sexta-feira, 29 de julho de 2011

Integração CPTM e Metrô

Integração entre as estações Pinheiros da CPTM e da ViaQuatro (Linha 4-Amarela)

Por: Diego Silva

Uma das maiores facilidades para quem usa transporte público sobre trilhos em São Paulo é a integração entre as diversas linhas existentes. A CPTM e o Metrô se encontram em diversos pontos da cidade, distribuindo melhor a demanda, e levando você cada vez mais longe, por um preço menor, e dentro de um tempo equilibrado. Conheça as integrações que você pode realizar dentro do sistema de transporte sobre trilhos:

 Linha 7-Rubi (Luz x Francisco Morato x Jundiaí)

- Estação Francisco Morato (Integração gratuita com o trem de Jundiaí);
- Estação Palmeiras-Barra Funda (Integração gratuita para a Linha 8-Diamante da CPTM, Linha 3-Vermelha do Metrô, acesso ao terminal rodoviário municipal, e ao terminal rodoviário interestadual);
- Estação Luz (Integração gratuita com as linhas 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM, Linha 1-Azul do Metrô, e até o final do ano, com a Linha 4-Amarela, também do Metrô).

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes x Itapevi)

- Estação Palmeiras-Barra Funda (Integração gratuita para a Linha 7-Rubi da CPTM, Linha 3-Vermelha do Metrô, acesso ao terminal rodoviário municipal, e ao terminal rodoviário interestadual);
- Estação Presidente Altino (Integração gratuita com a Linha 9-Esmeralda da CPTM);
- Estação Osasco (Integração gratuita com a Linha 9-Esmeralda da CPTM).

Linha 9-Esmeralda (Osasco x Grajaú)

- Estação Osasco (Integração gratuita com a Linha 8-Diamante da CPTM);
- Estação Presidente Altino (Integração gratuita com a Linha 8-Diamante da CPTM);
- Estação Pinheiros (Integração gratuita com a Linha 4-Amarela do Metrô).


Linha 10-Turquesa (Luz x Rio Grande da Serra)

- Estação Luz (Integração gratuita com as linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM, Linha 1-Azul do Metrô, e até o final do ano, com a Linha 4-Amarela, também do Metrô);
- Estação Brás (Integração gratuita com as linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, Linha 3-Vermelha do Metrô);
- Estação Tamanduateí (Integração gratuita com a Linha 2-Verde do Metrô);
- Estação Prefeito Celso Daniel - Santo André (acesso ao terminal rodoviário da EMTU).

Linha 11-Coral (Luz x Guaianazes x Estudantes)

- Estação Luz (Integração gratuita com as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM, Linha 1-Azul do Metrô, e até o final do ano, com a Linha 4-Amarela, também do Metrô);
- Estação Brás (Integração gratuita com as linhas 10-Turquesa e 12-Safira da CPTM, Linha 3-Vermelha do Metrô);
- Estação Tatuapé (Integração gratuita com a Linha 12-Safira da CPTM, e integração tarifada com a Linha 3-Vermelha do Metrô);
- Estação Calmon Viana (Integração gratuita com a Linha 12-Safira da CPTM).

Linha 12-Safira (Brás x Calmon Viana)

- Estação Brás (Integração gratuita com as linhas 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM, Linha 3-Vermelha do Metrô);
- Estação Tatuapé (Integração gratuita com a Linha 12-Safira da CPTM, e integração tarifada com a Linha 3-Vermelha do Metrô);
- Estação Calmon Viana (Integração Gratuita com a Linha 11-Coral da CPTM).

4 comentários:

  1. Algumas perguntas pra você Diego:

    O 1700 que está ou estava parado em Altino (não sei) que nº que é, e o que está fazendo lá?

    Hoje peguei o trem em Palmeiras Barra Funda as 19:50 e só vim desembarcar em Baltazar Fidélis as 21:00, o que está acontecendo para a movimentação dos trens estarem tão lenta?

    Andei hoje em um trem novo da linha 8 (7066 Q17) e estava muito estranho por que não tinha gravação e nem o som de fechamento da portas...

    E já sabe quando a subestação de Jaraguá estará em funcionamento?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Wagner. Respondendo suas perguntas:

    1100 ou 1700 em Presidente Altino = torno nas rodas (ou fresa, como outros chamam). Trata-se de laminar a roda, para que esta permaneça com sua superfície lisa o suficiente para deslizar sobre os trilhos, mantendo um nivel de conforto.

    No horário de pico, graças à existência de muitos trens no mesmo sentido, acaba-se reduzindo a velocidade, a fim de se manter distâncias seguras entre os trens.

    Os trens da série 7000 estão com um pequeno problema no sistema de fonia, onde os sons e ap's não estão sendo veiculados. Isso tem sido comum tanto na Linha 8 quanto na Linha 9.

    A subestação do Jaraguá, ainda não sabemos quando entrará em funcionamento.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado mais uma vez pelas informações Diego...

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores