quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ônibus cai de viaduto e é atingido por trem da CPTM

Fonte e Imagem: Terra

Um ônibus bateu na mureta de proteção de um viaduto em São Caetano do Sul (SP), na Grande São Paulo, e caiu, de mais de 3 m de altura, sobre uma linha de trem na manhã desta quinta-feira. A composição não conseguiu frear a tempo e colidiu com o veículo. O acidente feriu ao menos 15 pessoas, uma delas gravemente. A prefeitura do município informou por nota oficial que todas as vítimas passam bem.
Dois helicópteros da Polícia Militar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e um total de 21 viaturas do Corpo de Bombeiros, com 65 homens, atenderam a ocorrência. Catorze vítimas em estado leve foram levadas ao Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin e ao Pronto-Socorro do Hospital São Caetano. A motorista do veículo, Lilian de Souza Freitas, foi para o Hospital Estadual Mário Covas, no ABC, com contusão toráxica e traumatismo craniano. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo afirmou que ela foi encaminhada à UTI para observação, e seu estado não é grave. Segundo o coronel da PM José Belantoni Filho, ela foi projetada para fora do veículo.
O acidente ocorreu por volta das 9h30 na rua Felipe Camarão, na altura do número 100, no sentido São Paulo, próximo ao centro de São Caetano, entre as estações Utinga e São Caetano do Sul da linha 10-Turquesa. A linha faz a ligação entre as estações da Luz, no centro de São Paulo, e Rio Grande da Serra, no ABC paulista.
O gerente geral de operações da CPTM, Francisco Pierrini, afirmou há pouco em entrevista à rádio Bandeirantes que o maquinista do trem atingido visualizou o veículo despencando de um viaduto sobre os trilhos do local e conseguiu frear antes da colisão. Segundo Pierrini, os trens constumam passar pelo trecho do acidente em velocidade média de 90 km/h.
Segundo a CPTM, nenhum passageiro nem o maquinista da composição acidentada ficaram feridos. Até as 10h45, os passageiros da composição permaneciam dentro dos seis vagões, aguardando o atendimento dos outros feridos. A companhia informou que a retenção dos passageiros é para não tumultuar o resgate.
De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a linha férrea foi totalmente interditada até as 10h30, quando os trens voltaram a circular com velocidade reduzida no local, para permitir o trabalho dos bombeiros. Segundo a PM, inicialmente um trem vai puxar o ônibus da via, e a remoção completa será feita por meio de um trator, que vai entrar no barranco e puxar o veículo com cabos de aço. A empresa afirmou que o ônibus seria removido até cerca de 13h.
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, que gerencia o sistema de transporte metropolitano por ônibus, afirmou que o veículo envolvido no acidente, da empresa Interbus, operava a linha 101 São Caetano do Sul (Vila Prosperidade) - São Paulo (Vila das Olarias). A empresa também afirmou que o ônibus acidentado foi inspecionado em fevereiro e estava em perfeitas condições de operação, e acrescentou que vai apurar as responsabilidades do acidente junto à empresa permissionária.
Segundo afirmou em entrevista à rádio Bandeirantes o comandante dos bombeiros em São Caetano do Sul, tenente-coronel José Belantoni, "não é possível apontar os motivos, mas notamos que a pista onde o ônibus tombou é feita de paralelepípedo, e estava bastante escorregadia", disse.

2 comentários:

  1. Quero deixar registrado aqui meus parabens ao maquinista desta composição que cumpriu com sua função e pode frear a tempo de evitar um acidente ainda mais grave.
    Minha solidariedade e votos de recuperação a todas as vitimas deste acidente.
    Creio que a utilização do guindaste ferroviário que a CPTM possui poderia agilizar a retirada do ônibus e desobstrução da via férrea mais cedo.

    ResponderExcluir
  2. Faço de suas as minhas palavras Luis. O maquinista foi ágil a tempo de não causar um acidente ainda pior. Como conversamos em outra oportunidade, se ele toma um choque e não reage a tempo, estaríamos comentando sobre um acidente de piores proporções.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores