sábado, 4 de junho de 2011

Série 2100 e o seu ar-condicionado: reclamação dos usuários

Texto e Imagens: Diego Silva

Todos os usuários da Linha 10-Turquesa possuem uma reclamação em comum do trem série 2100: o ar-condicionado. Em dias quentes, o ar está numa temperatura muito agradável, por vezes até passa da conta, e se você fica muito tempo dentro do trem, sofre um choque térmico ao sair da composição, pois recebe um vapor tremendo ao passar pelas portas. Mas em dias frios, curiosamente o ar-condicionado também funciona, e continua espalhando ar frio dentro dos carros, fazendo os usuários mais friorentos passarem momentos gelados. Mas o que de fato acontece, para o ar-condicionado funcionar durante os dias frios? A nossa postagem de hoje vem justamente explicar isso:

Interior de uma unidade UT440R espanhola (fonte: UT440.com)

Aos que não sabem, o trem série 2100 da CPTM era um trem de viagem na Espanha. Até hoje existem trens desse modelo que circulam em viagens de média distância em terras espanholas. Na imagem acima, observamos que o o salão é voltado exclusivamente para viagens, com assentos confortáveis, iluminação diferenciada, e principalmente, o ar-condicionado, que é o tema dessa nossa postagem. Ok, mas o que isso tem a ver? Esse trem foi feito para longos percursos, não para atender linhas metropolitanas. Todos os usuários deveriam viajar sentados nessas composições, para que o ar-condicionado corra livremente pelo carro, atendendo a todos os usuários. As saídas principais do ar estão nas pontas dos carros, e obviamente que esses locais são os mais gelados do trem. Tudo acontece pelo seguinte motivo: os trens dessa série contam com um sensor de temperatura, que realiza o controle climático, e simultaneamente, distribui a informação em ar para o trem. Se o sensor identificar que a temperatura externa está acima do que o ar-condicionado oferece, automaticamente o ar começa a reduzir a temperatura (que é realizada em 4 posições: 21º, 23º, 25º e ventilado). Suponhamos que a temperatura externa esteja em 23º; identificado esse valor, o trem irá converter a temperatura para 21º dentro, ou então, ventilado.

Interior de uma unidade UT440R espanhola (fonte: UT440.com)

Observe na imagem acima, a disposição dos assentos de outra unidade UT440R. Notem que não existe os pega-mãos para usuários viajarem em pé. Ou seja, com o carro lotado, o ar irá se manter concentrado em sua saída, que está nas pontas dos carros, enquanto que no meio não existirá ventilação. Por isso, caros usuários, o ar-condicionado do trem série 2100 é tão frio. Espero que essa postagem tenha tirado a dúvida de alguns de vocês. E você, tem alguma dúvida? Gostaria de saber como funciona alguma coisa específica do trem? Então participe conosco! Envie sua dúvida para contato.blogcptm@hotmail.com, e sua dúvida poderá ser esclarecida pelo Blog CPTM em Foco!

3 comentários:

  1. Por ele ser utilizado na Espanha para viagens de média distancia, eles não são muitos bons para linhas com estações muito próximas como: Linha-08 e a Linha-09, também tem vagões muito longos por isso não é muito bom em linhas com muitas curvas como: Linha-12, por ser muito pesado não se dá bem com rampas elevadas como: Linha 07 e Linha 11... Só sobra a linha 10, linha que não tem muitas curvas, estações bem distantes uma da outra e não tem rampas elevadas (mais essa linha tem bastante rampas!!!).

    Esse trem pra mim é maravilhoso, por que?... Ele corre muito, tem um ar-condicionado muito bom, tem vagões enormes, bancos muito confortáveis e muito espaço interno.

    A respeito da postagem...
    Por isso (do ar-condicionado ser localizado em cima da porta) tem vezes que gotas de água caem perto das portas?
    Bom ele é muito gelado mesmo em dias quentes e frios, o pior é que em dias frios o carro não estar cheio, o vagão parece um Freezer frost free de uma geladeira... Mais é melhor que ser torrado numa composição velha como os 1100, pois seus ventiladores não prestam!!!

    A unidade 7000 aqui na Linha-07 os maquinista regulam o ar-condicionado, pois sempre está bem agradável dentro do vagão, tanto em dias quentes e dias frios... Mas já nas linhas 11 e 12 ele fica super gelado tanto em dias quentes quanto em dias frios... Isso é muita sacanagem do maquinista!!!

    Excelente matéria Diego... Muito informativa e interessante!!!

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  2. Obrigado pelo explicação, até que é interessante mas no fim das contas o porque não importa... O CPTM deveria RESOLVER o problema! Simplesmente isso.

    Abraço.

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  3. Obrigado pelos elogios relativos à postagem Bruno. Fiz essa para explicar mais ou menos como funciona isso, para os usuários. Se for explicar muito técnico, ninguém entenderia nada hehe

    Jason, a equipe de manutenção da CPTM faz o equipamento funcionar como ele deve... Se bem que esse conjunto de ar-condicionado é espanhol (Temoinsa), então, a programação do mesmo pode ser diferente dos equipamentos mais atuais. Entendo seu ponto de vista, porém...

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