terça-feira, 10 de julho de 2012

Linha 9 irá ganhar mais duas novas estações

Por: Diego Silva

A CPTM, no seu plano de modernização e ampliação dos serviços, anunciou na última semana a construção de mais duas estações no sistema. As novas paradas farão parte da Linha 9-Esmeralda, e irão contemplar um traçado que já existia, mas que foi extinto por conta dos problemas decorrentes da precária operação de trens da época. As estações serão denominadas como Mendes, e Varginha, que será o novo terminal.

Atualmente, os trens ligam as estações Osasco à Grajaú, com uma demanda média de 268 mil usuários por dia. Com a retomada dos serviços até Varginha, a demanda média deverá alcançar as proximidades de 300 mil usuários por dia. Ainda na Linha 9, esse trecho será contemplado com oito novos trens (da série 7500), sendo que quatro unidades entram em operação ainda esse ano, e as outras quatro em 2012. As obras das estações Mendes e Varginha também começarão no ano de 2012, e deverão estar em operação plena entre o final desse ano e começo de 2013.

A Linha 9-Esmeralda é a 'menina dos olhos' da CPTM, sendo a única a operar no padrão de metrô de superfície, atendendo intervalos médios de 5 minutos, com composições novas de última geração, estações com acessibilidade e de fácil acesso. As demais linhas estão passando por obras de modernização, com a finalidade de oferecer um serviço igual ao da Linha 9-Esmeralda.

24 comentários:

  1. legal recolocar o trem da linha 9 esmeralda até varginha!infelismente não tive o gosto de andar na extensão da linha 9 que depois foi desativada e pelo que sei tinha condições precárias, mas foi um acerto da cptm recolocar o trem até varginha por que é uma demanda significativa, pois são praticamente 32 mil usuários. por isso acho muito importante a retomada até varginha e pela priemeira vez em toda minha vida vejo a cptm usar para a melhoria o dinheiro abusívo das passagens.boa tarde para todos!!

    ResponderExcluir
  2. Mais 2 estações num padrão 100% acessibilidade para L9 Esmeralda, mais 8 composições modernas e no novos Layout dos trens da CPTM...

    Assim só fica faltando 4 estações num padrão 100% de acessibilidade: Osasco, Presidente Altino, Ceasa e Cidade Universitária.

    A linha ainda vai conter sua frota com trens mais novos do sistema fabricados em 2011 e 2012 (Série 7500 8 e Série 8000 14).

    Com certeza essa é a Linha mais querida da CPTM e do Governo!!!

    ResponderExcluir
  3. A Linha 9 é a favorita da CPTM principalmente por não dividir espaço com trens cargueiros, oferecendo assim, o serviço de metrô de superfície que a empresa deseja repassar a todas as outras linhas.

    ResponderExcluir
  4. A linha 9 esmeralda vai receber 14 trens da série 8000??

    ResponderExcluir
  5. Porque não fazem uma estação próximo a Avon onde a demanda será bem grande com a construção de novos condomínios como Terrara e o santuário do padre Marcelo.

    ResponderExcluir
  6. Wagner, correm boatos (ou seja, não é confirmado) que a Linha 9 receberia 16 trens da série 8000.

    Cipollini, a CPTM tem projetos maiores de construção de estações, porém, não tenho o acesso que gostaria, portanto... evito ficar noticiando coisas falsas. Mas sua ideia é muito boa.

    ResponderExcluir
  7. A Cptm pode fazer muito mais que isso! não sei porque essa enrolação toda, porque não refaz todo o trecho antigo, indo até o engenheiro Marsilak, ou pelo menos até o Barragem dando um conforto melhor pros "contribuintes""eleitores" e "passageiros" que no fundo são os mesmos.

    ResponderExcluir
  8. Li Nobert, de acordo com o Plano de Expansão, não é viável chegar além de Varginha. A demanda não iria justificar o investimento. Pelo menos não num primeiro instante. Quem sabe mais para frente a Linha 9 chegue até Marsilak ou Barragem...

    ResponderExcluir
  9. Não basta sonhar, temos que acreditar, a região do varginha está precisando muito dessa estação, pois é uma região mmuito carente de transporte Público. vamos esperar!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Acho legal a construção de novas estações, é disto que SP está precisando, porém esta linha é muito lotada. Na parte da manhã, quem está na estação Primavera-Interlagos já não consegue mais pegar o trem pois ele já vem com lotação máxima desde o Grajaú. Imagine então quando abrirem esta estação Varginha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente as pessoas só pessam no próprio umbigo. Ao invés de ficarem preocupadas com a melhoria do transporte o restante da população que se dane. Vale lembrar que a estação Varginha já existia, mas com a má administração pública a construção não foi até o ponto onde já existia a Estação Varginha. Acho improvável as Estações Mendes e Varginha ficarem prontas em 2013. Já estamos na metade do ano e nem sinal de qualquer obra referente ao novo Terminal Varginha e a construção das estações, somente algumas casas demarcadas pela CPTM para desapropriação.
      Não se trata de uma obra complexa, mas sim má vontade política. Querem que essas estações fiquem prontas somente em 2014 porque será??? Eleições presidenciais!!!!

      Excluir
  11. PUT'S TAVA VENDO ESSA NOTICIA E ESTRANHEI.. EU SOU MORADO DO VARGINHA E ESSAS DUAS ESTAÇÕES ERA PROMETIDA FAZ TEMPO PELO "QUERIDO" GOVERNADO alckmin... QUANDO ELE ESTAVA SE CANDIDATANDO A GOVERNADO ELE (alckmin) DISSE OUTRA COISA: O TREM DA LINHA9 ESMERALDA VAI CHEGAR ATE A ESTAÇÃO PARELHEIROS... HUM ACHO QUE 3 ANOS DEPOIS DISSO alckmin NAO FEZ O QUE ELE PROMETEU...MAIS PELO MENOS O TREM VAI CHEGAR ATE VARGINHA NÉ?...


    claro vale lembra que esse ano de 2012 é ano de eleição ...se fomos ver as promeças agora e capaz dos candidatos dizeram que o trem vai chegar ate itanhanhem...

    ResponderExcluir
  12. Eu também moro nessa região. Ao lado onde será ou seria a estação da CPTM junto ao novo Terminal Varginha, e não há nenhum indicio de obras nessa região. As casa que foram demarcadas pela CPTM para desapropriação permanecem no mesmo lugar. E como já disse antes esta não é uma obra para ficar pronta somente em 2014. Se realmente houvesse vontade politica, pensando nos interesses da população e não no favorecimento político estas estações ficariam prontas em menos de 01 ano, pois este trecho já existia.
    Infelizmente nossa população tem memória curta e nessas eleições para Prefeito este projeto será usado para angariar votos, mas o povo deve lembrar que este Governo esta a mais de 16 anos no Governo do Estado de São Paulo e nada foi feito principlamente na região do extremo sul de São Paulo.

    ResponderExcluir
  13. Concordo com o Gabriel,resido a 40 anos nessa região,e em ano de eleição sempre é a mesma coisa. As máquinas limpam a linha do trem, fazem retiradas de terra...claro somente para impressionar o povo, com o objetivo de angariar votos.Não acreditamos de forma alguma que um dia o trem vai chegar até Varginha.Então caros eleitores não se iludam com promessas vazias, que todos os anos de eleição são sempre as mesmas....e sempre os mesmos polítcos.
    José Bomfim

    ResponderExcluir
  14. Esta semana fiz a seguinte pergunta ao governo do estado via web site seção fale conoco:

    "SEI QUE EXISTEM PROJETOS DE CONSTRUÇÃO DE 2 NOVAS ESTAÇÕES DA CPTM NA LINHA 9 - ESMERALDA (MENDES E VARGINHA) INCLUSIVE, ACREDITO JÁ ESTEJAM EM PROCESSO LICITATÓRIO O QUE É FANTÁSTICO, ENTRETANTO ACHO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESTAÇÃO NA PONTE JURUBATUBA, JUNTO A AV. INTERLAGOS, POIS EXISTE UMA GRANDE DEMANDA DE PESSOAS QUE SE JUSTIFIQUE O ESTUDO E CONTRUÇÃO DE UMA ESTAÇÃO NESTE LOCAL. É UMA REGIÃO CARENTE DE MAIS INVESTIMENTOS NO ENTORNO. AS ESTAÇÕES MAIS PRÓXIMAS SÃO AUTODROMO E JURUBATUBA E AS DISTÂNCIAS ENTRE ELAS SE JUSTIFICAM. ACREDITO QUE O TRANSPORTE SOBRE TRILHOS E CICLOVIAS SÃO AS SOLUÇÕES PARA UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR EM NOSSA CIDADE."

    A PERGUNTA FOI ENCAMINHADA PARA A CPTM E VEJAM A RESPOSTA ABAIXO:
    "Prezado Cipollini, em relação à manifestação encaminhada para a seção Fale Conosco, do portal do Governo do Estado, a CPTM informa que já contratou uma empresa especializada para a análise de aspectos técnicos de demanda na região. A realização deste tipo de estudo é necessária quando se fala em construção de uma estação. Após a finalização deste será iniciado o desenvolvimento dos projetos civis. Esclarecemos, no entanto, que neste momento não é possível mencionar datas para cada etapa.
    Permanecemos à disposição.
    Atenciosamente,
    Ouvidoria da
    Companhia Paulista de Trens Metropolitanos"

    DEVERIAM TER RESPOSTAS UM POUCO MAIS CONCRETAS, mas DE QUALQUER MANEIRA É UMA "LUZ NO FIM DO TÚNEL" JÁ EXISTIREM ESTUDOS. :)

    ResponderExcluir
  15. Bem, pelo o que se sabe, a CPTM está licitando a supervisão dos projetos básicos e executivos para a conclusão dos mesmos. Em outubro conheceremos a empresa vencedora deste processo.
    Quanto ao ano para o início das obras, a CPTM informou a mim que ele está incorreto, pois a previsão de início das obras é maio de 2013.

    ResponderExcluir
  16. TIVE A OPRTUNIDADE DE ANDAR NOS TRENS DA LINHA 9 E ACHEI A QUALIDADE DE METRÔ, NADA LEMBRA A PRECARIEDADE DOS TRÊNS ANTIGOS, COM A IMPLANTAÇÃO ATÉ O VARGINHA VAI SER ÓTIMO, MELHOR AINDA SE FOSSE ATÉ PALHEREIROS...

    ResponderExcluir
  17. Melhor seria de fato se fosse até parelheiros atenderia mais e melhor nossa papulação tão sofrida ; seria otimo pois fomentaria até derepente uma estação de trem até Santos já q a distancia é de só + alguns quilometros como seria bom!e porque não turismo !

    ResponderExcluir
  18. De fato atende a nos se vier até ao terminal Varginha que já é uma realidade proxima ;bom ainda seria se fosse até parelheiros e de parelheiros outra linha até Santos a carater de ECO turismo e porque não! UM bom final de ano atodos!

    ResponderExcluir
  19. ate agora nem sinal dessas estação mendes e varginha ... proximo o terminal varginha o terreno que seria a estaão ... ´so tem um monte de entulho...nem comesaram aindaa a construção vergonha

    ResponderExcluir
  20. To vendo que essa estação só vai fica pronto no ano de eleição de governo. Porque até agora só tem mato onde falaram que iam fazer as estações ainda mais que a previsão seria final de ano e começo do ano que voce de conclusão e ja tamos quase no final do ano kkkk tem que rir.

    ResponderExcluir
  21. Estão falando que só vão começar as obras em Abril, e eles tem que colocar o desembargue obrigatorio na estação Varginha, pois quem paga em Grajaú, já sabe das dificuldades, pois o trem já vem lotado de manhã, e quase ninguem desce, pois já vem do Autodromo e Primavera com essa intenção, prejudicando quem esta no Grajau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o contrário: o trem já vem de Grajaú até Primavera impossível de se adentrar.

      Excluir
  22. Gostaria imensamente que o governo do estado, através da cptm entrasse para a história e criasse um ramal metropolitano, interligando, reativando e modernizando a antiga malha ferroviária da linha sorocabana. Atendendo os municípios de embú-guaçú, itapecerica da serra (aldeínha) com são paulo através do antigo ramal do extremo sul da capital (evangelista de souza, marsilac, parelheiros, etc.) à linha 9 da cptm.
    Creio que interligar a cptm, metrô, monotrilho e terminais urbanos de ônibus, é a melhor maneira de incentivar o cidadão ao uso do transporte público.
    Posteriormente, a cptm poderia voltar a atender todos os municípios de são paulo, como fora outrora. Tive o prazer de viajar de trem para bauru em 1986, tenho saudades desse tempo. O transporte ferroviário é o modal mais rápido e de melhor atendimento à população, para escapar do trânsito caótico existente em nossa cidade.
    Evidentemente, que sei dos entraves burocráticos e demais dificuldades de concessão, porém, o interesse público deve ser atendido em relação ao interesse particular.
    Tal atitude, estaria colocando são paulo muito próximo as interligações ferroviárias da europa, pois lá, o cidadão viaja para qualquer país de trem. Aqui no estado, estaríamos desfrutando do prazer de poder ir de trem para qualquer município, livre de congestionamento e com a possibilidade de chegar na hora marcada.
    Tal atitude, estaria colocando são paulo muito próximo as interligações ferroviárias da europa, pois lá, o cidadão viaja para qualquer país de trem. Aqui no estado, estaríamos desfrutando do prazer de poder ir de trem para qualquer município, livre de congestionamento e com a possibilidade de chegar na hora marcada.
    Já havia enviado essa ideia por e-mail para o governo de sp, secretaria de estado dos transportes metropolitano e alguns parlamentares, porém, somente um parlamentar se interessou pela ideia, governo de sp e a secretaria, nem retornaram.

    ResponderExcluir

Seguidores