segunda-feira, 9 de maio de 2011

Manhã complicada na Linha 7-Rubi

 Trem série 2100 auxiliando a operação da Linha 7-Rubi

Texto e Imagens: Diego Silva

A manhã de hoje não foi nada fácil para quem depende da Linha 7-Rubi da CPTM. Uma composição dessa linha avariou na estação de Caieiras, e travou toda a circulação, causando lotação na estação Luz. Com isso, chegou-se até a termos 50 minutos sem um trem prestando serviços para Francisco Morato. Como fazemos diariamente, chegamos até a Estação Luz por volta das 07h, e o sistema de som da estação já anunciava o problema. Ao acessar a plataforma, um trem série 1100 estava dando partida, absurdamente lotado. Pois bem, seguimos até o sinal 41, e aguardamos pacientemente por uma composição, que demorou bastante tempo para aparecer. Quando veio, outra unidade 1100, que não resolveu muito o problema. Com a saída desse segundo trem, ficou um ´buraco` na circulação, e a plataforma central ficou completamente abarrotada, cena essa que se repetia a cada trem da Linha 11-Coral que chegava. Sem qualquer previsão de trens, a CPTM puxou um trem da Linha 10-Turquesa para prestar serviços até a estação de Pirituba (aos que não sabem, esse trem possui restrições, e não pode passar de Pirituba). Cena muitíssimo curiosa, mas infelizmente não pudemos participar dessa tão rara viagem, devido à lotação da plataforma. Com a saída desse trem, passaram-se alguns minutos e chegou mais um trem série 1100. Durante o embarque, uma cena curiosa: três usuárias se revoltaram, foram até a ponta da plataforma, desceram, e seguiram caminhando sentido Palmeiras-Barra Funda. Mais que depressa, dois Agentes de Segurança foram atrás das infratoras (caminhar pelos trilhos é proibido, por lei federal). Nesse meio tempo, mais um trem série 1100 estacionou em Luz, e finalmente pudemos embarcar. Durante a descida do trecho, notou-se uma fila enorme de trens para estacionar na estação Luz: seis composições, todas de oito carros, aguardavam para estacionar, todas elas lotadas. Após meu desembarque em Palmeiras-Barra Funda, notou-se a regularidade do sistema, depois do caos que se foi criado. Segundo informações de outros canais de mídia, o problema no trem foi causado no sistema de tração, e o mesmo já está recolhido para manutenção.

Trens série 2100 na estação Luz: viagem até Pirituba

17 comentários:

  1. Caramba... Segunda vez que um trem avaria na L7 no pico da manhã... O último dia que aconteceu isso foi sexta-feira, 06/05 e com o mesmo problema.

    ResponderExcluir
  2. Que séries será que avariaram nesses dois dias???

    ResponderExcluir
  3. Eu já estou cansado de tanta irresponsabilidade da CPTM.
    Tinha um compromisso URGENTÍSSIMO pela manhã. Perdi por culpa da CPTM que não toma providências.

    ResponderExcluir
  4. Sem contar que há uns 15 dias atrás, voltando, em horário de pico, um 1100 avariou na Barra-Funda. Dois dias depois, outro 1100, avariou entre Agua-Branca / Lapa.
    Essas composições estão trazendo muitos problemas para a CPTM e para os passageiros. #aposenta1100

    ResponderExcluir
  5. É a L7, está virando a pior linha...

    ResponderExcluir
  6. Caros, primeiramente, quem avariou hoje foi um 1700, por problemas de tração. Vocês entendem que um trem é uma máquina, e está sujeito a avarias? Então entenderão o que aconteceu. O problema não afetou apenas um usuários, mas sim toda a demanda da Linha 7. Também fui prejudicado e cheguei atrasado na faculdade, mas cheguei com grande margem de segurança na Luz. Outro fator: quem precisava chegar na Barra Funda poderia ter recorrido ao Metrô, em vez de superlotar a plataforma da Luz. Eu fiquei porque queria fotografar a movimentação.
    Problemas acontecem!

    ResponderExcluir
  7. É a pior linha mesmo.... Pra vc que não sabe acabou de cair a rede em Caieiras e estamos sem trem... Tudo acontece no horário de pico, íncrivel... E isso porque eles fazem manutenção quase todo final de semana.... Não está adiantando porcarinha nenhuma...

    ResponderExcluir
  8. "Problemas acontecem". E com muita frequência na linha 7... Nas outras linha não se vê tantos problemas assim...

    ResponderExcluir
  9. Vocês que pensam que acontece só na Linha 7... A Linha 8 vive tendo problemas com falhas nos trens, em qualquer horário. A Linha 12 também tem suas falhas. A Linha 10 volta e meia tem problema também (ontem mesmo houve um, e fiquei dez minutos parado na saída de Rio Grande da Serra). Problemas acontecem sim, e a CPTM está trabalhando para resolver isso.

    ResponderExcluir
  10. É mas os problemas da linha 7 são mais graves e mais demorados para se resolverem e na maioria das vezes no horário de pico (o que prejudica muito os passageiros e o crescimento da demanda da linha já que vive tendo problemas)... Não só nos trens, como também na energia elétrica ou via acontecem essas coisas na L7...
    E se acontecem nas outras linhas não são tão grandes assim os problemas, já que não são divulgados pela mídia...

    ResponderExcluir
  11. Caro anônimo, você acha que um problema na Linha 8-Diamante não seria maior ou menor que na Linha 7? Imagine 12 carros lotados de pessoas parado por horas numa via. Agora pense isso na L7. Todo e qualquer problema é desagrádavel para todos nós que utilizamos os trens. Não existe essa de linha tal é melhor que linha tal. Os problemas são divulgados na mídia sim, basta você acompanhar. Eu venho noticiando via twitter os ocorridos, e esporadicamente aqui no blog também.

    ResponderExcluir
  12. Por enquanto não vi nenhuma reportagens de problemas na linha 8 aqui no blog... Então sendo assim, a L7 e a L8 são as piores... E Além do mais como já disse, não estou falando apenas de problemas nos trens, mas da energia elétrica, via, etc...

    ResponderExcluir
  13. Prezado, na maioria das vezes que acontecem os problemas na CPTM, na parte da manhã, não tenho tempo hábil para postar, pois estou na faculdade. Mas já foi noticiado até pelo Radar SP da Rede Globo um problema sério na Linha 8, tempos atrás. Os problemas de energia elétrica e de via permanente não são de tanto destaque assim, pois são inesperados. Agora, se um trem apresenta falha no horário de pico, o destaque é maior, pois atrasa toda a circulação e etc.

    ResponderExcluir
  14. pq o 2100 só pode ir até pirituba, por causa dos morros depois de pirituba? que ele não aguenta subiu?

    ResponderExcluir
  15. Gabriel, o trem série 2100 não é a melhor frota para circular na Linha 7, porque além de pesado, ele não tem força suficiente para ficar subindo as rampas. Além do mais, seu gabarito não é compatível com as estações.

    ResponderExcluir
  16. Olha eu aqui Diego boa tarde, lembro bem desse dia,um caos, mas serviu pra registrar em imagens esse momento, lembro você tinha feito vídeo à bordo, está no YouTube?

    ResponderExcluir
  17. Olha eu aqui Diego boa tarde, lembro bem desse dia,um caos, mas serviu pra registrar em imagens esse momento, lembro você tinha feito vídeo à bordo, está no YouTube?

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores