quarta-feira, 20 de abril de 2011

CPTM recebe 40º trem série 7000, e o 1º trem série 7500

Primeiro trem série 7000, entregue em 28.03.2010: Já são 40 unidades entregues
A CPTM recebeu nos últimos dias a 40º unidade do trem série 7000, com prefixos 7157-7160. Com esse trem, fecha-se o lote de encomendas à CAF voltado para as linhas 7-Rubi e 12-Safira, sendo que atualmente, os trens da série 7000 estão auxiliando na demanda das demais linhas metropolitanas. A encomenda da CPTM feita à espanhola CAF compreendia a compra de 40 unidades de oito carros cada, com ar-condicionado, máscara frontal aerodinâmica, telas indicadoras, detectores de incêndio e sistemas de segurança integrados. A primeira unidade da série foi entregue no final de março/2010, para a Linha 12-Safira. Em 08/04/2010, a Linha 7-Rubi recebeu seu primeiro trem da mesma série (o segundo entregue, com prefixos 7005-7008). Pouco tempo depois, a terceira unidade (fabricada no Brasil, sendo que as duas primeiras vieram importadas da Espanha), era emprestada para a Linha 11-Coral. E assim foram sendo distribuídos os novos trens. A Linha 9-Esmeralda foi a linha seguinte a receber os novos trens, e nesse ano de 2011, a Linha 8-Diamante também recebeu cinco unidades. Agora, com o complemento da frota de 40 trens, a CPTM tem operado com redução de intervalos, mais conforto e mais oferta de lugares.

Trem série 7500
O novo trem série 7500 nada mais é que a continuidade dos trens série 7000. Após um tempo de licitados, a CPTM optou pela aquisição de mais oito unidades, voltadas a atender a Linha 9-Esmeralda. Com isso, o lote de compra passou de 40 para 48 trens série 7000. Porém, a companhia preferiu renomear o adicional como série 7500. Não existem muitas diferenças  entre o 7000 e o 7500, visto que são o mesmo trem. O que pode-se notar de diferente é o posicionamento dos assentos (serão menos assentos em comparação com o 7000, dispostos de maneira longitudinal) e indicadores de estação inteligentes (não serão adesivos).
O primeiro novo trem série 7500 está no pátio de Presidente Altino, em Osasco, para adesivação e para os primeiros testes. Espera-se que até o fim do semestre, o mesmo já esteja em circulação.

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