sábado, 7 de maio de 2011

Estratégia de Loop

Texto: Diego Silva
Imagem: Divulgação CPTM

Durante o horário de pico, tem sido comum alguns usuários reclamarem sobre qual destino o trem está tomando. Já faz algum tempo que a CPTM adota a estratégia de loop em suas linhas, uma vez que o maior volume da demanda se concentra em estações intermediárias, e não nos terminais. Todavia, é necessário que o usuário perceba, assim que o trem estacione na plataforma, qual o seu destino, indicado em mostradores nas cabines. Essa estratégia é usada para escoar rapidamente a demanda, e fazer com que os trens voltem mais rapidamente para o ponto de início, a fim de agilizar o processo de transporte dos usuários. O loop não deve ser entendido como uma ´´falta do que fazer`` (como já ouvi usuários comentando). Essa estratégia, como citado, visa agilizar o processo de transporte, e diminuir a lotação. Veja os loops em suas linhas:


Embarque e desembarque em horários de pico é bastante complicado

Linha 7-Rubi: Luz x Francisco Morato (60 minutos); 
Loop: Palmeiras-Barra Funda x Caieiras (25 minutos)

Linha 8-Diamante: Júlio Prestes x Itapevi (60 minutos);
Loop: Palmeiras-Barra Funda x Barueri (38 minutos)

Linha 9-Esmeralda: Osasco x Grajaú (54 minutos);
Loop: Pinheiros x Socorro (25 minutos)

Linha 10-Turquesa: Luz x Rio Grande da Serra (61 minutos);
Loop: Luz x Mauá (40 minutos)

Linha 11-Coral: Luz x Guaianazes (38 minutos)
Loop: Luz x Estudantes (72 minutos)
A linha 11-coral é dividida em duas partes, e existe integração na estação Guaianazes. A fim de evitar essa integração, a CPTM disponibiliza trens diretos até Estudantes, em horários determinados.

Linha 12-Safira: Brás x Calmon Viana (62 minutos)
Loop: Brás x Engenheiro Manoel Feio (50 minutos)

Um comentário:

  1. Muita FALTA DO QUE FAZER!!!!!!!!!! SIM!!!!!!!!!
    Isso é HORRÍVEL, atrapalha muito a vida dos Usuários. Com a plataforma lotada na Barra Funda como que vai conseguir enxergar o que está escrito naquele letreiro minúsculo do trem!!! Avisos sonoros não adianta muito, pois as pessoas conversão muito alto que quando o alto falante da estação está falando você não escuta nada!!!
    Isso acontece o dia todo nos domingos (mas é para acelerar as obras nas estações Fco Morato e a de Fco da Rocha).
    Desse jeito ao invés de eu utilizar 2 trens pra chegar em casa (pois tenho que utilizar a extensão) eu uso 3 e com isso me atraso para escola (pois ainda eu tenho que pegar um ônibus aqui em jundiaí).
    ESPERO QUE ISSO ACABE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!!!!!

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores