segunda-feira, 2 de maio de 2011

Novos simuladores de operação de trens reproduzem condições de tráfego com precisão

Fonte: Site CPTM

A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] está utilizando dois novos simuladores da operação de trens, dotados de tecnologia de ponta, para formação, capacitação e reciclagem de maquinistas e empregados da área operacional. Uma unidade encontra-se no Centro de Formação Profissional Eng° James C. Stewart [CPTM/SENAI], na Lapa, e a outra no prédio administrativo de Presidente Altino, em Osasco.

Similares a equipamentos utilizados em setores como a aviação e automobilismo, os novos simuladores possuem, cada um, duas cabines equipadas com toda a aparelhagem disponível em um trem real e uma tela que projeta a imagem da linha. Com o auxílio das áreas de circulação e controle operacional, foi possível programar o equipamento para reproduzir as características dos trens das séries 2.000, 2.070, 2.100, 3.000 e 7.000.


O simulador também possui dois postos de apoio específicos: um destinado ao instrutor, que controla e designa as atividades dos operadores; e outro de observação, com uma tela ligada diretamente à cabine de simulação, que permite aos alunos acompanharem e aprenderem com as situações enfrentadas pelos colegas.

Entre as diversas aplicações, o instrutor pode preparar várias situações para que os alunos sejam surpreendidos por defeitos e falhas. O simulador pode apresentar também mudanças climáticas como chuvas, neblina e outras mudanças de ambiente para que o operador possa se adaptar às mudanças na linha.

A empresa responsável pela programação do simulador é a Lander.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores