quarta-feira, 20 de julho de 2011

Conheça a continuação da frota 7000: Série 7500

Texto e Imagem: Diego Silva

A CPTM continua com sua renovação de frota, e mais oito trens estão chegando à São Paulo, para dar suporte à Linha 9-Esmeralda. Trata-se da Série 7500, um contrato mais leve realizado pela empresa, a fim de adquirir oito unidades de oito carros, que irão circular na zona sul. As composições são idênticas à série 7000, tendo de diferente apenas a disposição dos assentos.


Durante sessão de fotos no pátio de Presidente Altino, pudemos adentrar nesse novo trem. Observou um ar-condicionado mais forte que do seu antecessor, o que deve trazer ainda mais conforto para os usuários. Essa nova frota não traz nada de muito atraente, pois trata-se de um CAF 7000. Sua modificação principal, como citado, é o layout dos assentos, pois estes estão em menor número, e menos espalhados. Com isso, o salão de passageiros ficará mais espaçoso, e como os usuários não gostam, mais pessoas irão viajar de pé. Eu acredito que essa frota será bastante útil para a operação looping (Jurubatuba x Pinheiros), nos horários de pico, já que esta operação visa escoar rapidamente a demanda. Os novos trens estão em Presidente Altino, recebendo os últimos equipamentos, e dentro em breve, já estarão em circulação pela linha 9-Esmeralda, dando apoio aos demais trens das séries 3000 e 7000 que por lá circulam.

Assentos longitudinais: menos lugares, mais espaço

Cabine de comando - Nenhuma diferença com o CAF 7000

21 comentários:

  1. bem na minha opinião o layout dos novos trens deveriam ser identicos ao do espanhol caf 2100,pois cabem mais pessoas,cláro que aí seria diferente a disposição das portas ao invés de 8 seriam 4 portas por carro só que maiores.
    se bem que a disposição do 7500 aínda é muito boa assim como a do maravilhoso metrô da linha 4 amarela.e uma pergunta:o layout do 8000 será este mesmo? bom dia para todos!!

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  2. Sim Diego, o layout do 8000 será o mesmo. A diferença serão as portas, mais largas. Até o começo do mês, a matéria do 8000 estará no ar. Ela já está pronta, e só falta a autorização de postagem.

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  3. Quando esses trens estiverem rodando, os trens da série 7000 que estão na linha 9 viram para as suas linhas verdadeiras de origem (L7 e L12)???

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  4. Diego uma pergunta: Se eles quiserem aposentar os trens da série 1100, com quantos trens da série 7000 a linha 7 tem que ficar, para que futuramente a linha venha ter intervalos de 4 minutos?? Levando em conta também que o máximo de trens da série 1700 de oito carros que pode ter é 12 ( e uma unidade de 4 carros).
    E quanto aos trens da série 7000, por que se a linha 9 for receber mesmo esses trens da série 8000, eles não devem permanecer lá..

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  5. Wagner, os trens da série 7000 que operam na Linha 9 deverão retornar para suas linhas de origem (no caso, 7 e 12).

    Em caso de aposentadoria da série 1100, a Linha 7 seria atendida por 20 trens série 7000 de toda e qualquer maneira, já que esse é o prometido. Para intervalo de quatro minutos, eu acho que 32 trens dariam conta sem problemas. Os trens da Linha 9 serão alocados para suas linhas, como citado acima.

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  6. Por mim todos os 7000 teriam portas de 1,60cm, e passagem livre entre os 4 carros de cada unidade!!!
    E só existiria o CAF Série 8000 com a diferencia de sua formação básica ser de 8 carros e não 4!!!

    Na questão dos bancos seria muito melhor se a CPTM adotasse o padrão do METRO e não essa disposição que deixou o trem ridículo!!!!!!!!!!

    Na L7 provavelmente fique com 12 Mafersa Série 1700 e 20 CAF Série 7000, num total de 32 unidades... Foi ótima essa ideia da CPTM de adotar o padrão trens com 8 carros pois assim da pra por aquelas barreras igual o METRO disponibiliza em suas estações chamado de "melhor embarque" e nas estações mais lotadoas poderá ser porto portas de Vidro!!!

    No caso da L9 provavelmente ela fique rodando com unidades CAF Série 8000 e os 8 CAF Série 7500 e a L8 com as 5 unidades do ALSTOM/SIEMENS Série 3000 e os CAF Série 8000.

    Na L10 com os CAF Série 2100;
    Na L11A com 6 ALSTOM Série 2070, 9 ALSTOM Série 9000 e 15 CAF Série 2000;
    Já na L12 com 20 CAF Série 7000 e as unidades das Séries 5500 e 5550 (se não me engano).

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  7. Bruno, os trens série 7000 e 7500 não foram projetados para terem portas de 1,60m e muito menos para serem gangway. O CAF 8000 sim, terá essas características.
    Os assentos são escolhidos de acordo com o padrão do usuário. O Metrô irá adotar o mesmo layout.
    Portas de plataforma na CPTM? Você já pensou isso na Luz, as 18h? Não dá certo!

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  8. bem quanto a aposentadoria do 1100 e a composição da linha 7,sou a favor de 32 trens,se bem que se houvesse reforma do milzinho dariam se não me engano 42 trens para a linha 7,nisso a linha 10 ficaría apenas com 24 trens por tanto para tentar manter este "padrão" de 42 trens teria de haver mais 18 novos trens para a linha 10,na linha 11 com esta mistura de frotas (2070,2000,9000) acho que teria de haver mais 12 trens 7000,7500 ou 8000 já que o 7000 tem um ótimo desempenho no expresso e aí ficariam 42 trens na linha 11,na linha 9 8 7500,14 8000,10 3000, dariam 32 trens e como a linha 9 é curta seria o suficiente,na linha 8 os 36 8000 seriam bons mas acho que os 5 2070(8 carros,se não me engano) deveriam continuar na linha 8, na banda b do expresso já que o expresso será até suzano a banda b será mais curta, por tanto acho que 18 4400 seriam suficientes e na linha 12 são 20 7000,e acho que os 5500 deveriam virar 5550 e aí os budd's e os dois 4400 reforçariam a operação,assim acho que a cptm teria uma ótima prestação de serviços.boa noite á todos!!

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  9. É mas para os 20 novos trens estarem na L7 eles teriam que reformar o Q1 e o Q2 ou comprar mais 2 7000.... E 32 trens para um intervalo de 4 minutos não haveria trens reservas, isso com certeza pediria uma nova compra de trens ou a série 1100 andando por mais um bom tempo...

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  10. Diego, eu só estou pensando na Luz Plataformas 2 e 3 L7 e L11 nossa uma maravilha!!!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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  11. Wagner, o Q01 é da linha 12-Safira. O Q02 passará por reforma, e poderá demorar um pouquinho para o mesmo retornar. De fato, para um carrosel de 32 trens, não haveria trem reserva (a não ser que os 1100 fiquem na reserva). Mas tudo isso haverá de ser organizado.

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  12. Bruno, apesar de você achar engraçado a situação de lotação na plataforma central de Luz (o que acontece todo dia, e isso eu presencio), ainda virei com a matéria da Nova Luz. A nova estação Luz irá desafogar e muito o que existe hoje, afinal, o plano é fazer da Luz um mega terminal.

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  13. Então o Q2 vai ser mesmo reformado... Não poderia haver notícia melhor. Vai ser bom receber este trem espanhol de volta... Mas já se sabe quando que ele será reformado? E o Q1 o que aconteceu de tão grave com este trem que está sendo canibalizado?

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  14. O Q02 irá demorar para ser reformado, porque suas peças estão vindo da Espanha. Há desembargos a serem realizados. O Q01 descarrilou, e teve problemas no rodeiro, e acabou virando depósito de peças. Outro que será remobilizado com peças espanholas. Esperamos que até o fim do ano ambos estejam rodando novamente.

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  15. Sim Diego eu sei que a Luz é lotada, apesar de que eu pegava o trem na Barra e voltava pra Luz pra ir sentado...

    Tentei fazer ironia da realidade nua e crua...

    O problema é que a estação da Luz é muito pequena pra tanta demanda!!!!!

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  16. A estação Luz, de fato, não comporta a atual demanda. Já está em projeto a construção da Nova Luz, onde hoje é o pátio e oficina. Em breve, postarei algo para mostrar melhor.

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  17. Obrigado Diego pelas informações

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  18. Disponha Wagner. Qualquer nova dúvida, não hesite em perguntar.

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  19. Ok, não hesitarei mesmo em perguntar!!!

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  20. Caro Diego, a vinda dos trens serie 7000 sao bem vinds, mas a cptm fara a reforma dos serie 1700? pois acredito que esse trem ja esta muito debilitado, com layout intdrno muito feio, o que ao meu modo acaba trazendo um certo desconforto visual, e desde sua concepcao sempre achei esses tre da serie 1700, os mais feios internamente, e sem falar no barulho/.

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  21. Prezado, corre algumas notícias (não se sabe se são verdadeiras), sobre a reforma da série 1700. Já está na hora, como foi citado, de uma revisão completa dessa frota, que está muito debilitada. A reforma fará uma verdadeira revolução, e fala-se até de ar condicionado. Mas não posso adiantar nada sem provas mais concretas...

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