sexta-feira, 22 de abril de 2011

SMS-Denúncia registrou 4,7 mil acessos no primeiro trimestre

Fonte: Site CPTM

O serviço SMS-Denúncia da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] registrou 4.700 atendimentos, entre janeiro e março de 2011. O número de denúncias subiu cerca de 15% em comparação ao mesmo período de 2010. Implantado em 2008, o projeto já recebeu mais de 16 mil mensagens SMS com denúncias de usuários.

O serviço vem recebendo um número crescente de reclamações e denúncias, o que comprova a grande aceitação por parte da população. As denúncias mais frequentes de desrespeito às normas são: 1º poluição sonora [usuários que ouvem músicas com volume muito alto em seus celulares]; 2º comportamento inadequado do usuário [empurrão, sentar no chão do trem, não dar preferência a mulheres e idosos]; 3º ambulantes [usuários que se arriscam comprando produtos de origem e qualidade duvidosos].

Para maior eficácia do serviço, o denunciante deve colocar na mensagem o maior número de informações possível, em tempo hábil, para a intervenção na próxima parada. A recomendação é que a mensagem contenha as características do autor da infração [físicas e vestimenta], a linha onde está viajando, o número do carro, o sentido da composição e a próxima estação. Após receber a solicitação, a Central de Segurança localiza os agentes mais próximos e os destaca para atuarem na ocorrência.

A credibilidade se faz presente no número de trotes ou informações não confirmadas que têm diminuído, confirmando a aceitação da ferramenta.

Para utilizar o SMS-Denúncia, o usuário precisa de um celular com suporte SMS e enviar uma mensagem para o número 7150-4949, lembrando que não é necessário nenhum tipo de identificação [garantimos o anonimato]. Além do SMS, o usuário tem ainda à disposição o telefone 0800 055 0121, do Serviço de Atendimento ao Usuário, de segunda a sexta-feira, das 5h às 22h, e aos sábados, das 6h às 18h. Todas as denúncias recebidas por esse telefone são encaminhadas imediatamente à Segurança da Companhia.

2 comentários:

  1. Olá Diego, gostaria que você me tirace uma dúvida, por favor!!!
    Só agora eu vi nã 1 nem 2 mais vários videos dos trens da Linha-09 Esmeralda saindo das plataformas com as portas abertas em 2010, isso acontecia frequentemente? Tenho uma amiga que mora no Largo Treze ela trabalha no West Plaza na Barra Funda usuava a Linha-09 todo dia ela desse pra mim que só via os trens da Linha-09 partindo de portas abertas só nos dias de muita chuva pois os intervaslo aumentava, mais só no sentido Osasco-Grajau!
    Mais no Youtube eu vi não só nos dias de chuvas mais sim pra ir pra Osasco trem chgando e partindo com algumas portas abertas!!!

    E eu que pensava que a estação de Morato era um inferno pois se intupia, mais trem partindo com as protas abertas nunca vi, só um dia que dois cara tentaram segurar a porta do 1700 mas o trem não partiu e veio 2 guarda e fecharam a porta, isso aconteceu em feveriro, mais o que eu vi na Linha-09 é um absurdo, depois é a melhor e mais educada linha da CPTM!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruno. Eu soube de algumas ocorrências relacionadas à portas abertas na Linha 9, mas algo muito remoto. Isso já tem bastante tempo, e de tempos para cá a CPTM não permite que os trens deem partida de portas abertas.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores