segunda-feira, 30 de maio de 2011

Trem série 2070 circula na Linha 8-Diamante

Trem série 2070, da Linha 9-Esmeralda, passará para a Linha 8-Diamante

Texto e imagens: Diego Silva

A Linha 8-Diamante, que liga a estação Júlio Prestes à Itapevi, passa por mudanças no mínimo interessantes. Meses atrás, noticiamos a presença de um trem da Linha 12-Safira circulando por lá... Posteriormente, o governador entregou cinco unidades série 7000, como início da renovação de frota, e agora, trazemos a última: Trem série 2070 também circulando pelas vias da Linha 8. Segundo informações, a CPTM pretende trocar trens entre as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, compreendendo o envio de trens série 7000 para a Linha 9, e retornando trens série 2070 para a Linha 8.
Durante sua passagem pela Linha 8, os trens da série 7000 não foram bem recebidos pela população. Muitas pessoas reclamam do fato desse trem ser menor (o que, convenhamos, é o maior problema para os usuários da Linha 8), e o ar-condicionado também não foi bem avaliado. A população da Linha 8 não se acostumou aos novos tempos, ao conforto e modernidade desse novo trem. Há de se considerar também que o trem não circulava com estabilidade, oferecendo certo desconforto em alguns momentos (oscilação de aceleração ou freios bruscos). Até hoje a população usuária da Linha 8 prefere os trens série 5000, que circulam por lá desde os anos 1980. No último sábado, durante sessão de fotos, realizamos viagem nos dois trens série 2070 que estavam circulando pela Linha 8, e pudemos perceber uma viagem bastante agradável, sem oscilação ou freadas bruscas. O trem série 2070 se adaptou perfeitamente, e se toda a frota vier a circular na Linha 8, será uma decisão acertada da CPTM.
Mas o que chamou a atenção foi o fato de trens série 7000 de outras linhas já estarem circulando na Linha 9, como vimos o 39º novo trem, que foi entregue para a Linha 7-Rubi, circulando ontem pela Linha 9-Esmeralda. Juntamente dele, um trem da Linha 12-Safira e um da Linha 8-Diamante também prestavam serviços na linha da zona sul. Os usuários não se deram conta ainda da retirada de novos trens para atender a linha mais ´´rica`` da CPTM, mas quando notarem... isso sim será um problema.

35 comentários:

  1. Andei nele sabado, muito confortavel, desempenho ótimo, é o fim da era do Fepasão ...

    ResponderExcluir
  2. Um trem tbm q eu gostaria d ver na linha 8,é a serie 1700,por ser mais rapido.
    Será que tem como adaptar esse trem na linha 8 ou teria problemas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então amigo este serie 1700 é exclusivo da linha 7 Rubi e o mesmo é adaptado para subidas e descidas e também não perde o desempenho na velocidade cheio ou vazio, se retirar este trem a linha 7 já era rsrs os novos 7000 são potentes mais não chegam aos pés do 1700

      Espero ter ajudado!!

      Excluir
  3. Também estive nele sábado Wesley, e compartilho da sua opinião. Ótimo desempenho e muito confortável.

    Já a questão do 1700 na Linha 8, prezado Patrício, acho muito inviável, porque esse é um trem de arrancada e velocidade. A Linha 8 possui estações muito próximas, o que tornaria inútil a utilização dessa frota. Claro, dá para adaptar, mas não acho que daria certo. É um excelente trem, mas para longas viagens, como nas linhas 7-Rubi e 10-Turquesa.

    ResponderExcluir
  4. Opa, Boa Noite!
    Eu tb andei em um 2070 no domingo. Legal mesmo foi ver a cara de interrogação dos passageiros. hehehe
    Mas agora o problema é os 7000 da Linha 7 rodando na Linha 9, enquanto sofremos com os 1100 pelo menos uma vez por semana. Esses caras sempre dão problema. Precisamos dos trens novos o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite!Primeiramente eu acho um absurdo a cptm colocar os melhores trens na linha 9 só pelo fato de ser a mais rica!Nós da linha 12 estamos sabendo preservar os trens novos e até os que foram reformados, mais ñ podemos evitar os vândalos que apedrejam os trens e riscam os vidros !muita falta de educação, pois ñ percebem que além dos trens serem da cptm eles tambem são nossos!
    Gostaria de saber se a linha 12 irá ter só os trens série 7000 ou continuaram com os trens que foram reformados?

    ResponderExcluir
  6. fiquei feliz quando soube disso e achei muito bom, tambem acho que na linha 7 poderiam ir os 2100 e na linha 11 o 3000 ,na banda b o milzinho e na minha querida linha 8 o 1600 fase 2 que já fez testes na linha 8

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Silas.
    Ainda não tenho informações concretas sobre a mudança dos 7000 para a Linha 9. Ouvi comentários de uma possível padronização de frota, e que a Linha 7 receberia os trens da série 3000. Vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  8. Olá Gustavo! Também sou contra a padronização de frota da Linha 9. Os novos trens da Linha 12 estão impecáveis, isso é fato. Ainda não tenho informações sobre as frotas da Linha 12, mas assim que possivel, noticio para vocês.

    ResponderExcluir
  9. Olá Diego. Os trens série 2100 não possuem gabarito para rodar na Linha 7. Os 1600 não serviriam para a Linha 8, por serem pouco potentes. Mas são boas visões as suas =D

    ResponderExcluir
  10. Olá Diego !Acho que a cptm devia substituir todos os series 1400,1600,4400 e 5500 (fase 1)pelos 7000,e deixar os 5550 ,mas modernizalos com ar condicionado e com a nova indentificação!

    ResponderExcluir
  11. acho que a linha 12 só deveria ter trens 5500-5550-7000 porque são quase o mesmo tamanho

    ResponderExcluir
  12. boa noite a todos!! olá gustavo concordo com o que você disse e tambem acho que o mafersa 1700 deveria ser modernizado com ar condicionado, bancos confortáveis e etc.outro que acho que será e se não for deveria ser modernizado é o fepasão 5000 e acho que os elétrocarros deveriam virar os espéctrocarros.e uma pergunta: após a chegada dos 8000 na L8 os 2070 permaneceram?

    ResponderExcluir
  13. Olá Gustavo. A substituição na Linha 12 deverá ocorrer gradativamente. Os trens série 1400 e 1600 estão sendo mandados para a extensão da Linha 7. Série 4400 opera em maior número na extensão da Linha 11, e os 5500 estão rodando ainda, apesar de eu preferir eles modernizados.

    ResponderExcluir
  14. Olá Celio! A Linha 12 não pode depender apenas de trens de oito carros, como os 5500, 5550 e 7000. A necessidade de frota é maior, e essas séries não atendem a demanda por completo, o que traz a necessidade de trens de seis carros no trecho.

    ResponderExcluir
  15. Olá Diego. O Mafersa 1700 deverá ser reformado até 2014, recebendo ar-condicionado. O 5000 não será modernizado, e provavelmente será aposentado. Os 5500 eu tb sou a favor de modernizar e ser 5550.
    Com a chegada dos 8000, eu acredito que os 2070 irão compor frota no Expresso Leste. é a notícia que temos.

    ResponderExcluir
  16. pelo que pude perceber os 5500 só rodão ocasionalmente em orarios de pico , já os 5550 rodam direto, principalmente aos domingos onde divido o percurso com os 7000 e as veses os 4400 que dificilmente rodam aos domingos pois ficam estacionados no lavador de jundiapeba!

    ResponderExcluir
  17. boa tarde a todos!! sera muito bom se alguns 2070 forem para o expresso leste, assim como acho que o
    2100 deveria compor frota no expresso leste.
    deveriam haver alguns 7000 na banda b do expresso leste e os 4400 ir na extensão da l7

    ResponderExcluir
  18. é bem por aí mesmo Gustavo. No horário de vale, os 5550 rodam sem problemas. No pico, os 5500 entram para ajudar, já que possuem oito carros na formação. É uma boa estratégia da CPTM.

    ResponderExcluir
  19. Diego, daqui há algum tempo, todos os trens série 2070 irão para o Expresso Leste. O 2100 foi adquirido para rodar no Expresso, mas com esse novo trajeto, ele não serve para subir as rampas. A banda B da Linha 11 deve ficar somente com 4400, e a extensão da L7 fica com os budd's 1400 e 1600 =D

    ResponderExcluir
  20. Diego me responda uma coisa, se caso os 2070 forem para o expresso leste e eles receberem novos trens, o 2070 podem ir para linha 12 ou 7?

    ResponderExcluir
  21. acho que a linha 12 por ter muitas estações novas tipo usp leste ermelino sao miguel vila mara itaim romano e calmon viana merecia somente trens bons como 7000 2070 3000 ai sim a linha ia ser mais valorizada agora estaçoes boas e trens 4400 1400 1600 fica dificil

    ResponderExcluir
  22. boa noite!!Gustavo sou novato nesses assuntos,mas vou tentar responder.acho que sim porque com a chegada dos 9000 no expresso leste os 2070 ficaram meio que inúteis, então acho que há sim esta opção. por que na linha 7 acho que os milzinhos 1100 serão aposentados e na linha 12 com a saída dos 1400 e 1600 para a extensão da linha 7 ficará um espaco vazio na linha 12 e na linha 7. e aí que entram os 2070 para compor a frota e deixar as linhas 12 e 7 mais completa.acho que é isso.

    ResponderExcluir
  23. Tambem acho Celio pois o padrão que a cptm quer propor pra linha 12 e 7 são linhas com cara nova depois de sofrer com as estaçõe e trens mais precarios da cptm!(a linha 7 nem tanto mais a linha 12)

    E Diego F. concordo com seu ponto de vista pois sem os trens antigos as duas linha vão ficar com um buraco e os vinte trens novos em horarios de pico ñ bastão!
    Gostariamos de ver agora sua resposta para nosso pequeno debate, já que vc é a cabeça do blog!Boa Noite a todos.

    ResponderExcluir
  24. mudando os trens antigos e reformando as estações que faltam nossa a linha 12 fica linda me lembro quando tinha meus 18 anos eu era surfista eu ia trabalhar em cima do trem porque não tinha lugar embaixo nossa era uma baderna hoje você não pode nem sentar no chão ta ótimo mais se melhorar mais um pouco fica melhor ainda

    ResponderExcluir
  25. Célio Vc constuma pegar o trem em qual estação? Eu sempre pego na de itaquaquecetuba

    ResponderExcluir
  26. Gustavo, os 2070 indo para a Linha 11, irão permanecer por lá. A CPTM pretende operar o Expresso entre Luz e Suzano, e com esse aumento, apenas os 2000 não dariam conta. Por isso, vem os 9000, e talvez os 2070 rodem junto no pico, ou fiquem de reserva técnica operacional.

    ResponderExcluir
  27. Vi que se formou um verdadeiro chat esses comentários de vocês hehe... Quanto a Linha 12, não é nem sombra do que já foi um dia, apesar de ainda possuir determinados problemas. Mas nada que não possa ser resolvido.

    ResponderExcluir
  28. eu pego na estação de são miguel moro perto dela

    ResponderExcluir
  29. Sem a intensão de dar continuidade ao chat, mas eu gostaria de saber quais os trens que estão circulando atualmente(Hoje é 11 de agosto de 2011) na linha 8?
    Além dos 3000, 2700, os da série 7000 continuam a circular na linha diamante? Pois faz tempo que eu não os vejo.
    Outra coisa que eu quero saber é que quando os trens da série 5000 vão definitivamente parar de circular nessa linha? Você sabe de alguma coisa?

    Estou colocando esta dúvida neste posto porque eu achei o local mais oportuno.

    ResponderExcluir
  30. Olá Daniel. Atualizando para você: Linha 8-Diamante está com trens série 5000, trens série 2070 e trens série 3000. A frota 5000 deverá parar de circular até meados de 2013, tempo médio para receber todos os 36 trens da série 8000. Os trens série 7000 deixaram de circular na linha 8, e foram para a linha 9, ao contrário da frota 2070/3000.

    ResponderExcluir
  31. Olá Diego. Muito obrigado por responder ao meu comentário.
    Se os 5000 vão sair em 2013, então a era do Fepasão está quase no fim.
    Já imaginava que os 7000 tinham mesmo pasado de circular nesta linha.

    ResponderExcluir
  32. Não é bem por ai diego silva,após o caos de ontem,fui andar de trem hoje e na plataforma de osasco com destino a itapevi estacionou um 7000 e depois saiu enquanto eu estava em um 7000 indo sentido grajaú. boa noite de sábado para todos!!

    ResponderExcluir
  33. Diego, são casos à parte... Os CAF 7000 estão rodando com menor frequencia na Linha 8. Acredito que tenham virado reserva técnica. Claro, nada impede deles circularem, isso vai do CCO. Assim como os 2070 podem voltar a rodar na Linha 9.

    ResponderExcluir
  34. É verdade,os 7000 são bem raros na linha 8,digo isso por experiência própria,agora de domingo pra cá,os mais frequentes são os 3000 e em segundo lugar o 2070,os fepasões estão de fato sendo mais raros e os 7000 de vez em quando você ve um mas é dificil,ah e uma noticia que vai te animar Diego hoje na linha 10 vi um 1700 em tamanduateí,não sei se estava operando,mas acho que esatava em testes.tomara que de fato opere na linha 10!!boa noite a todos!!

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores