quinta-feira, 21 de abril de 2011

Transportes terão esquema diferencial de circulação nesse feriado.

Fonte: Site CPTM

CPTM

Neste feriado prolongado [Tiradentes, dia 21, e Paixão de Cristo, dia 22], a CPTM terá esquema diferenciado de operação, motivado pela diminuição da demanda nesses dias. Na ocasião, a Companhia também promove obras de modernização e melhorias em trechos e horários específicos.

Na quinta-feira [21] e sexta-feira [22], os trens irão circular a exemplo de um domingo típico. Já no sábado [23] e domingo [24], a operação será feita normalmente, com intervalos habituais para esses dias. Vale ressaltar que a CPTM conta com trens em posições estratégicas, que podem ser injetados na operação, caso seja observado o aumento da demanda de usuários.


Metrô
A partir da próxima quarta-feira, dia 20, em razão dos feriados de Tiradentes [21] e Paixão de Cristo [22], o Metrô contará com esquema especial de operação. Para atender aos usuários que estiverem deixando a cidade pelos terminais rodoviários do Jabaquara, Tietê e Barra Funda, reforçará a oferta de viagens, no período da noite, nas linhas 1-Azul [Jabaquara-Tucuruvi] e 3-Vermelha [Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda].

Na Linha 1-Azul, foram programadas 1.170 viagens, dez a mais que a oferta de um dia útil típico. Já na Linha 3-Vermelha, a oferta será de 1.249 viagens, oito a mais que o habitual.

Nos feriados de quinta e sexta-feira, com previsão de demanda menor, a frota de trens em operação em todas as linhas será semelhante à que circula em um domingo. No sábado e no domingo, a programação de viagens também não sofrerá alterações, devendo permanecer a mesma dos finais de semana.

Retorno do feriado

Já na segunda-feira, dia 25, para atender aos usuários que retornam à cidade, o Metrô antecipará o horário de abertura das estações nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Nas linhas 1 e 3, as composições começarão a circular às quatro da manhã; e na Linha 2-Verde [Vila Prudente-Vila Madalena], às 04h30. Na Linha 5-Lilás [Capão Redondo-Largo-Treze], as estações serão abertas para embarque no horário habitual, às 04h40.

Devido à antecipação da operação nas linhas 1, 2 e 3, 52 viagens a mais serão ofertadas aos usuários na segunda-feira.

EMTU

No feriado de Tiradentes, dia 21 e Sexta-feira Santa, dia 22, o sistema de ônibus metropolitano gerenciado pela EMTU/SP na Grande São Paulo vai oferecer o mesmo número de viagens programadas para os domingos. No dia 23, a programação de viagens será a normal dos sábados.

2 comentários:

  1. Nem me fale nessas obras. claro que elas são para uma boa consequencia. Mas não nego que é irritante quando os trens mudam de plataforma, como no caso de hoje onde a plataforma 1 paravam os trens que ia tanto para Itapevi quanto para Julio Prestes. Isso é muito comum da linha 8 na estação Barra Funda, mas claro que isso deixam os usuários mais confusos. Hoje, por volta de umas 19 horas, quando eu estava voltando de trem para a Barra Funda, na hora de sair do trem quando parou nessa mesma estação, veio um amontoado de pessoas entrando no trem(Estes que eu imagino que achavam que o trem ia para Itapevi, em vez de Julio Prestes.) e estes não estavam nem se importando com os que estavam de saída para a plataforma, para piorar o trem que estava parado deu o sinal de fechamento das portas, mesmo com muitas pessoas querendo sair e por causa disso, od que estavam dentro do trem entraram em desespero e começou o empurra empurra. Mas as postas demoraram para fechar após o sinal.
    Outra coisa que eu fiquei pasmo, foi na estação Osasco, um amontoado de pessoas
    Depois eu fui esperar pelo metrô e na plataforma do metrô, eu vi que um trem que vinha da estação Julio Prestes parou na plataforma 1 e a moça disse que aquele trem estava indo para Julio Prestes, onde na verdade ia para a estação Itapevi, ou seja, a moça errou. Para comprovar que ela se confundiu, o trem fechou as portas e foi ao sentido Itapevi.
    E quanto ao metrô, quando eu estava na estação tatuapé(Por volta das 11 horas da manhã) esperando pelo trem que vai para a Barra Funda, eu percebi que o metrô demorou demais para chegar, mais de 10 minutos.

    ResponderExcluir
  2. Caro Daniel, também estive no sistema ontem, e os trens da Linha 10 estavam circulando apenas até a estação Brás. Nada de anormal, uma vez que fomos avisados na partida de Rio Grande da Serra sobre as obras. O que estava um pouco confuso eram os usuários não saberem, apesar de ser avisado insistentemente pelos sistemas de som, para onde embarcar. Fora isso, não vi nada de anormal. Claro, se existe uma mudança de operação, os responsáveis pelos anúncios sonoros devem prestar atenção. O caso que vc viu da agente operacional errar o sentido do trem é perdoável, mas numa situação de maior movimento, não é bem vista.
    Sobre o Metrô ter demorado cerca de dez minutos, provavelmente aconteceu algum problema de natureza leve, como a queda de algum objeto ou de alguém na via. Quando isso ocorre, é necessário desligar a energia das vias, para poder ser feito a retirada com segurança. Como o Metrô funciona como um relógio, se você para uma parte, toda a linha será paralizada junto.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores