilidade nenhuma. Meu medo e a cptm deixar em definitikvo essa estacao ridicula.

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  15. Caro Anonimo, o trem série 5000 tem um problema grave de reposição de peças, uma vez que é um trem francês. Com isso, fica totalmente dificultada a reposição de peças. É sim um trem confortável, mas infelizmente ficou para trás. A questão de balançar vem da via. A Linha 8 tem a via permanente bem cuidada.

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  16. Quanto a Estação Francisco Morato, será construída uma nova estação, utilizando as bases da estação antiga. Por isso, o prédio antigo está de pé ainda, e a estação provisória sendo utilizada. Até o final de 2012, esperamos a finalização da nova estação. Mas a provisória será utilizada até a entrega da nova estação.

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  17. Não é de hoje que os trens da serie 5000 vem sofrendo, desde da epoca da fepasa e a CPTM, tambem pouco fez para mante-los, mas até então a CPTM acaba sendo a menos culpada pela situação atual, herdou da fepasa um caos, em 1999 algumas unidades foram reformadas e outras permaneceram e permanecem como uso de desmanche, sua principal falha hoje é questão do fechamento das portas, por conta de terem poucas unidades operantes fica dificil fazer manutenção de rotina, onde ocorrem varias avarias, esse trem na epoca era o que existia de mais moderno, era o orgulho da fepasa, um alto investimento.

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  18. Ouvi falar que 12 unidades passaram por modernização e serão de 8 carros padrão atual da CPTM. em relação a transtornos causados atualmente pela diferença de 12 para 8 carros, isso devera continuar ate a padronização de 100% da frota da linha, o serie 7000 tem muito potencial que é pouco usado, porque usa o mesmo espaço do 5000, que já esta um pouco ''cansado'', apesar das dificuldades o velho guerreiro ainda resiste com seus 12 carros o unico grandalhão brasileiro

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  19. Caro Emerson, essa história da permanência de doze unidades série 5000 é meio estranha. Pelo que sei, as 36 novas unidades vem para suprir totalmente a frota, ou seja, todos os série 5000 irão sair. Claro, o trem série 5000 poderia ter sido modernizado e tudo o mais, para durar mais uns 20 anos, mas a questão de alguns deles possuírem peças importadas praticamente zerou a possibilidade de sua continuidade. São trens bons, mas... chegou o tempo já.

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  20. gostaria de saber se a frota da linha 12 será totalmente trocada ou vão continuar os trens que foram reformados?

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  21. Gustavo, a frota da Linha 12 deverá sofrer modificações. Alguns trens reformados ficam, outros irão sair.

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  22. Você que gosta do trem da série 5000 assim como eu também gosto,e o acho fantástico,e que outrora pertenceu a FEPASA-Ferrovia Paulista S.A e hoje pertence a CPTM-Companhia Paulista de Trens Metropolitanos,devemos defender o nosso velho guerreiro o qual presta serviço nos trilhos paulistas desde 1978 sendo o maior veículo da frota,com 12 carros,e merece o nosso carinho e respeito,pois há rumores de que essa frota será vendida em sua maioria para a Supervia Trens Urbanos no Rio de Janeiro ou para a CBTU-Companhia Brasileira de Trens Urbanos em Salvador-BA,que outrora também operou em São Paulo.Só ficarão dessa frota os trens que receberam o padrão de pintura metropolitano(azul,vermelho e prateado),pois estes receberão modernização e o padrão atual de pintura da CPTM(vermelho,branco e prateado).É muito triste saber que a CPTM pretende se desfazer da frota 5000 e recomendo para que todos os que gostam do transporte ferroviário,defendam o FEPASÃO,pois todos o conhecem por esse nome também,e que a ABPF-Associação Brasileira de Preservação Ferrviária,cuide muito bem do nosso eterno guerreiro,para que as futuras gerações,o conheçam e que também possa viajar no mesmo,pois esse possante dos trilhos paulistas tem história a contar.Que o trem da série 5000 venha ser preservado pela CPTM e pela ABPF.

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  23. amigo sabe me dizer se vao colocar os trens da serie 8000 na linha 11 tambeem ?

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    1. Até o momento, os novos trens da série 8000 serão unicamente da Linha 8-Diamante.

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  24. para onde vao os trens da serie 5000

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