terça-feira, 16 de agosto de 2011

Campanha CPTM Campinas


Fonte: Sindpaulista / CPTM Campinas / CPTM em Foco

O Blog CPTM em Foco está junto com o Sindpaulista, na campanha CPTM Campinas. Iniciada há semanas atrás, a campanha tem como objetivo a chegada do trem metropolitano na cidade de Campinas, pelo mesmo preço que é oferecido para toda a rede CPTM e Metrô. 
Hoje, os serviços prestados pela C.P.T.M – Companhia paulista de Trens Metropolitanos, atendem a população da Grande São Paulo e chegam até o município vizinho de Jundiaí/SP., distante apenas 40 km de nossa cidade.
O transporte ferroviário da C.P.T.M. é de boa qualidade, sendo realizado com segurança, conforto e rapidez, tendo preços bastante acessíveis à população de menor poder aquisitivo, sendo que uma passagem de Jundiaí, à São Paulo, tem o custo de R$ 2,90 – quase o mesmo preço, de uma passagem de ônibus/circular na cidade de Campinas, e o intervalo de um trem para outro, é de apenas 8 minutos em horários de “pico” e no máximo 20 minutos nos finais de semana.
A extensão dos serviços da CPTM até Campinas, também atenderá os municípios de Louveira, Vinhedo e Valinhos (trecho de vias férreas duplas) trazendo grandes benefícios aos moradores dessas cidades, visto ganharem mais uma boa opção de transporte:- o ferroviário.
A possibilidade desta nova opção, para Campinas e região, que conta com aproximadamente 2 milhões de habitantes, melhorará consideravelmente o transporte nesta região.
Os moradores, tanto poderão deslocar-se para a Capital, como também poderão fazê-lo, entre as demais cidades atendidas pela CPTM.
A opção do transporte dos trens da CPTM para Campinas e Região, também terá reflexos na melhoria do sistema de transporte rodoviário, com uma redução considerável de veículos, e ônibus que viajam até São Paulo, principalmente pelas rodovias Anhanguera e Bandeirantes, que encontram-se bastante saturadas, com trânsito pesado, e engarrafamentos diários.
Outra grande vantagem dos trens, é que possuem como fonte de energia, a alimentação elétrica de seus motores, (energia limpa) não produzindo poluentes ao meio ambiente.
Os embarques/desembarques de passageiros, são realizados do centro de uma cidade ao centro de outra, ainda mais, o transporte da CPTM na município de São Paulo, é interligado ao sistema do METRÔ, e traz perspectivas de mais um outro meio de deslocamento dentro da capital paulista.
Afora isso, o trânsito urbano da cidade de São Paulo, que já está muito próximo do caos, com vários congestionamentos diários, em especial, nos dias de chuva, terá uma redução expressiva na circulação de veículos (carros e ônibus) vindos do interior.
Antes da extinção da FEPASA – FERROVIA PAULISTA S/A,- ocorrida em 1.998 – Campinas, Valinhos, Vinhedo e Louveira, já eram atendidas e beneficiadas pelos chamados “trens de subúrbios da FEPASA” que corriam de Campinas à São Paulo.
Toda a infra-estrutura/obras necessárias para a expansão, dos serviços de transportes de passageiros da CPTM de Jundiaí à Campinas, terá um baixíssimo custo ao Estado se comparados com outros projetos de trens regionais, vez que, neste trecho ferroviário, (repita-se de linhas férreas duplas) já circulavam esse tipo de trem, e possuem melhores condições.
Campinas e Jundiaí; possuem grandes oficinas de manutenção de locomotivas/trens que se encontram desativadas, e que poderão ser utilizadas pela CPTM – na manutenção e consertos dos trens, abrindo a possibilidade de criação de novos empregos no setor ferroviário em nossa região.

Diego Silva realiza matéria para divulgação da campanha na Revista Ferrovia
Clique na imagem para visualizar melhor
Ciente da necessidade da chegada do trem até Campinas, o blog CPTM em Foco noticiou a proposta para seus leitores, e realizamos também uma matéria, lançada na 'Revista Ferrovia', edição 165 (em circulação na rede CPTM), sobre a proposta do Sindpaulista. Estamos todos unidos e fazendo a nossa parte para a chegada da CPTM em Campinas. Estaremos noticiando cada novo passo dessa campanha!

Há semanas atrás, noticiamos também o começo da campanha; confira no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores