domingo, 29 de maio de 2011

Conheça a nova estação Suzano

Atual estação de Suzano data de meados dos anos 1940

Texto: Diego Silva
Imagens: Divulgação

A CPTM continua ganhando novas obras e empreendimentos em suas estações e trens. A mais nova obra do sistema será a nova estação Suzano. Atualmente, a estação é a quinta parada da Linha 11-Coral B, e após as obras de reconstrução, será o novo terminal do Expresso Leste, oferecendo mais facilidade e rapidez para os usuários das estações Suzano, Calmon Viana, Poá e Antonio Gianetti, uma vez que todos esses que necessitam chegar até o centro de São Paulo precisam desembarcar em Guaianazes. Após divulgadas as fotos do projeto Nova Suzano, o Blog CPTM em Foco mostra para todos vocês como deverão ser as novas instalações, o novo prédio, e como deverá funcionar por dentro:

A estação será totalmente coberta, com acessos facilitados, acessibilidade e com um design bastante imponente. Nesse projeto, observamos os acessos, que deverão ser com escadas rolantes, além de uma vista privilegiada, e de uma valorização da região, com uma obra atrativa.

A Nova Suzano não deverá fugir dos padrões das estações modernizadas da Linha 12, se equiparando, por exemplo, com a nova São Miguel Paulista, que também está em obras. Os projetos são semelhantes, então, poderemos ter prédios parecidos quando ambos estiverem prontos.

A Nova Suzano deverá ter quatro plataformas, pois atenderá o Expresso Leste e a Linha 11-B, que passará a atender Estudantes x Suzano, e não mais Estudantes x Guaianazes. Consequentemente, o fluxo de passageiros irá aumentar. Pela foto do projeto interno, a estação será bastante espaçosa, não tendo problemas no que se diz a abrigar usuários. Lotação deverá haver, isso é fato, mas a estação se mostra preparada para receber a demanda.

Eis aí, para todos os leitores do blog, a nova estação Suzano, que deverá ser entregue no fim de 2012. CPTM de cara nova, você de transporte novo!

10 comentários:

  1. Gostei muita da arquitetura dessa nova estação, é bem espaçosa e vai dar muito mais conforto aos usuários, com 4 plataformas quando a estação tiver muita demanda dá pra ele chegar de um lado (da onde sai o trem pra Estudantes) só para desembarque, manobra há frente e voltar do outro lado para o embarque, assim evitando confusões na hora que o trem estaciona na plataforma... Com isso há outra plataforma de embarque pode ganhar portas de vidros eletrônicas para o maior conforto dos usuários!!!.

    Pretendo começar minha faculdade de arquitetura e urbanismo no ano que vem na USP, um dos meus maiores sonhos é um dia ter a oportunidade de fazer um projeto para uma nova ou reconstrução de uma estação da CPTM... Quem sabe né...

    Diego você acha que até o final do ano a Linha-07 tenha pelo menos 15 trens novos? Da minha parte gostaria que todos os 20 7000 voltasse mais sei que isso será um pouco difícil... No portal TGVBR falam que a Linha-07 ficara no máximo com 15 unidades dos 7000, mais eu não gosto de pensar pelo esse lado, prefiro ainda crer que todos os 7000 voltem para as linhas 07 e 12.

    ResponderExcluir
  2. Não sei pq naum implantam o Expresso Leste até Estudantes!
    Só 2 perguntas:
    É verdade que vão implantar um VLT de Suzano até Estudantes?
    E quando vão aposentar os trens das series 4400,5500 e 1600?

    ResponderExcluir
  3. Olá diego!Gostaria de saber se é verdade que a liha 12 terá final em suzano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O projeto basico sim mas como a obra implica em desapropriações e ocupação da rua norte então ainda será necessário documentar a burocracia e a papelada, veja os detalhes no link abaixo:
      www.firewallphoenixpower.xpg.com.br/cptm/projetosuzanolinha12.png

      Caso não abra ainda significa que ainda n]ão foi atualizado espere algumas horas.

      Excluir
  4. Olá Patricio. O Expresso Leste não é estendido até Estudantes, porque a quantidade de trens não é suficiente. O serviço do expresso utiliza trens diferentes do restante da linha, o que torna impossível. Mas o Expresso segue até Estudantes em horários específicos.
    Essa história do VLT já ficou para trás. Existiu o rumor de implantação, mas caiu por terra. A aposentadoria dos trens série 1600, 4400 e 5500 não deve estar longe. Mais uns anos e os mesmos podem parar suas operações.

    ResponderExcluir
  5. Olá Gustavo! Eu já ouvi uma historinha da Linha 12 acabar em Suzano também, mas ainda não confirmei esse fato. Já vi em alguns mapas o projeto da Linha 12 e do Expresso Leste em Suzano, mas ainda não tenho informações oficiais.

    ResponderExcluir
  6. HA VAI SER ENTREGUE EM 2012 SIM, SO SE FOR A FAIXA DE PEDESTRE QUE TEM NA FOTO PQ ESTAÇÃO MESMO NADA DE OBRAS OU QUASE NADA .

    ResponderExcluir
  7. pelo andamento dessas obras ai pelo visto só no final de 2343 vai sair essa obra ¬¬

    ResponderExcluir
  8. Acho que a nova estação só vai estar pronta em 2015 a obra esta muito atrasada.

    ResponderExcluir

Seguidores