quinta-feira, 31 de março de 2011

Orquestra de jovens de Francisco Morato celebram 110 anos da Estação Luz





Fonte: Site CPTM

Em comemoração aos 110 anos de um dos cartões-postais de São Paulo, a Estação da Luz da CPTM, a Orquestra Experimental Pró-Morato, formada por 35 jovens de Francisco Morato, fará uma apresentação especial na próxima quinta-feira [31], às 17h30, no saguão principal [área livre, em frente à Praça da Luz].

O evento integra o projeto "Música na CPTM", lançado em 2008 para promover espetáculos nos espaços internos das estações da CPTM e estreitar a relação da companhia com os seus usuários.

Comandada pelo maestro Adriano Aragão, a orquestra executará canções de Ari Barroso, João Bosco, Brian West e outros compositores. O repertório inclui clássicos como Aquarela do Brasil e O Bêbado e a Equilibrista.

110 anos de história

Ponto turístico, histórico e um dos poucos monumentos da cidade tombado como patrimônio nacional, a Estação da Luz completou 110 anos de existência no dia 1º de março. Cantada e descrita em verso e prosa, retratada em diversas manifestações culturais, exposições fotográficas, cartões postais, novelas, minisséries e até mesmo em propagandas comerciais, a edificação foi ponto fundamental para o desenvolvimento da capital no século XX.
Além de embelezar a cidade com a sua arquitetura inglesa, de forte inspiração vitoriana, a Estação da Luz ainda hoje exerce papel tão importante quanto o da sua origem, no início do século passado, quando o principal objetivo era escoar a produção de café para o porto de Santos. Durante esses anos, sua imagem foi se fixando como símbolo de São Paulo. Seu conjunto arquitetônico não é só um referencial urbano; faz parte da vida do município.
A Luz também oferece acesso a diversas atrações culturais de São Paulo como a Pinacoteca, o Museu de Arte Sacra e a Sala São Paulo. Além disso, o prédio da estação abriga em seus andares superiores o Museu da Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores