terça-feira, 17 de maio de 2011

SMS-Denúncia: Um serviço feito de maneira errada

SMS-Denúncia tinha como princípio denunciar irregularidades

Texto: Diego Silva

O serviço de denúncias via SMS, no seu princípio, foi uma jogada de mestre do ex-presidente da CPTM, Sergio Avelleda. Nos primeiros meses, foi um grande sucesso, pois agora os usuários possuíam uma arma contra ambulantes e pedintes, além de informar qualquer irregularidade que acontecesse em trens e estações. Cheguei a visitar o CCS (Centro de Controle de Segurança) da CPTM, durante uma visita técnica, e pude conferir que o serviço era muito bem organizado, uma vez que agentes de segurança ficavam observando as câmeras das estações em telas, e com um computador preparado, recebiam e respondiam as mensagens.
Porém, depois da saída de Sérgio Avelleda da CPTM, e o retorno de Mário Bandeira à presidência, alguns processos estão caminhando para trás. Digo isso, caros leitores, porque observo tudo o que vem acontecendo na CPTM desde a entrada dessa nova administração.
Para comprovar os fatos, hoje de manhã, durante minha viagem de retorno para Rio Grande da Serra, me deparei com uma senhora pedinte na estação Brás. Já conheço essa senhora de outras viagens, e já preparei uma mensagem de alerta. Ao embarcar no carro 2121, a mesma já começou a pedir esmolas e ajudas para os passageiros. De imediato, enviei o sms, informando características, qual carro estava, e qual a próxima estação. Além disso, já antecipei os passos, informando que o carro C121 deveria ser observado na estação seguinte, já que os ambulantes e pedintes ficam passando de carro em carro. Pois bem. Estação Mooca, e nada de segurança, eis que a senhora pula para o carro C121. Estação Ipiranga: nada de seguranças, e a senhora já está no meio do trem, no carro D121. Em Tamanduateí, três estações depois, dois seguranças da Power observam o carro 2121, enquanto que a senhora, a essa altura, já estava no carro D137. Avisei mais uma vez por SMS, que a senhora idosa estava no carro D137, e que São Caetano seria a próxima estação. Chegando nessa estação, um segurança da Suporte observou novamente o carro 2121 (que era o último), e quando a composição saiu, observei a senhora saindo da estação, passando pelos seguranças tranquilamente, como se fosse apenas mais uma usuária. Ironizei o serviço, enviando a seguinte frase: ´´Curiosamente, a pedinte desembarcou em São Caetano, passando pelos seguranças. Nessa brincadeira de pega-pega, acabam os créditos do usuário, e o problema não é resolvido.``

O que acho mais interessante nisso tudo, caros leitores do Blog CPTM em Foco, é que os processos na CPTM estão totalmente ao contrário. No último sábado, fomos novamente impedidos de fotografar na estação Aracaré, por um segurança da empresa Gocil. Além de realizar um senhor marketing gratuito para a CPTM, com esse blog e com minhas fotos, a informação do regulamento não atingiu todas as estações do sistema. Enquanto isso, ambulantes e pedintes fazem a festa nos trens, vendendo diversos materiais, desde alimentos, bebidas alcóolicas e utilidades domésticas até produtos incomuns, como termômetros, escovas de dentes e etc. Agora, durante uma sessão de fotos em alguma estação, clicando apenas os trens e a infraestrutura, fazemos o maior marketing positivo possível, mostrando a qualidade dos trens, do sistema, das estações... Daí, alguns funcionários terceirizados (ou não), vem nos bloquear dizendo que é necessário uma autorização específica... Deixo bem claro para todos que não ganho um centavo com minhas fotos. Além de ser um hobby, mostro para o mundo quem é a CPTM, mas alguns funcionários da companhia querem ´mostrar serviço`, barrando nosso humilde trabalho.
Por essas e outras que a CPTM não cresce, não se desenvolve nem para o mundo nem para a visão dos usuários. Se estivéssemos na Europa, eu já teria ganho um cargo de confiança na companhia, além do reconhecimento do administrativo pelo simples trabalho de orientar usuários e contar o que acontece no dia-a-dia das plataformas e viagens. Mas aqui não... Aqui, eu ganho bronca de seguranças, ganho perda de tempo explicando o porque das fotos, ganho dor de cabeça ouvindo usuários me torrando a paciência, me cobrando como se eu pertencesse à CPTM. Tudo caminhava para um novo rumo para a Companhia, mas graças ao pensamento retrógrado de muitos, o que foi conquistado vai se perdendo. O blog é uma grande ferramenta para os usuários, e brigamos muito para mostrar uma imagem positiva da CPTM. Mas a partir do momento em que a Companhia não der apoio para nós, no sentido de apoiar nosso trabalho, nossas fotos, dar assistência nos problemas (que vem sendo de grande valia, pois a cada problema em estação sou comunicado pelo atendimento ao usuário), o blog virará as costas, e passará a enxergar os pontos falhos. É uma questão de bom senso para todos nós. 
Fazemos tudo de bom grado, e somos à favor da CPTM. Mas se a companhia não é de acordo com a modernidade intelectual, o blog vira uma arma contra a própria empresa.

3 comentários:

  1. Estou muito de acordo com você Diego, a CPTM está melhorando mais cada vez pisa mais na bola, eu acho um absurdo ver trens com câmeras tendo vidros riscados e com os infratores não acontecem nada, na aqui linha 7 os 7000 são os preferidos dos ambulantes, pois é o modelo que dá mais pra ver vendedores, cadê os guardas? e as câmeras? são mais um enfeite do trem?

    O MSM DENÚNCIA é um projeto bem legal e inteligente, mas do que adianta se a CPTM não liga para as mensagens que nós Usuários mandamos. Vários funcionários dela são mal educados!!!

    Outro dia fui tirar uma foto de um 7000 na estação de Jundiaí, o guarda me disse que eu não podia tirar a foto, eu perguntei a ele o por que? (como se eu não soubesse), ele me veio com um papo furado que era regras da empresa, eu disse: TÁ VENDO TREM VELHOS, PARTINDO DE PORTAS APERTAS, GENTE NO TETO, PICHADO? Não então pq eu não posso tiara foto, anos atrás quando era um forfé os trens nem ligavão que tiravam fotos e filmasse, agora liga? HUM... Pra não xingar o guarda eu disse: Além de vc ficar ai perturbando quem quer tirar uma miséras fotos pq o senhor não pegar quem fica vandaizando os trens!!!


    Que nem o que aconteceu no sábado, os trens da Linha-07 estavam no pico da manhã indo de Jundiaí X Caieiras e Caieiras X Luz, bom peguei um trem fui até Caieiras e tive que descer, dai uns 5 min. que o trem voltou pra Jundiaí aponta um 7000 mas só que ele ia dar entrada na plataforma 2 a moça avisou no alto-falante que iria precisar trocar de plataforma, até parece que os apreçadinhos iriam subir as escadas, começaram a descer na via (MAS NÃO SÓ HOMENS, MULHERES E IDOSOS) a moça deu um GRITO bem alto no alto-falante "NÃO DESSA NA VIA, NÃO FAÇA ISSO, É PERIGOSO, É PROIBIDO DESCER NA VIA, NÃO ARRISQUEM A SUA VIDA" e o 7000 vindo no maior pau, o engraçado era que 2 guardas estavam rindo do que estava acontecendo, eu disse além do senhor ficar ai rindo pq vc não vai lá e não deixa as pessoas descer na via é sua tarefa, o guarda disse mal educado pra mim: PRA QUE NÃO SOU EU QUE ESTOU ARRISCANDO A MINHA VIDA!!!
    O pior um senhor bem gordo não conseguia subir na plataforma e o trem quase perto dele, por pouco que ele não virava PASTEL!!!

    ResponderExcluir
  2. Isso só demonstra o despreparo da equipe terceirizada de segurança da CPTM. Cada dia mais vemos a incompetência de grande parte do grupo de segurança, e sempre são os seguranças terceirizados que implicam... Paciência.

    ResponderExcluir
  3. Se você quer fazer marketing positivo pra empresa de graça isso é problema seu, se quer ser crítico ferrenho dela, também é problema seu, (alias a CPTM já tem um arqui-inimigo melhor que seu blog, o Datena, e dele você não ganha) ninguém te obriga a isso. Se quer um cargo na Companhia, vá estudar e preste concurso público. Mas cá entre nós, porque não vai procurar o que fazer, como caçar borboletas por aí?

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores