sábado, 28 de maio de 2011

CPTM completa 19 anos hoje


Texto: Diego Silva

A CPTM completa hoje 19 anos de sua fundação. Aos 28 dias do mês maio do ano de 1992, mediante projeto de lei nº 7861, nascia a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, com a missão de administrar os serviços de trens de passageiros na região metropolitana de São Paulo. Com muitos problemas, e sem muito motivo de comemoração. Trens lotados, depredados, estações em condições precárias, usuários sem qualquer tipo de segurança, evasão de renda, mortes por atropelamentos, pingentes, roubos, tráfico de drogas, comércio ambulante... Eram problemas demais para serem vencidos num espaço curto de tempo. Mas em seus 19 anos de vida, quem circulava antigamente pelo sistema, hoje vê uma grande evolução.

Estação Comendador Ermelino - Linha 12-Safira

Novas estações, novos trens, menores intervalos, mais segurança e conforto, para um sistema que começou com trens caindo aos pedaços literalmente. A CPTM evoluiu muito em 19 anos, dando um passo de cada vez. E as mudanças foram percebidas pelos seus usuários. Para quem transportava cerca de 700 mil usuários em 1992, hoje em dia esse número é quase o total de passageiros diários de uma única linha. Já são quase 3 milhões de usuários todos os dias, espalhados pelas seis linhas da CPTM. Quem, em 1992, imaginava o sistema do jeito que é hoje? Imagino que poucas pessoas.

Novos trens da CPTM - Fôlego novo na circulação

E uma situação curiosa na CPTM acontece desde o ano passado: estão sobrando trens nas linhas. Com a aquisição de 40 novos trens, espalhados pelas linhas, está sendo possível retirar alguns trens de circulação para realização de reparos e reformas, sem afetar a oferta. Ou seja, a CPTM finalmente está com a primeira meta alcançada, que era ter uma sobra de trens. Até pouco tempo atrás, uma avaria de trem era considerada um problema, pois não havia trem substituto. Hoje em dia, um trem avariado é rapidamente substituído por outro. E a renovação continua: vem aí, mais 44 novos trens, para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, Expresso Turístico para São Roque, fim da divisão das vias com trens cargueiros e a tão esperada nova sinalização, para redução do intervalo. É a CPTM de cara nova, é você de transporte novo!

Parabéns CPTM, pelos seus 19 anos! 
O Blog CPTM em Foco se orgulha de fazer parte dessa história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores