domingo, 27 de março de 2011

SMS-Denúncia não se mostra efetivo

Ontem, nossa postagem denunciou um probleminha nas câmeras instaladas nos carros de algumas frotas de trens, sendo que até o momento não tem se mostrado efetivas como deveriam ser. Hoje, vamos demonstrar o que está acontecendo com o SMS-Denúncia. O serviço, instalado com grande êxito, atualmente não tem atendido às expectativas. A CPTM informa, durante suas viagens, o incentivo em denunciar qualquer atitude suspeita, mas ao realizar a denúncia, o que se nota é uma total falta de comunicação.
Durante a viagem da noite de Natal, presenciamos uma cena curiosa, na estação de São Caetano: dois ambulantes simplesmente invadiram a estação, pulando as grades localizadas no final da plataforma um. Eram ambulantes, mas poderiam ser bandidos, assassinos, ou qualquer tipo de criminosos. Tomando parte de meu celular, entrei em contato rapidamente com o SMS-Denúncia, informando o ocorrido com riqueza de detalhes (prefixo do trem, de onde saiu, sentido e características dos ambulantes). Antes mesmo de chegar na estação Tamanduateí, a mensagem já havia sido enviada, e aguardei pela ação da equipe de segurança. Estação Tamanduateí: ninguém espera; Estação Ipiranga: ninguém espera. Na estação Mooca, praticamente dez minutos depois de enviada a mensagem, dois seguranças da contratada Power saem correndo ao avistar o trem, e olham desconfiados pelo carro. Enquanto isso, os ambulantes corriam de um carro para o outro.
Ou seja, faltou comunicação efetiva entre o Centro de Controle de Segurança (que recebe os torpedos), e a equipe de segurança da estação. Como poderia ser melhorado? Todas as estações da CPTM receberiam um rádio comunicador, ligado diretamente ao CCS. Ao receber um torpedo SMS, o CCS entraria em contato imediatamente com a estação onde o trem irá estacionar, e a equipe de segurança entra em ação de imediato.
Acredito que com essa ação, o serviço de denúncia seria muito mais efetivo. No Metrô de SP, ainda não utilizei o serviço, mas o mesmo se mostrou muito mais eficiente do que na CPTM, com muito menos tempo de implantação. Nota-se que a CPTM ainda tem muito o que melhorar, mesmo sendo pioneira em diversos serviços, mas há de se melhorar os processos, principalmente no que se diz à informação.

2 comentários:

  1. Eu acho que o serviço de segurança em si esta virando uma bagunça eu estava andando no sistema da CPTM dias atrás e todas as composições que eu andava era uma zona; rádio alto, ambulantes, pedintes, gente sentada por todos os lados eu não sei o que esta acontecendo com a segurança vou entrar em contato com a empresa para que eles me expliquem isso.

    ResponderExcluir
  2. Não adianta Ricardo... Já tentei conversar com eles, mas não adianta. Depois que o Sérgio saiu, a CPTM simplesmente começou a decair... Se nota muita coisa estranha nos trens, mas paciência. O que pudermos ajudar, ajudamos.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores