sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CPTM realiza obras de modernização e altera trajeto da Linha 10-Turquesa

Fonte: CPTM
Imagem: Diego Silva

A partir deste sábado [06/08], a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] iniciará a segunda etapa das obras de modernização da via férrea, na estação da Luz, que possibilitarão diminuir o intervalo médio entre os trens na Linha 10-Turquesa [Luz-Rio Grande da Serra]. As intervenções serão realizadas no lado sul da estação, em direção ao Brás, interditando duas das quatro vias existentes entre as duas estações por um período de 60 dias.

Nesse período, a rotina de embarque e desembarque dos usuários da Linha 10-Turquesa será alterada, uma vez que os trens que servem a linha terão como ponto de partida e chegada a estação Brás. Dessa forma, para chegarem à estação da Luz, os usuários procedentes da região do ABC terão de fazer a transferência para os trens do Expresso Leste na Linha 11-Coral [Luz- Estudantes].

As obras compreendem a substituição dos aparelhos de mudança de via, conhecidos como AMV, de trilhos, dormentes e britas, além de serviço de terraplenagem, necessárias para a redução dos intervalos entre os trens, dando agilidade ao sistema.

Executar obras sem deixar de atender aos usuários constitui um grande desafio para a CPTM e exige uma série de medidas como, promover intervenções nos horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e de madrugada. No caso da Luz, diante da complexidade das intervenções exigidas, será necessária atuação continua.

Esquema Operacional

A partir do dia 6, os trens da Linha 10-Turquesa [Luz- Rio Grande da Serra] terão as chegadas à plataforma 1 e as partidas à plataforma 2 da estação Brás. Para seguir viagem rumo à estação da Luz, os usuários terão de fazer transferência para os trens do Expresso Leste, na Linha 11-Coral [Luz-Estudantes], utilizando a plataforma 3.

Para orientar os usuários sobre essas mudanças temporárias, a CPTM fará campanha informativa com panfletos, cartazes, painéis e totens nas estações das linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral. Também serão emitidos avisos sonoros nos trens e estações, e empregados serão posicionados para auxiliarem o público.

Benefícios

As obras de infraestrutura que estão sendo realizadas nas seis linhas da CPTM permitirão que os 105 novos trens que já estão sendo incorporados à frota tenham melhor desempenho, resultando na redução do intervalo e no aumento da oferta de lugares.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121, de segunda a sexta-feira, das 5h às 22h. Aos sábados, das 6 às 18h.

Um comentário:

  1. Nossa Diego, hoje vi o Q2 em operação... Pensei que não tinha visto direito, ou que eles arrumaram muito rápido, mas na verdade vi apenas um tue dele (7005-7006) acoplado a uma parte do Q1 (7003-7004)na estação de Baltazar Fidélis, (prestando serviços para a linha 7 Rubi)... E a parte do Q7 que já estava operando junto a esta do Q1??? O Q7 já foi arrumado??

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores