segunda-feira, 28 de março de 2011

Trem série 7000 completa um ano

Trem série 7000 na estação Luz: terceiro novo trem emprestado para a Linha 11-Coral

Saudações a todos! Hoje, 28 de março, o trem série 7000 completa um ano de serviços prestados para a CPTM. Há exatos 365 dias, na estação Tatuapé, a primeira unidade dessa série era entregue para a população da Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana). Depois de muita espera por novos trens por parte da população, o governo de São Paulo criou o projeto Expansão SP, que visava modernizar todo o sistema de transporte sobre trilhos, e a CPTM foi beneficiada com a compra de 48 trens dessa série, inicialmente a serem divididos em: 20 unidades para a linha 7-Rubi, 20 unidades para a linha 12-Safira e 8 unidades para a linha 9-Esmeralda. Porém, devido a grande necessidade de trens para auxiliarem no horário de pico em outras linhas, viu-se necessário o empréstimo de algumas unidades para outras linhas, como se vê hoje (atualmente, somente a linha 10-Turquesa não conta com trens dessa série).

Primeira proposta gráfica do trem série 7000. Padrão visual acabou sendo adotado pelo Metrô

Proposta gráfica escolhida pela CPTM para o novo trem.
Na solenidade de entrega desse primeiro trem, estivemos presentes com diversos outros fãs da ferrovia, fotógrafos e admiradores da CPTM e do Metrô (na ocasião, também foi entregue o primeiro novo trem do Metrô, o CAF Frota H). Um verdadeiro encontro para celebrar a chegada do mais novo membro da frota ferroviária metropolitana paulista. E curioso que se criou muita expectativa acerca desse novo trem, e desde a notícia de que a CPTM receberia novos trens, começou uma verdadeira revolução atrás de informações e fotos da nova composição. A primeira foto que chegou até nós foi do então secretário de transportes metropolitanos José Luis Portella, acompanhando o processo de produção da primeira unidade. Juntamente com essa imagem, tornaram-se públicas também, as imagens do projeto e do trem pronto na planta de Beasain da construtora CAF, na Espanha.

Trem série 7000: estruturas do primeiro trem a ser
fabricado para a CPTM na Espanha (autor desconhecido)

Trem série 7000 recebendo a máscara facial: frente aerodinâmica
(foto: autor desconhecido)

Secretário Portella, na cabine do novo trem
(foto: divulgação)

Equipe de funcionários da CAF, com a comitiva paulista: primeiro novo trem
pronto para ser embarcado rumo ao Brasil (foto: divulgação)

Chegadas as fotos de como seria o novo trem, criou-se a expectativa da chegada do mesmo ao país, e isso demorou pouco. Posteriormente, soubemos que apenas duas unidades viriam da Espanha, e os 46 trens restantes seriam construídos numa nova fábrica que a CAF estava construíndo em Hortolândia, no interior de São Paulo. Então, nós que fazemos a mídia e as fotografias na CPTM, começamos a esperar pela chegada dos novos trens, e isso se deu em meados de janeiro/2010. Os 16 carros espanhois desembarcaram no porto de Santos, e foram acomodados em carretas, que fizeram o transporte até o pátio de Presidente Altino, para encarrilhamento e testes.

Novos trens chegaram ao porto de Santos em Janeiro de 2010
(autor desconhecido)

Ao todo, 16 carros vieram nessa viagem (autor desconhecido)

Carros acomodados em carretas, prontos para subirem a serra rumo à São Paulo
(autor desconhecido)

Novo trem série 7000 em testes, no pátio de Presidente Altino (Osasco, SP)

 Trem série 7000 - Entrega na estação Tatuapé foi cercada de expectativas

Ao chegarem em São Paulo, aproximava-se cada vez mais a data de entrega dos mesmos. Após testes, adesivação, padronização com a nova identificação visual e as demais burocracias, era chegada a hora da entrega. Em evento realizado na estação Tatuapé, como citado acima no início da matéria, as autoridades locais, bem como os presidentes das companhias, realizaram a solenidade, e às 17h, dava entrada na Plataforma 3 da estação, o novo trem da CPTM:

Vídeo da entrega do primeiro novo trem da linha 12-Safira, realizado na estação Tatuapé. Contando com a presença de diversas autoridades, fãs da ferrovia e usuários comuns, o novo trem foi recebido com muita festa por parte de todos.

Muita festa por parte dos presentes, muito espanto e admiração pelos usuários, que puderam enfim contemplar a chegada do novo trem. Realizamos também a viagem inaugural do novo trem, entre as estações Tatuapé e Brás, onde pudemos falar rapidamente com o então presidente da CPTM, sr. Sérgio Avelleda, e posteriormente, realizamos também a primeira viagem comercial do novo trem, entre as estações Brás e Calmon Viana.

Trem série 7000 (unidade 7001-7004) aguardando sinalização em Brás: segunda viagem comercial

Trem série 7000 (unidade 7005-7008) chegando na estação Palmeiras-Barra Funda:
primeira viagem comercial do novo trem da Linha 7-Rubi

Trem série 7000 (unidade 7009-7012) descendo para a estação Luz, pela Linha 11-Coral

Trem série 7000 na Linha 9-Esmeralda: 10 unidades deslocadas para essa linha

Trem série 7000 (unidade 7110) circulando na Linha 8-Diamante

Atualmente, a frota de trens da série 7000 conta com 31 trens, dos 48 encomendados. Essas 31 unidades estão distribuidas pelas linhas 7-Rubi (Luz x Francisco Morato), 8-Diamante (Júlio Prestes x Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco x Grajaú), 11-Coral (Luz x Guaianazes x Estudantes) e 12-Safira (Brás x Calmon Viana). Até o final do primeiro semestre, espera-se que a última unidade da série seja entregue, para finalizar o lote encomendado pela CPTM à CAF. Fica aqui registrado um pouco da história desse trem, que veio para revolucionar o transporte sobre trilhos em São Paulo. Parabéns 7000, pelo seu primeiro aniversário.

Trens série 7000 - Um novo conceito na CPTM

DADOS TÉCNICOS

Trem série 7000 na estação Dom Bosco (Linha 11)

Comprimento: 170,128 metros (8 carros)
Peso Carro Motor (M1 e M2): 45.7 ton.
Peso Carro Reboque (R1): 40.5 ton.
Peso Carro Reboque (R2): 39.4 ton.
Peso Total: 180 ton.
Carro Motor: 54 Ton.
Carro Reboque: 60 Ton.

PASSAGEIROS
Capacidade

Carro (M1-M2)
Sentadas: 54 pessoas
Sentadas + em pé (6 por m²): 240 pessoas
Sentadas + em pé (8 por m²): 302 pessoas

Carro (R1-R2)
Sentadas: 60 pessoas

Sentadas + em pé (6 por m²): 262 pessoas
Sentadas + em pé (8 por m²): 329 pessoas

TUE (M1-R1-R2-M2)
Sentadas: 228 pessoas

Sentadas + em pé (6 por m²): 1004 pessoas
Sentadas + em pé (8 por m²): 1262 pessoas


Leia também a matéria sobre a entrega dessa frota: Trem série 7000 - O legado sobre trilhos

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