domingo, 31 de julho de 2011

Boas atitudes geram boas viagens

Por: Diego Silva

As pessoas que utilizam os trens da CPTM diariamente conhecem como ninguém como funciona o sistema. Todos os dias, quase dois milhões de pessoas passam pelos trens da companhia, espalhados pelas suas seis linhas, cada um com uma rotina e uma necessidade diferente. Uma situação une todas essas pessoas: a escolha do trem como meio de transporte. E sendo assim, alguns pequenos gestos facilitam e otimizam o sistema, a fim de dar o devido conforto e segurança para todos. O blog CPTM em Foco utiliza como slogan o título dessa postagem, e nesse pequeno texto, mostraremos o porque de boas atitudes gerarem boas viagens.

- Evite acidentes: não entre nem saia do trem ao sinal de fechamento das portas.
As portas do trem são automáticas, e variam de pressão de acordo com o trem. Algumas são mais fortes, outras são mais fracas, mas em toda situação, podem causar acidentes. Não embarque ou desembarque do trem ao ouvir o sinal das portas. Evite ficar preso nelas, e causar atrasos aos demais usuários e composições. 

- Evite desconforto aos demais usuários: ao embarcar, leve sua mochila nas mãos.
Quem utiliza os trens em horários de maior movimento, sabe o quanto é desconfortável alguém entrar no trem com uma mochila nas costas. Com o grande fluxo de pessoas, torna-se um incômodo sem igual. Por isso, evitem problemas e incômodos: levem mochilas, sacolas e volumes nas mãos.

- Entre e saia do trem pelo lado direito da porta.
Facilite o embarque. Quem utiliza o lado direito da porta, colabora para um embarque e desembarque seguro. Tumultos nas portas causam atrasos e desconforto. E, principalmente, aguarde a saída dos usuários para embarcar com segurança. Colabore para a segurança de todos.

- Os assentos com identificação são de uso preferencial. Respeite esse direito.
Os assentos preferenciais são um dos maiores problemas dos trens. Esses lugares são reservados para idosos (acima de 65 anos), gestantes, pessoas com deficiência ou com crianças de colo. Em caso de não haver pessoas com essas qualificações nos trens, seu uso é livre. Mas caso embarque alguém com essas qualificações, deixem os assentos livres. Eles são garantidos por lei.

- Não incentive comércio ambulante, nem dê esmolas.
Pedir esmolas e comércio ambulante nos trens são práticas ilegais. O trem é o nosso transporte, não uma instituição de caridade. Não ajude pedintes, pois muitos agem de má fé, e utilizam a sua ajuda para sustentar vícios. Não colabore com comércio ambulante, pois você não sabe qual a procedência das mercadorias. Você pode estar colaborando com o crime organizado, receptando cargas.

- Colabore com a segurança
O trem é de todos. Você paga para utilizar um serviço de qualidade. Não deixem estragarem o que é de todos. Qualquer atitude suspeita ou vandalismo, informe as equipes de segurança da CPTM, ou mande um SMS-Denúncia para 7150-4949. O sigilo é absoluto, e você colabora para um transporte cada vez melhor.

- Não sente no piso dos trens
Em caso de ocupação de todos os assentos, não sente no piso dos trens. Você pode causar acidentes aos demais usuários, além de ficar exposto à possíveis choques. Mantenha-se de pé, ou aguarde a próxima composição.

- Não segure as portas dos trens
Quem segura as portas do trem, atrasa a circulação de todos os trens, além de contribuir para o defeito das portas da composição. Na impossibilidade de embarcar, aguarde o próximo trem. Quem segura as portas, atrasa a vida dos demais usuários.
- Deixou alguma coisa cair nos trilhos?
Nunca desça na via. Você corre risco de morte. Em caso de quedas de objetos, chame um funcionário a serviço da estação. Preserve sua vida.

- O volume do seu aparelho pode incomodar os demais usuários
Não utilize aparelhos sonoros em volume que cause incômodo aos demais usuários. Trem não é discoteca, e ninguém precisa saber que tal música é a sua favorita. Utilize fones de ouvido.

- Quer saber mais sobre os serviços da CPTM, tirar dúvidas, enviar sugestões?
Entre em contato com o atendimento ao usuário: 0800 055 0121, ou pelo email usuario@cptm.sp.gov.br;
O blog CPTM em Foco também se disponibiliza para tirar suas dúvidas, além de informar os usuários.

Pratique boas ações, para um transporte cada vez melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores