quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Governador anuncia trem expresso para Jundiaí

Fonte: CPTM
Imagem: Diego Silva

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 24, o projeto "Expresso Jundiaí¿, serviço de trem expresso que ligará o município de Jundiaí à capital. A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] concluirá, em setembro, o projeto funcional. Isso permitirá publicar, até novembro, o edital de licitação para contratar os projetos básico, executivo e de estudos ambientais.

O anúncio foi feito na solenidade em que o governador sancionou o projeto de Lei Complementar que cria a Aglomeração Urbana de Jundiaí [AU]. Aprovada na Assembleia Legislativa de São Paulo no último dia 17, a AU é a primeira do Estado e tem papel decisivo na elaboração de projetos e ações públicas que possam, de maneira concreta, melhorar a vida da população.

Com cerca de 45 km de extensão e tempo de percurso estimado em 25 minutos, o Expresso atenderá à necessidade de deslocamento da população entre Jundiaí, importante polo regional, e a cidade de São Paulo, com um meio de transporte rápido, econômico e não poluente.

O projeto funcional dará as diretrizes de traçado, valores estimados para o empreendimento, a localização das estações, a inserção urbana da linha e avaliação ambiental preliminar que subsidiarão a contratação dos projetos de engenharia [básicos e executivos], o estudo preliminar de modelagem e outros itens para sua implantação, que poderá ser na modalidade PPP.

O início das obras está previsto para o fim de 2013, devido à necessidade da conclusão dos estudos ambientais e dos procedimentos para licenciamento das obras. Contudo, essas definições serão conhecidas somente após a conclusão dos estudos. "O ano que vem termina todo esse trabalho, aí lançamos o edital da PPP, da obra. Vamos ter prudência, falar em três anos, então 2015", declarou o governador.

Embora ainda não seja possível definir a tarifa do serviço, o Expresso Jundiaí deverá ser competitivo não somente do ponto de vista econômico, mas principalmente por apresentar redução do tempo de viagem, segurança, confiabilidade e conforto, atraindo usuários do sistema de transporte coletivo sobre pneus e automóveis.

6 comentários:

  1. Diego, a linha 7 realmente está uma porcaria... Hoje minha mãe pegou o trem (série 1100) na estação da Lapa as 18 horas e demorou 25 minutos da estação Barra Funda a Luz (isso é um cumulo)...
    Depois de sair da Luz o trem seguiu bem, mais muito bem lentamente entre Luz e Lapa, e então o trem avaria na Lapa (imagino como deve ter ficado, já é lotada quando não avaria trem).... E então forma um trem de oito carros (série 1700) as 19 horas da noite e ela só veio chegar em Baltazar Fidélis as 20 horas da noite... Será que essa merda da CPTM não vai fazer nada?... Acho que a CPTM está achando bonito isso tudo que esta acontecendo... Isso é um absurdo e uma falta de respeito com os passageiros da L7...
    Desculpe Diego, nada contra você e seu blog, mas tinha que desabafar e saber sua opinião e se tem algum prazo para se resolver isso, por que do jeito que está não dá... Vou reclamar com a CPTM através da ouvidoria....

    ResponderExcluir
  2. Oi Wagner. Não é só a linha 7 que está uma porcaria.
    A linha 8 não fica muito longe não. Costumo andar de trem por ela aos domingos e quase todas as vezes o trem cehga a ficar parado no meio do trajeto entre as 2 estações. Mas dizem que é por causa de gente trabalhando ou esperando a movimentação do trem mais à frente. Só que tem uma coisa: em linhas de metrô, raramente a composição fica lenta ou pára no caminho por causa do trem se movimentando.
    Outra coisa que eu fico inconformado com um pouco da falta de atenção com a linha 8(Além da linha 7 como relatado por você) é que a CPTM tem colocado os trens mais antigos para circular daqueles série 5000. Nada contra eles, só que já estão zoados demais e quando você viaja por ele, dá impressão que está dentro de um lugar imundo, coisa muito diferente nos trens série 2070, 3000, 7000 e também nos trens do Metrô(Mesmo aqueles de 1978).

    ResponderExcluir
  3. Não sei o que acontece, esse plano de de melhorias da cptm, ate agora não causou os efeitos esperados, pelo contrario, teve uma queda significativa na qualidade do serviço. Bem amigos, fica dificil entender o que acontece, mas acredito que o prezado blogueiro Diego silva que é mais informado que todos nós juntos, possa quem sabe nos dar uma informação a respeito de tudo isso, e se realmente haverá as tão prometida melhorias, que ao final de 2014, nós teremos o tal "metro de superficie". Caro Diego, por favor, nos conforte com boas noticias...

    ResponderExcluir
  4. Eita! Estou vendo que não sou só eu que estou um pouco descontente com a qualidade dos serviços da CPTM.

    ResponderExcluir
  5. Olha Wagner a linha 7 está ruim mesmo, principalmente pela troca de trens 7000 que circulavam na linha 7 indo para a linha 9 e já pela linha 8, hoje mesmo andei nela e Daniel e o pior seja ou não conhecidencia tive viagens quase perfeitas(quase,por que os trens demoraram para partir de estação para estção)isso de parar de no meio de 2 estações geralmente acontecem aos finais de semana(SAB/DOM)e nos feriados, quando ando nessas épocas,isso sempre ocorre,e Arquiteto na verdade como todos aqui também estou descontente com a cptm,mas acho que é pelas obras do "metrô de superfície" que atrazam e param os trens,o Diego Silva pode explicar melhor,mas a cptm poderia fazer obras com mais rapides para a cptm ficar tão boa que ao invés de chama-la de "metrô de superfície" chamaremos o metrô de "Trem subterrâneo",claro que tudo necessita paciência a final uma das maiores virtudes do homen,é saber esperar,mas paciência tem limite.Intervalos de trem aínda são baixos na linha 8 (de estação para estação,quando não param), e os trens,na minha opinião tem boa qualidade para usuários frequentes da linha 8,estamos as mil maravilhas ,mas na linha 7...o buraco é mais embaixo,só sei que a cptm trará melhorias,pode demorar...mais vai se realizar,basta saber esperar!! boa tarde!!

    ResponderExcluir
  6. Enfim, mesmo sendo uma coisa muito irritante, acredito que essa lentidão do trem ou até mesmo dele ficar parado no caminho é por uma boa causa, ou seja, por causa de pessoas trabalhando para trazer melhoria para a linha.
    E acredito também que só deva acontecer nos finais de semana, por causa do pouco movimento(Só ando de trem no domingo).
    Uma coisa que eu não tenho que reclamar tanto, é do intervalo entre os trens que às vezes acontecer de ficar apenas 10 minutos.
    Quanto à linha 7, não posso dizer muito coisa porquê eu nunca andei por ela.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores