sexta-feira, 24 de junho de 2011

Lapa: Necessidade de uma estação nova e integrada

Estação Lapa da Linha 8-Diamante: Não existe integração com a Linha 7-Rubi

Imagem: Veja SP
Texto: Diego Silva

Um dos problemas para os usuários que utilizam os trens e desembarcam na região da Estação Lapa é a existência de duas estações com mesmo nome, em linhas distintas. Na Linha 7-Rubi, a estação Lapa dá acesso ao lado esquerdo, mais residencial e com algumas indústrias, além do pátio de estacionamento e oficinas da CPTM. Já na Linha 8-Diamante, a estação Lapa dá acesso ao terminal de ônibus e ao mercadão.
Essa questão de existir duas estações Lapa acaba confundindo, e muito, a cabeça dos usuários. E normalmente, quem pede informação acaba indo para no lugar errado, do mesmo jeito. Um ponto que vale destaque: as estações são bastante próximas, porém, não existe ligação entre ambas. Em uma análise mais calculista, as duas estações são de uso essencial para a população das duas linhas, mas nem sempre são a alternativa correta, justamente por tornar a vida do usuário mais confusa.
A medida para essa questão é apenas uma: a nova estação Lapa, integrando as duas linhas, além do terminal de ônibus. Esse projeto está em trâmite há algum tempo na CPTM, mas ainda há indefinições sobre onde exatamente seria construída a nova estação. Mas uma estação integrada para essas duas linhas seria a alternativa mais viável para os dois lados, uma vez que concentraria toda a demanda num mesmo ponto. Antigamente, durante a concepção do projeto da Linha 3-Vermelha do Metrô, existia a possibilidade dessa mesma linha chegar até a Lapa, mas por problemas da época, acabou sendo finalizada na Barra Funda (onde atualmente se integra à dois terminais rodoviários e as linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM).
Pode ser que, num futuro mais próximo, a estação Lapa integrada finalmente saia do papel, mas isso ainda é um pouco vago de se dizer. Vamos aguardar alguma definição do assunto, e se alguma linha futura de Metrô passar por ali, será mais fácil e viável de se fazer tal obra.

10 comentários:

  1. Olá Diego,eu acho que deveria desativar a estação da Agua Branca e construir a estação Lapa da linha 7 ao lado da linha 8 e fazer ligação entre elas.
    E uma pergunta:
    Ainda existe um projeto para interligar as duas estações e também terá uma estação Agua Branca para a linha 8?

    ResponderExcluir
  2. Não pode desativar a estação Água Branca pois ela tem bastante demanda e não é tão próxima da estação Lapa da Linha 8 Diamante.

    Reconstruir a estação Lapa no lugar da estação da linha 8 (pois a da 7 é tombada) reconstruir a estação Água Branca e tirar a passagem de nível dessa estação, e quem sabe da Linha 3 Vermelha chegar até a Lapa seria muito bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Patricio. A estação Água Branca da Linha 7 não poderá ser desativada, pois ali será passagem de uma linha de Metrô (provavelmente a Linha 6-Laranja), e existe a real necessidade de integração naquela estação. Pode ser que a estação Água Branca, assim como a estação Lapa, seja reconstruída e faça interligação com a Linha 8-Diamante. Sabe-se apenas que a Estação Lapa deverá ser integrada, e ABR com ligação à Linha 6.

    ResponderExcluir
  4. acho que a estação lapa da linha 8 deveria ser desativada e a da linha 7 reformada com mais vias construídas e tambem a integração das linhas 7 e 8 na estação agua branca.outra coisa que acho interessante seria da a linha 8 ir até a luz e a linha 7 faria o trajeto passando por júlio prestes e indo para luz assim iria se "ativar" um pouco mais júlio prestes pois é uma estação tão linda e grande e parece uma estação fantasma. outra coisa que acho que seria viável seria o expresso leste e a linha 10 irem até barra funda passando por júlio prestes e a linha 12 ter o terminal em júlio prestes.

    ResponderExcluir
  5. Pelo fato de ter 2 estações Lapa se alguém percebeu é porque a linha 7 Rubi era da CBTU e a linha 8 da FEPASA provavelmente a duas empresas não tinham relações ai sobrou pra CPTM seria bem interessante se tivesse apenas uma estação ao invés de 2 a da linha 7 Rubi poderia ser reformada e ampliada e ter acesso e transferencia gratuita e a da linha 8 ser desativada.

    ResponderExcluir
  6. Bom, caro Celso, os usuários mais antigos se lembram da divisão RFFSA/CBTU e Fepasa. As empresas não se davam muito bem, e por isso existem duas estações Lapa. A CPTM já está projetando uma estação Lapa integrada, e deve ser construída nos próximos anos. Mas a Lapa da Linha 8 não pode ser desativada, por conta de estar ao lado do terminal rodoviário e do Mercadão, ou seja, grande demanda. A Lapa da Linha 7 conta com trabalhadores, ou seja, mais escritórios e outros ramos = demanda. A solução é única: Nova Lapa.

    ResponderExcluir
  7. acho que deveria ter uma nova lapa no meio das duas lapas assim o acesso facil pra qualquer um dos lado da estação!

    ResponderExcluir
  8. Essa é a ideia, Gustavo. Uma nova Lapa, antes das duas atuais, integrando as duas linhas, e a possível chegada de mais uma linha de metrô por ali.

    ResponderExcluir
  9. Eu penso que é um negócio ruim desativar as duas estações, em especial a Lapa da linha 7 onde tem o acesso para a rua 12 de Outubro e um centro empresarial que gera muito mais demanda do que a estação da linha 8 que está do lado do terminal.

    Talvez desativar as duas estações e colocar uma única Lapa entre elas duas, criando acessos caminháveis mais longos para esses dois pontos de interesse seja a melhor solução, apesar que pode ser ruim, pois as duas Lapas não são tão próximas assim uma da outra não, eu só sei que atualmente a estação da linha 7 é muito mais importante do que a linha 8 e seria uma estupidez total eliminar aquele acesso que é muito mais utilizado.

    ResponderExcluir
  10. Eu penso que haveria de existir uma Lapa integrada, digamos, no meio do caminho entre as duas atuais. Com isso, teríamos uma estação acessível, moderna e integrada, para ambas as situações.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores