domingo, 3 de abril de 2011

CAF 7000 na Linha 8-Diamante : Usuários devem se acostumar

Trem série 7000 na Linha 11-Coral: boa aceitação dos usuários

Texto e imagens: Diego Silva
Polêmico. Esse é o adjetivo mais cabível ao novo trem série 7000 da CPTM. Em todos os lugares por onde passa, chama a atenção, é o brilho e o ódio de usuários por suas linhas. Mas a bola da vez são as unidades que estão circulando na Linha 8-Diamante. Como alguns ou todos sabem, os trens dessa linha rodam com 12 carros, ou seja, são trens enormes. O CAF 7000 tem oito carros, e tem uma capacidade interna menor se comparado ao 5000, em contrapartida, tem aceleração e desempenho muito melhores. Tenho sido consultado por muitos curiosos sobre o que esses trens estão fazendo por lá, e logicamente que isso rende uma matéria de maior alcance, para que todos saibam realmente o que está acontecendo na Linha 8-Diamante.

Trem série 5000 - três décadas de uso contínuo (foto: Diego Silva)

A Linha 8-Diamante já foi considerada a melhor linha de passageiros da região metropolitana de São Paulo, com trens confortáveis, rápidos e seguros. No tempo da FEPASA, que administrava essa linha, todos a viam como um orgulho sobre trilhos, e não por menos, em tempos idos, a passagem dessa linha custava R$ 1 contra R$ 0,80 das linhas da CBTU, precárias. Depois que a CPTM assumiu os serviços de transporte de passageiros, algumas coisas mudaram rapidamente, e com a imagem de ótima linha, a então Linha B foi deixada de lado por algum tempo, para que se investisse mais dinheiro nas antigas linhas da CBTU, que foram entregues em situação lastimável. Nesse meio tempo (18 anos de CPTM), algumas linhas foram recuperadas com êxito, novas estações saíram do papel, novos trens chegaram, e os mais antigos foram reformados. Agora, o foco se volta para a Linha 8, que irá receber novos trens e obras estão sendo realizadas em algumas estações.

Estação Carapicuíba reformada: terceira da linha a ganhar modernização

As estações de Carapicuíba, Engenheiro Cardoso e Itapevi foram modernizadas, ganharam itens de acessibilidade e estão mais práticas e confortáveis. Sim, ainda é pouco, mas é o princípio da mudança. Agora, a questão que mais interessa aos usuários é trem. Todos querem trem para se locomover, e a intenção dessa postagem é justamente isso: explicar o que está acontecendo na Linha 8. A CPTM pretende padronizar toda a sua frota, com trens de oito carros, mas esse é um processo de médio prazo, visto que a indústria ferroviária não consegue atender uma encomenda grande num espaço de tempo curto. Então, o que a CPTM preparou como estratégia: privatizar a manutenção dos trens série 5000. Como vocês usuários sabem, é o trem mais problemático da frota, e não tem um dia que eu não ouca falar de defeito em uma composição. Pois bem, a licitação foi aberta, e por coincidência, a CAF (construtora dos novos trens), ganhou a licitação de manutenção dos novos trens. E por incrível que pareça, terceirizada, a manutenção dessa frota foi posta à prova, tendo piorado muito desde então. Fontes ligadas ao blog informaram que tem unidade com duas revisões vencidas por quilometragem (a um determinado indice de quilometragem, as unidades devem parar, serem inteiramente desmontadas e revisadas peça a peça). Com tal situação, a CAF resolveu desistir dos trens série 5000, e com a abertura de licitação para compra de 36 novos trens de 8 carros para a Linha 8, por ventura a CAF também venceu, e as unidades estão próximas de chegar.

Trem série 5500 na Linha 8 - fôlego para ajudar os trens série 5000 (foto: Diego Silva)

Os novos trens serão de oito carros, certo? Sim, mas porque de oito carros e não de 12 carros iguais aos atuais? Lembram-se do que eu falei da padronização da frota? No caso da frota 5000, por ser um trem muito extenso e pesado, demora muito mais para sair da estação. Vale ressaltar também que atualmente, 17 unidades da série 5000 circulam pela Linha 8, com o reforço de dois trens série 5500, realocados da Linha 12-Safira. Muito se falou sobre os novos trens, e eis que chegaram 5 unidades da série 7000, com seus oito carros. A população usuária não aprovou o trem, por conta de seu tamanho reduzido, mas há de entender o seguinte: novos trens virão por aí, e todos com oito carros. Após mais de 30 anos com trens de doze carros, a população há de se acostumar com trens menores, e com menor intervalo, uma vez que serão os atuais 17 trens de doze carros contra 36 novos de oito carros. Com isso, há de se esperar a redução de intervalo, maior velocidade nas viagens, e principalmente, um melhor escoamento da demanda.
Porém, deve ficar claro o seguinte: os trens série 7000 na Linha 8 são trens emprestados. Todos sabemos já que essa frota pertence às linhas 7-Rubi e 12-Safira. A nova frota da Linha 8 será numerada como série 8000, e serão muito semelhantes aos série 7000. Com isso, a população já se acostuma com o novo padrão CPTM de se transportar pessoas. Em meados de julho, espera-se ver a primeira unidade realizando testes.

16 comentários:

  1. Mais então Diego os 10 trens da Série 7000 que estão na Linha-09 não é dela, mais sim estão emprestados? Então é verdade o que as pessoas ficam comentando no TGVBR: que a linha-09 vai receber 08 trens Série 7500 da CAF?

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  2. Barueri e Osasco também passam por reforma =D

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  3. Olá. Hoje(03 de abril de 2011) eu fui pra Osasco(como costumo ir todos os domingo ou feriados para ver a minha namorada) e uso o trem da linha 8. só que hj à noite, por volta de umas 18:30, 19 horas eu notei que o trem demorou mais de 20 minutos pra chegar e qdo chegou, veio esse CAF 7000 lotado de pessoas nos primeiros carros(percebi que os primeiros vagões tem poucas pessoas e procuro voltar num deles pra ir tranquilo e sentado). gostaria de saber se houve algum problema no sentido julho prestes dessa linha(o sentido itapevi estava normal, tanto q enqto eu esperava, estacionou 2 trens naqla linha, assim como tb na linha osasco para grajaú).
    ah! e comentando esse tópico. hj à noite, eu vi um desses novos trens parando na barra funda, ele ia ao sentido itapevi e havia mtas pessoas esperando mais no início da plataforma na área onde o primeiro vagão deste novo trem ñ alcança e por causa disso, mtas pessoas correram desesperadamente e fazendo a maior zueira até alcançar o trem. sinceramente, chegou a dar até raiva, o povo ñ sabe se comportar nesses lugares.

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  4. Sim Bruno, a Linha 9-Esmeralda está com trens emprestados. Mas há uma certa confusão nessa história toda, já que os trens série 7500 são semelhantes aos trens série 7000, e ambos para a Linha 9-Esmeralda. É verdade sim: a Linha 9 receberá oito unidades da série 7500, e quanto aos trens série 2070, serão deslocados para o Expresso Leste (Linha 11-Coral)

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  5. Verdade Wesley. Osasco está ganhando uma quarta plataforma, e Barueri ganhando modernização. Preciso fazer algumas vistorias pela Linha 8, para me atualizar sobre os fatos...

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  6. Caro Daniel Soares, agradeço sua visita ao blog, bem como o comentário postado. Nesse final de semana, quase todas as linhas da CPTM estavam em manutenção, e com isso, tiveram um aumento de intervalo em suas viagens. Houve manutenção de rede aérea, troca de trilhos e troca de sinalização.
    O trem série 7000 não está sendo bem avaliado na Linha 8, devido ao seu tamanho. São oito carros contra os doze dos trens mais antigos. As pessoas fazem certo alarde mesmo, é comum, mas haverão de se acostumar, uma vez que toda a frota será com trens de oito carros dentro em breve.

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  7. O governador entregou 5 trens série 7000, mas na verdade estão rodando apenas 4. Os trens série 5500 estão parados há vários dias, e não voltarão a circular na linha 8. Irão embora no próximo feriado, acredito que voltarão para a zona leste. Apesar de mais curtos, muitos usuários me comentavam felizes sobre os novos trens 7000, apesar de reclamarem do tamanho e da loucura das pessoas quando estes chegavam às plataformas. O 5500 é o que chamo de "Trem Odiado por Todos". Técnicos, maquinistas e usuários detestaram este trem na linha 8.

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  8. Olá Paulinho! Ainda não confirmei sobre a presença de cinco trens série 7000 na Linha 8, irei procurar maiores informações. Sobre os trens série 5500, não acredito que voltem para a linha 12-Safira. Apesar de serem dessa linha, não seriam mais úteis como antes, já que os trens série 7000 da L12 estão dando conta do recado, mas a CPTM deverá saber o que fazer com eles. De fato, o Eletrocarro não é um bom trem, e ele foi para a Linha 8 apenas para auxiliar, já que os 5000 estavam com avarias constantes. Vale lembrar que os 5500 eram da Fepasa, ou seja, rodavam por aí há muito tempo atrás...
    Os usuários da L8 estão meio em cima do muro sobre o CAF 7000, mas no fundo estão contentes. Claro que não são todos, mas grande parte está contente, e preferem o novo ao antigo.

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  9. Olá Diego Silva. Estas informações são verídicas, pode confiar. Trabalho no controle, no Pátio Pres. Altino e controlamos as linhas 8 e 9. Realmente os trens 5500 (que nós chamamos de "Trem Belga"), o qual teria vindo para suprir a linha 8 na verdade virou um legado, ficando constantemente em manutenção. Este trem possui algumas particularidades. Colegas meus usuários costumavam me perguntar sobre o "trem com um motor de fusca barulhento embaixo". Nasci e cresci na linha 8. O trem 5000 era considerado o melhor trem de subúrbio antigamente. Se tivesse sido consertado e mantido talvez poderia ser modernizado com ar condicionado e ainda rodar por mais uns anos. Admiro seu trabalho neste blog. Abraço.

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  10. Olá novamente Paulinho! Então os trens série 5500 deixarão a Linha 8... bom, isso era de se esperar, mediante tamanhas reclamações que eu ouvia acerca de tal composição. O trem belga, que conhecemos como ´fusca` (devido ao som do compressor ser semelhante).
    O trem série 5000 foi, digamos, esquecido. É uma ótima composição, confortável e elegante, mas já faz anos que está rodando em decadência. Claro, se tivesse ar condicionado e passado pelas revisões gerais programadas, teria sua vida útil ampliada. Mas fazer o que...
    Obrigado pelos elogios acerca do blog! Fico contente em saber que esse trabalho está sendo bem visto pelos leitores. Abraços e seja sempre bem-vindo!

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  11. Olá amigo Diego Silva, novamente aqui para divulgar algo interessante sobre a linha 8. O trem série 5500, cabeceira e cauda 5522/48. Voltou para a zona leste à meia-noite do dia 16/04/2011, possivelmente para rodar novamente na linha 12. Está previsto, entre os dias 21 e 22/04/2011 a partida do 5526/46 para o mesmo destino, deixando assim mais espaço para trabalharmos no Pátio Pres. Altino. Abraço. Paulo.

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  12. Olá novamente Paulinho! Agradeço pela informação! Irei registrar uma matéria sobre esse fato nos próximos dias.

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  13. Essa comparação tá parecendo que o 7000 está sofrendo o que o 1100 sofre na linha 7 e 10 e o povo tá bem exigente só faltavam eles querer que os 7000 tenham 12 carros ao invés de 8, os 5000 eu já andei neles e não vi nada demais são ótimos e poderiam ser reaproveitados mudando a parte interna dele a unica coisa que achei ruim é que ele está muito sujo por dentro por ele ter 30 anos isso não quer dizer nada se for assim teriam que jogar os 1400 e 1600 no lixo também sem contar o 1700 que daqui uns 6 anos vai estar com a mesma idade e tem também o 2100 que tem praticamente mais de 30 anos de serviço sendo que maior parte desse tempo foi rodado na Espanha.

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  14. Nesse tempo era isso mesmo o que acontecia. Usuário é um ser muito estranho, caro Celso. Se os trens são antigos, reclamam que são antigos. Se os trens são novos, os usuários preferem os antigos, que já são de costume. Graças a essa indefinição, que foi criada essa série 'a eterna reclamação dos usuários', que terá sua última reportagem lançada por esses dias.

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  15. É amigo Diego você tem razão tem gente que é estranho mesmo reclama se está chovendo demais ou que não está chovendo e precisa chover esse povo que reclama demais deveriam ser igual a nós que gostamos de trem sendo ele muito antigo ou novo,ótimo blog o seu e continue assim nos trazendo mais noticias e reportagens interessantes.

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  16. Agradeço pelas boas palavras referentes ao blog. A opinião dos leitores é muito importante para a evolução e manutenção desse blog. Muito obrigado.

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